UFMA oferece Curso de Formação Docente Contínua aos professores da educação básica
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

UFMA oferece Curso de Formação Docente Contínua aos professores da educação básica

Publicado em: 22/12/2016

SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Educação I, abrirá inscrições de 26 de dezembro de 2016 a 5 de janeiro de 2017, para o Curso de Formação Docente Contínua aos professores da educação básica. O curso será realizado no período de 11 a 23 de janeiro de 2017, no horário das 14 às 18 horas, às segundas, quartas e sextas-feiras, na Cidade Universitária Dom Delgado. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviar por e-mail para formacao.ufma.2017@hotmail.com. As vagas são limitadas.

A formação é fruto da colaboração entre discentes e docentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, no estágio em formação de formadores, tendo em vista fomentar a formação contínua de professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, preferencialmente da Rede Pública e Comunitária de São Luís-MA. Serão ofertadas duas turmas, com 40 vagas cada uma, sendo uma para professores da educação infantil e outra para professores do ensino fundamental.

Para a turma de educação infantil, serão abordados quatro subtemas: 1) Ensinando Divertidamente: produção de recursos didáticos; 2) Recreação e Musicalização: caminhos para a formação integral da criança na educação infantil; 3) Os Contos Infantis Fazem Viajar na Imaginação: múltiplas possibilidades; e o subtema 4) Brincando com os números também se aprende.

Já a turma de Ensino Fundamental terá três subtemas: 1) (In) Disciplina na Sala de Aula: estratégias para melhorar as relações entre docentes e discentes; 2) As tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem; e o subtema 3) A cultura maranhense como passaporte para a construção da identidade.

O curso, intitulado “Sala de Aula: espaço de múltiplas possibilidades”, busca compreender a sala de aula como espaço de construção de diferentes relações e múltiplas possibilidades do contexto escolar, complementando e discutindo saberes, fazeres e a melhoria da relação ensino-aprendizagem, destacando-se alguns dos desafios na contemporaneidade.

Segundo a professora do departamento de Educação I e coordenadora desse curso, Sirlene Mota, as atividades também contribuírão para a formação dos alunos de Pedagogia. “A participação e a interação de professores incentivam a formação dos estudantes de pedagogia, dando mais significado a todo o processo ocorrido durante o estágio supervisionado em formação de formadores do curso de Pedagogia da UFMA”, analisou.

O estágio curricular em formação de formadores na Universidade Federal do Maranhão, no curso de Pedagogia, traz propostas e ações que são indissociáveis entre a pesquisa, o ensino e a extensão, por considerá-los como elementos integradores e de sustentação para a formação docente e pedagógica.

A organização da proposta de formação contínua ocorre conforme as demandas identificadas na comunidade, as possibilidades dos estagiários e o contexto formativo, sendo materializada e operacionalizada em minicursos e oficinas em um total de 40 horas.

Para obter mais informações envie um e-mail para formacao.ufma.2017@hotmail.com.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Fonte: Deolindo Deolino
Última alteração em: 22/12/2016 17:25

Arquivo anexo

Mais opções
Copiar url


Fim do conteúdo da sessão