Curso de Medicina recebe certificado do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Curso de Medicina recebe certificado do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas

Publicado em: 25/01/2017

SÃO LUÍS - O curso de Medicina do Câmpus de São Luís da Universidade Federal do Maranhão faz parte do seleto grupo que recebeu o certificado do Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme). A certificação coloca a universidade em um patamar nacional privilegiado, dentro das 19 instituições de ensino superior do Brasil aprovadas, entre 23 avaliadas. No Maranhão, o curso de Medicina do Câmpus de São Luís é o primeiro do estado a receber o selo de acreditação do Saeme.

Na manhã de terça-feira, 24, professores do curso de Medicina entregaram simbolicamente o certificado à reitora Nair Portela, que celebrou o resultado e ressaltou que é uma conquista institucional. “Percebemos o comprometimento de todos que compõem o curso de Medicina, para que a graduação se torne um referencial em todo o Brasil, demonstrando o nosso compromisso em oferecer cursos de excelência para nossos alunos”, pontuou.

O Sistema exigiu o cumprimento de uma série de requisitos relacionados à gestão, ao programa educacional, ao corpo docente e discente e à infraestrutura das instituições de ensino superior que oferecem cursos de Medicina. A avaliação visa qualificar a formação médica no Brasil.

Como a oferta de cursos dessa área aumentou muito no Brasil, o Conselho Federal de Medicina (CFM) resolveu controlar a qualidade das graduações e, para isso, criaram a avalição. Somente cursos que já graduaram alunos podem ser avaliados, por isso os cursos dos câmpus de Pinheiro e Imperatriz não participaram dessa edição, pois estão em processo de formação de seus discentes.

Para a coordenadora do curso de Medicina do Câmpus de São Luís, Rosângela Cipriano, a acreditação valoriza o compromisso que professores, alunos e a UFMA têm em manter o curso qualificado. “Nosso curso foi avaliado ano passado, e a comissão avaliadora conheceu todas as instalações, a área de atendimento básico, hospitais, salas de aula, conversaram com os estudantes, com os pacientes, conheceram os projetos de extensão e foram bastante criteriosos. O selo reconhece a qualidade e o compromisso do nosso curso”, frisou.

O selo de acreditação tem validade de três anos, e, caso a instituição não mantenha os níveis de qualidade, o curso pode perdê-lo, por isso a comissão de avaliação fez sugestões para que o curso de Medicina da UFMA solicite que seja revalidada a certificação e pediu a continuidade na melhoria dos índices de qualidade da graduação.

O professor do curso de Medicina, Othon Bastos Filho, destacou que o selo só foi possível graças ao empenho conjunto e aos diferenciais apresentados. “A acreditação do Saeme funciona como um selo de qualidade. Hoje nossos alunos, em termos de multidisciplinaridade, contam com bons recursos em imagem 3D, nanotecnologia, robótica e tecnologias multimidiáticas, o que auxilia na aprendizagem. Todos esses elementos acabaram contribuindo para uma avaliação positiva pelo Sistema”, disse.

Saiba mais

O Sistema de Acreditação de Escolas Médicas Brasileiras foi desenvolvido pelo Conselho Federal de Medicina e pela Associação Brasileira de Educação Médica (Abem). O processo de acreditação compreende uma etapa de autoavaliação com apresentação de evidências, análise de documentação, visita de três dias à instituição, elaboração de relatório com recomendações e entrega do parecer final.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Géssica dos Anjos
Última alteração em: 25/01/2017 12:41

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

22/09/2018

00:00

Estudante de Psicologia analisa como a mídia trabalha o tema violência contra a mulher SÃO LUÍS – Há 12 anos, a Lei Maria da Penha entrava em vigor. Sancionada no dia 7 de agosto...

21/09/2018

19:30

UFMA recebe homenagem da Câmara Municipal pelos 70 anos do curso de Enfermagem SÃO LUÍS - Para celebrar os 70 anos do Curso de Enfermagem, completados este ano, a Câmara Municipal de São...

21/09/2018

18:13

Catorze programas da UFMA são contemplados no PROCAD-Amazônia 2018 SÃO LUÍS - Foi divulgado, nesta sexta-feira, 21, o resultado preliminar do Programa Nacional de Cooperação Acadêmica na Amazônia (PROCAD-Amazônia),...

21/09/2018

17:24

NTI realizará, nesse fim de semana, manutenção nos sistemas de gestão SÃO LUÍS - O Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) informa que fará manutenção e aperfeiçoamento dos Sistemas de Gestão...

21/09/2018

17:14

Projeto "UFMA na estrada" oferta cursos de alfabetização midiática no Sul do Maranhão IMPERATRIZ - O curso de Comunicação Social-Jornalismo da UFMA, câmpus de Imperatriz, inicia, no próximo dia 28, o projeto de...
Fim do conteúdo da sessão