Professor apresenta, no Uruguai, pesquisas sobre as praças da cidade de Imperatriz
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Professor apresenta, no Uruguai, pesquisas sobre as praças da cidade de Imperatriz

Publicado em: 23/12/2015

URUGUAI - O professor do curso de Ciências Humanas da Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz, Jesus Marmanillo Pereira, desenvolveu duas pesquisas nas praças urbanas da cidade de Imperatriz, que foram apresentadas entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, na Universidad de La Republica, localizada em Montevidéu-Uruguai, durante a Reunião de Antropologia do Mercosul (RAM), que acontece a cada dois anos em países da América do Sul. Esta é a primeira vez que uma pesquisa oriunda da região tocantina é discutida em uma reunião deste porte.

Os artigos intitulados "O Eu e o Outro na Praça da Fátima" e "Cotidiano dos Grupos na Praça de Fátima" são resultado do projeto de extensão "Praças do Tempo: Cotidiano, Imagens e Memória do Centro Urbano de Imperatriz", que teve o apoio da Pró-reitoria de Extensão e que foi desenvolvida entre agosto de 2014 e setembro de 2015, com o foco nas praças de Fátima e Brasil, ambas localizadas no centro urbano da cidade imperatrizense. O primeiro artigo trata de um estudo metodológico para espaços urbanos tendo a fotografia e etnografia como ferramenta, enquanto que o segundo mostra como as relações entre diferentes grupos constituem o dia a dia do espaço.

Com a participação de três bolsistas – Natália Teixeira, do curso de Ciências Humanas, e Isabel Babaçu e Maron Septimon, do curso de Comunicação Social – o projeto consistia em discutir com os alunos do ensino médio das escolas da cidade, o papel das praças na construção social e histórica de Imperatriz. Durante esse período foram organizadas aulas com alunos dos colégios Mourão Ragel e Graça Aranha, numa parceria da Universidade com as escolas. "É importante conhecermos a cidade, porque se você conhece o seu lugar, entende a sua construção, e acaba por aprender a respeitar mais o seu patrimônio e também as condições de sociabilidade ficam melhores”, explica Marmanillo.

Ele enfatiza que, a Praça de Fátima continua sendo uma referência de centralidade para Imperatriz, desde a sua criação na década de 1950 até os dias de hoje. Tanto que, se na época de seu surgimento ocupava um lugar central, inclusive próximo do primeiro aeroporto da cidade, nos dias de hoje é um ponto de referência para as organizações coletivas dos moradores. "Uma prova disso são os eventos que acontecem por lá, como o movimento 'Vem para Rua', de 2013, que na cidade, teve o local como ponto de concentração", destaca.

Além das duas pesquisas apresentadas no evento internacional, o projeto ainda produziu outro artigo publicado na Revista Brasileira de Sociologia da Universidade Federal Paraíba, intitulado "Muitos Caminhos Levam à Praça ou a Praça leva à muitos caminhos: uma narrativa socio-histórica a partir da praça de Fátima - Imperatriz, Maranhão", em que resgata a história do lugar. "Essa foi a primeira publicação científica que conta a história da praça e sua importância para a cidade", afirma.

Com a publicação desses artigos, Marmanillo lembra sua trajetória acadêmica e paixão por pesquisar e incentivar seus alunos a fazerem o mesmo. “Minha relação com a pesquisa e com a UFMA é de longa data. Desde minha graduação e depois, com o mestrado que cursei ali, tive a pesquisa como uma ferramenta para ampliar meus conhecimentos. Nesse sentido, divulgar as pesquisas que foram feitas na instituição já vinham sendo uma prática. Como professor desta universidade, quero estimular meus alunos a divulgar e aprender com essas trocas", afirma o pesquisador que é doutor em Sociologia pela Universidade Federal da Paraíba.

Jesus Marmanillo conclui destacando a importância desta pesquisa para a Universidade. “A importância da pesquisa para a UFMA de Imperatriz é materializada no momento em que as problemáticas são colocadas em contato com pesquisadores de outras universidades e países, gerando um rico diálogo que sinaliza a existência de uma produção acadêmica local e concretização de uma das missões mais importantes da Universidade, que é a de promoção do desenvolvimento local – nos âmbitos da cultura acadêmica e produção de interpretações científicas sobre a realidade local”.

Os artigos sobre o projeto das praças de Imperatriz, bem como outros artigos e novas publicações resultantes desses estudos estão disponíveis no blog Praças do Tempo.


Saiba +

A Reunião de Antropologia do MERCOSUL (RAM) é um encontro internacional de Antropologia que ocorre, a cada dois anos, desde a década de 1990. Este encontro já aconteceu em países como Argentina, Uruguai e Brasil. Lá, sempre são debatidas e elencadas temáticas relacionadas ao campo da Antropologia e aos problemas teóricos, metodológicos e sociais presentes nas pesquisas voltadas para a América Latina.

====

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp(98) 98408-8434.

Siga a UFMA no Twitter e curta nossa página no Facebook

 


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Patrícia Santos

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Sansão Hortegal
Última alteração em: 23/12/2015 17:05

Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

24/06/2019

18:24

Periódico abre inscrições para submissão de artigos sobre literatura e estudos linguísticos SÃO LUÍS – Está aberto, até o dia 20 de setembro, o prazo para a submissão de artigos de tema...

24/06/2019

18:16

Confira os minicursos da IX Jornada Internacional de Políticas Públicas SÃO LUÍS – A IX Jornada Internacional de Políticas Públicas (Joinpp), marcada para ocorrer entre os dias 20 e 23 de...

24/06/2019

18:00

TV ASCOM: Premiação Regional da OBMEP 2019 é realizada na UFMA São Luís: Alunos medalhistas e escolas participantes receberam suas premiações da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas no...

24/06/2019

17:45

Estudantes são premiados na UFMA em cerimônia da 14ª Olimpíada Brasileira de Matemática SÃO LUÍS – Ocorreu, na tarde desta sexta-feira, 24, no Auditório Central da UFMA, a solenidade de premiação da 14ª...

24/06/2019

17:34

Saiba como estudar na Espanha. Participe da palestra que ocorrerá amanhã, 25! SÃO LUÍS - O Núcleo de Relações Internacionais (NRI), em parceria com a Embaixada da Espanha, realiza, amanhã, 25, às 14 horas,...
Fim do conteúdo da sessão