UFMA oferece Curso de Formação Docente Contínua aos professores da educação básica

Publicado em: 22/12/2016

SÃO LUÍS – A Universidade Federal do Maranhão, por meio do Departamento de Educação I, abrirá inscrições de 26 de dezembro de 2016 a 5 de janeiro de 2017, para o Curso de Formação Docente Contínua aos professores da educação básica. O curso será realizado no período de 11 a 23 de janeiro de 2017, no horário das 14 às 18 horas, às segundas, quartas e sextas-feiras, na Cidade Universitária Dom Delgado. Os interessados devem preencher a ficha de inscrição e enviar por e-mail para formacao.ufma.2017@hotmail.com. As vagas são limitadas.

A formação é fruto da colaboração entre discentes e docentes do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, no estágio em formação de formadores, tendo em vista fomentar a formação contínua de professores da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental, preferencialmente da Rede Pública e Comunitária de São Luís-MA. Serão ofertadas duas turmas, com 40 vagas cada uma, sendo uma para professores da educação infantil e outra para professores do ensino fundamental.

Para a turma de educação infantil, serão abordados quatro subtemas: 1) Ensinando Divertidamente: produção de recursos didáticos; 2) Recreação e Musicalização: caminhos para a formação integral da criança na educação infantil; 3) Os Contos Infantis Fazem Viajar na Imaginação: múltiplas possibilidades; e o subtema 4) Brincando com os números também se aprende.

Já a turma de Ensino Fundamental terá três subtemas: 1) (In) Disciplina na Sala de Aula: estratégias para melhorar as relações entre docentes e discentes; 2) As tecnologias educacionais no processo ensino-aprendizagem; e o subtema 3) A cultura maranhense como passaporte para a construção da identidade.

O curso, intitulado “Sala de Aula: espaço de múltiplas possibilidades”, busca compreender a sala de aula como espaço de construção de diferentes relações e múltiplas possibilidades do contexto escolar, complementando e discutindo saberes, fazeres e a melhoria da relação ensino-aprendizagem, destacando-se alguns dos desafios na contemporaneidade.

Segundo a professora do departamento de Educação I e coordenadora desse curso, Sirlene Mota, as atividades também contribuírão para a formação dos alunos de Pedagogia. “A participação e a interação de professores incentivam a formação dos estudantes de pedagogia, dando mais significado a todo o processo ocorrido durante o estágio supervisionado em formação de formadores do curso de Pedagogia da UFMA”, analisou.

O estágio curricular em formação de formadores na Universidade Federal do Maranhão, no curso de Pedagogia, traz propostas e ações que são indissociáveis entre a pesquisa, o ensino e a extensão, por considerá-los como elementos integradores e de sustentação para a formação docente e pedagógica.

A organização da proposta de formação contínua ocorre conforme as demandas identificadas na comunidade, as possibilidades dos estagiários e o contexto formativo, sendo materializada e operacionalizada em minicursos e oficinas em um total de 40 horas.

Para obter mais informações envie um e-mail para formacao.ufma.2017@hotmail.com.

Revisão: Jáder Cavalcante

Fonte: Deolindo Deolino