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Consulta Prévia para escolha do novo reitor e vice-reitor será nesta quarta, 27

Publicado em: 25/05/2015

SÃO LUÍS - Nesta quarta-feira, 27, aproximadamente 26 mil votantes vão às urnas participar da consulta prévia para escolha do novo reitor e vice-reitor que estarão à frente da UFMA no quadriênio 2015-2019. Para esclarecer a comunidade acadêmica sobre esse processo de votação, a Assessoria de Comunicação da UFMA conversou com a Presidente da Comissão Coordenadora da Consulta Prévia à Comunidade Universitária, Elisa Lago.

Antes da entrevista a presidente frisou que os candidatos são independentes e que não compõem nenhuma chapa, ou seja, a comunidade acadêmica deverá votar em dois nomes, um para reitor e o outro para vice-reitor.

Ascom – Presidente, quem está apto a participar?

Elisa Lago – Estão aptos a participar os técnicos administrativos, docentes – inclusive os afastados, professores visitantes e substitutos, discentes de graduação, de pós-graduação (mestrado e doutorado), do Programa de Avaliação da Rede Pública de Educação Básica (Proeb), do Programa de Apoio à Formação Superior em Licenciatura em Educação do Campo (Procampo) e do Colégio Universitário, maiores de 16 anos. A lista dos votantes aptos a participarem da consulta prévia está disponível no site da UFMA.

Ascom – Qual a porcentagem de votos entre docentes, técnicos e discentes?

Eisa Lago – Os professores possuem 70% dos votos enquanto que discentes e técnicos administrativos possuem 15% cada.

Ascom – Quais serão os horários, locais de votação e documentos necessários tanto aqui em São Luís quanto nos campi do continente?

Elisa Lago – No dia 27 de maio, quarta-feira, das 08 às 21h30, sem intervalo para almoço, estarão funcionando para votação todos os centros (CCH, CCSo, CCET, CCBS, HUUFMA – Unidades Presidente Dutra e Materno Infantil, Ceb Velho, Colégio Universitário, Núcleo de Esportes, Odontologia, Farmácia, Faculdade Medicina – antigo Ila, onde votam os servidores do Cristo Rei, Saúde Pública e DAC, Paulo Freire – curso de Enfermagem, Ciências Biológicas e Bacharelado Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia, Prefeitura de Campus, além dos Campus de Bacabal, Balsas, Chapadinha, Codó, Grajaú, Imperatriz, Pinheiro e São Bernardo).

Hoje será publicado o edital identificando as seções. São 46 seções, incluindo o Castelão, uma seção especial, para aqueles que possuem cargos de confiança e para aqueles cujos nomes não constam na lista de votantes e precisam de uma autorização da Comissão Coordenadora da Consulta Prévia à Comunidade Universitária. Nos campi do continente serão três urnas de votação por campus, cujas cédulas serão diferenciadas por categoria com  tarja de cor: verde - docente; azul - técnico-administrativa e laranja - discentes.

Para votar, a comunidade precisa apresentar um documento com foto que pode ser, inclusive, o crachá de servidor e a carteira de estudante da UFMA.

Ascom – Então nesta eleição as urnas serão convencionais? Ou seja, serão nas cédulas?

Elisa Lago – Sim. A votação será em cédula, porque não houve tempo para que a comissão recebesse a listagem fechada com os dados dos votantes.

Ascom – No caso do Proeb e Procampo, as urnas irão para cada município onde existe o programa?

Elisa Lago – Sim. As urnas estarão presentes em 18 municípios, incluindo São Luís.

Ascom – Os técnicos e docentes que viajarão para compor mesa de votação, como poderão participar do processo?

Elisa Lago – Nesses casos, eles votarão em trânsito, ou seja, no local o qual foram designados para trabalhar.

Ascom – A votação é obrigatória?

Elisa Lago – Não. O voto é livre.

Ascom – Quando será a apuração dos votos e a divulgação do resultado?

Elisa Lago – Assim que concluir o horário de votação, às 21h30, será iniciado o processo de apuração dos votos.

Ascom – Durante o período de votação, o que pode ou não pode ser feito por parte dos candidatos ou do seu eleitorado?

