Feira das profissões é aberta com programação diversificada no Centro de Convenções da UFMA
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Feira das profissões é aberta com programação diversificada no Centro de Convenções da UFMA

Publicado em: 22/11/2016

SÃO LUÍS – Na manhã desta terça-feira (22) foram iniciadas as atividades na Feira das Profissões, evento realizado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e que disponibiliza para alunos do ensino médio e demais interessados em prestar o Enem um momento de interação com os cursos de graduação da Universidade Federal do Maranhão. A programação prossegue até amanhã, no Centro de Convenções da Cidade Universitária.

A proposta do evento é oferecer informações mais aprofundadas sobre a estrutura dos cursos, para que os estudantes possam escolher com mais certeza qual a carreira profissional pretendem seguir. “A importância de um momento como a Feira está em ajudar nesse importante momento de transição na vida de um estudante. São muitas dúvidas e pressões que eles sofrem nesta fase, além da influência de vários estereótipos que são atribuídos aos cursos. Queremos colaborar para um esclarecimento sobre esses assuntos, além de ofertar uma possibilidade de interação com alunos que já passaram por isso recentemente e hoje são membros da UFMA”, apontou a Pró-Reitora de Ensino, Isabel Ibarra.

A partir disso, além da programação cultural e das palestras que serão ministradas durante os dois dias de evento, também foram montados no local estandes de 53 cursos presenciais da UFMA, onde os participantes podem interagir com professores, coordenadores e alunos dos cursos.

A aluna do terceiro ano do ensino médio da escola C.E.M Fernando Perdigão, Nataly Gabriella, aproveitou a manhã para tirar dúvidas sobre a carreira que deseja seguir e conhecer melhor o que é estudado nos outros cursos. “Penso em cursar Pedagogia, mas ainda tenho muitas dúvidas. Essa é minha oportunidade de confirmar se é isso que realmente desejo para o futuro”, afirmou.  

A reitora Nair Portela, que esteve presente na abertura da Feira, afirmou que o evento é uma grande oportunidade para que os estudantes conheçam o trabalho que é realizado na universidade: “Este é um momento de muita alegria, onde celebramos outro evento em comemoração aos 50 anos da UFMA. Somos uma instituição que tem como compromisso trabalhar muito e trabalhar firme no desenvolvimento em educação, tecnologia e inovação”.

Partindo da proposta de mostrar o trabalho realizado na Universidade, a programação também conta com atividades que exploram o ensino de pesquisa e extensão de docentes e discentes, além de trazer atividades produzidas pelos cursos, como a exposição de um planetário e apresentações teatrais e musicais. “É importante enfatizar que não se pode reduzir o ensino ao que é passado em sala de aula. Pesquisa e extensão também estão bastante presentes na Feira, tornando acessível aos estudantes e à comunidade em geral o conhecimento que é produzido na UFMA”, explica o Secretário de Ciência e Tecnologia, Jhonatan Almada, que também esteve presente para prestigiar a abertura do evento.

A Feira também será realizada nos campi de Pinheiro (25/11), Bacabal (30/11), Chapadinha (29 e 30/11) e Imperatriz (6/12). Em visita à Cidade Universitária para presenciar a edição na capital, o diretor de Centro do Campus de Imperatriz, Daniel Duarte, afirma que até o momento são nove cursos confirmados para o evento na cidade do oeste do Maranhão.

“Já estão todos animados e engajados para a Feira das Profissões em Imperatriz. Estamos organizando a logística de transporte, para que os participantes possam visitar as nossas duas unidades existentes no município. Estamos analisando também a possibilidade de abrir para visita aos laboratórios e outras dependências utilizadas pelos alunos no aprendizado dos cursos”, complementou.


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Produção: Rosana de Oliveira
Revisão: Patrícia Santos

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Mallú Ferreira
Última alteração em: 23/11/2016 11:38

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

22/03/2019

20:38

IV MARAPET discute os desafios do ensino superior no Maranhão SÃO LUÍS – “Educação, inclusão e inovação: desafios contemporâneos para o ensino superior no Maranhão”. Esse foi o tema do...

22/03/2019

18:40

Festival Guarnicê de Cinema recebe mais de 600 filmes inscritos para a seleção SÃO LUÍS - O audiovisual está em alta no Maranhão! O número recorde de 680 filmes inscritos para a seleção...

22/03/2019

18:12

Soundpainting: técnica que movimenta estudantes de Teatro SÃO LUÍS – O Curso de Teatro da Universidade Federal do Maranhão realizou, entre os dias 19 e 22 de...

22/03/2019

14:34

UFMA informa sobre dificuldades dos calouros em retirar o cartão de meia passagem SÃO LUÍS – Devido à nova mudança no sistema de emissão das carteiras de meia passagem da prefeitura de São...

22/03/2019

14:07

Workshop sobre Doenças Crônicas e Negligenciadas será realizado neste mês SÃO LUÍS – Entre os dias 28 e 30 de março, será realizado o Workshop: Doenças Crônicas e Negligenciadas, no...
Fim do conteúdo da sessão