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Aula inaugural marca o início da especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social

O primeiro módulo da especialização terá início no dia 24 de agosto, com carga horária de 60 horas e servirá para familiarizar o aluno com o ambiente virtual

Publicado em: 18/08/2015

SÃO LUÍS - Aconteceu na manhã da última sexta-feira (14), no auditório central do Centro Pedagógico Paulo Freire, a aula inaugural do curso de especialização em Educação, Pobreza e Desigualdade Social. O curso visa provocar debates, reflexões e proposição de ações, sobretudo no que se refere aos processos de educação envolvendo sujeitos que vivenciam a experiência da pobreza ou da extrema pobreza.

A mesa de abertura foi composta pela secretária adjunta de ensino, Ilma de Fátima de Jesus, representando a Secretaria Estadual de Educação (Seduc); Geraldo Castro Sobrinho, secretário municipal de Educação (Semed); Silvia Duailibe, representando o Comitê Gestor de Formação Interinstitucional (Comfor); Paulo Buzar, consultor da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime/MA); o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Fernando Carvalho Silva e a coordenadora da especialização, Marli Alcântara Ferreira Morais. Na oportunidade, todas as autoridades discursaram sobre a importância em debater junto a sociedade as questões que envolvem as desigualdades sociais e educacionais, na perspectiva de encontrar soluções viáveis para o problema, sobretudo no Maranhão, onde os índices educacionais precisam melhorar.

A especialização é uma formação continuada no âmbito do Programa Nacional de Educação, Pobreza e Desigualdade Social, numa estrutura descentralizada. O curso se desenvolverá na modalidade a distância, e destina-se aos profissionais da educação básica e outros profissionais da área assistencial, da saúde e da comunicação. Esses profissionais serão capacitados para intervir na realidade de crianças, adolescentes e jovens que são assistidos por alguma política pública, buscando uma reflexão crítica acerca das vivências desses sujeitos de forma a transformar o olhar e as ações educativas desenvolvidas nos contextos escolares e não-escolares.

 A coordenadora Marli Alcântara destacou que a intenção do curso é radicalizar o olhar da educação no estado. “Nosso objetivo é voltar nosso olhar para a escola e transformar a especialização em um projeto de vida para cada um dos cursistas, aliando o ensino, a pesquisa e a extensão”, revelou a coordenadora.  A assistente social Graça Sousa, do Instituto Federal do Maranhão (IFMA), no campus Zé Doca, é uma das cursistas e disse que a especialização é a sua primeira experiência com um curso a distância. “É a primeira vez que faço um curso a distância e vi a especialização como uma oportunidade em retomar com os estudos que deixei um pouco de lado, além de contribuir para mudar a realidade educacional do município onde atuo”, revelou a assistente social.

Como ato final, foi realizada a palestra intitulada “Tempo e o lugar da riqueza afetiva em escolas públicas do Maranhão”, pelo professor Jadir Lessa, do curso de Psicologia, da UFMA. O professor ressaltou a importância dos profissionais que trabalham nas instituições de ensino em buscar um equilíbrio entre a racionalidade e a afetividade, como um modo facilitador da relação do professor com o aluno.

Saiba +

A especialização em Educação Pobreza e Desigualdade Social, na modalidade a distância, foi criado pelo Ministério da Educação (MEC) e conta com 5.450 vagas divididas entre 15 universidades federais, das cinco regiões do país. A formação tem 360 horas, 90% são a distância e 10% presenciais, com duração de 18 meses. No Maranhão, o curso será ministrado pela UFMA e conta com mais de 400 alunos, de 150 municípios. O curso é organizado em cinco módulos, que contemplam atividades de reflexão e prática, estudo e pesquisa, reflexão e ação.

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Produção: Luis Félix Rocha
Revisão: Charles Mendes

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Géssica dos Anjos
Última alteração em: 18/08/2015 20:31

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