Elisa Lago – Os candidatos e seu eleitorado só não podem conturbar o ambiente. Materiais de campanha como camisas, boton, adesivos, todos esses assessórios podem ser utilizados, já carros de som não serão permitidos.

Ascom – Cada candidato articula uma equipe de fiscais para trabalhar ao longo da consulta prévia. Qual a função desses fiscais?

Elisa Lago – A função deles é fiscalizar as mesas. Só pode um fiscal por mesa receptora. Eles poderão ser trocados por turnos (matutino, vespertino ou noturno). O fiscal de um centro não poderá transitar em outro centro ou em outra unidade. A recomendação dada a esses fiscais é que utilizem camisas na cor da campanha ou até mesmo com a foto do candidato, a decisão de que forma os seus fiscais estarão uniformizados cabe a cada candidato. Os fiscais deverão utilizar um crachá que será distribuído pela comissão.

Ascom ­– Após a consulta prévia e o resultado do processo, quais serão os procedimentos seguintes?

Elisa Lago – O resultado é informado para o reitor, e até o dia 5 o processo com todo o material da consulta será encaminhado ao presidente do conselho para que seja designada a data da reunião do Colegiado Especial Eleitoral, onde será elaborada lista tríplice para escolha do novo Reitor, que será encaminhada ao Ministro, com vistas aos procedimentos de nomeação e posse. Todo esse procedimento tem um prazo de 60 dias antes do término do mandato do atual reitor.

Serão apresentados no Colegiado Eleitoral Especial os nomes dos candidatos mais votados e lá eles decidirão de que forma a lista tríplice vai ser composta, que pode ser com o nome dos candidatos escolhidos, assim como o nome de outros membros do conselho que não foram candidatos. Esta é uma deliberação a ser feita no conselho.

Ascom – Quem compõe esse conselho?

Elisa Lago – O conselho é composto por todos os pró-reitores, chefes de departamento, coordenadores de curso e representantes das entidades de classe (Apruma, Sintema e DCE).

Ascom – Qual sua recomendação ao longo desse processo?

Elisa Lago – Nossa recomendação é que haja uma maior urbanidade entre os candidatos, entre seus militantes para que evite conturbações desnecessárias durante a consulta prévia, para que tudo transcorra com a maior lisura e segurança possível.

À Comissão Coordenadora cabe preservar a ordem, a paz e a boa execução do processo, e deste entendimento não se afasta, nem dele se afasta esta presidência. Cumpre acolher a prudência; jamais ceder à tentação de beligerância.


**Editais divulgados pela Comissão**

Edital CCPCP Nº 1/2015 - Convocação dos membros da Comissão Eleitoral

Edital Comissão Eleitoral Nª 2/2015 - Calendário da Consulta Prévia, Inscrição para Candidatura e Resolução

Edital Comissão Eleitoral Nª 3/2015 - Divulgação dos nomes dos candidatos a Reitor e Vice-Reitor, cujos Registros foram homologados, com vistas à participação da Consulta Prévia

Edital CCPCP Nº 4/2015 - Locais disponíveis para propaganda aos candidatos ao cargo de Reitor e Vice-Reitor

Edital CCPCP Nº 5/2015 - Listagem preliminar dos aptos a votar na Consulta Prévia 2015, para indicação de nomes de candidatos a Reitor e Vice-Reitor ao Colégio Eleitoral Especial

Edital Comissão Eleitoral Nª 6/2015 - Esclarecer à Comunidade Universitária, acerca da propaganda dos candidatos à Consulta Prévia junto à Comunidade Universitária aos cargos de Reitor e de Vice-Reitor

Edital Comissão Eleitoral Nº 7/2015 - Relação nominal dos componentes das Comissões Setoriais encarregadas de auxiliar a Comissão Coordenadora no âmbito de sua atuação

Nota de Esclarecimento sobre as competências desempenhadas pela Comissão Coordenadora da Consulta Prévia à Comunidade Universitária

Edital Comissão Eleitoral Nº 8/2015 - Divulgação das seções eleitorais e dos respectivos locais de votação


**Conheça os candidatos aos cargos de Reitor e Vice-Reitor por ordem a inscrição**


Candidatos à reitoria

NAIR PORTELA Silva Coutinho, inscrita no dia 17 de abril, possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Maranhão (1973), mestrado em Pedagogia Profissional pela Universidade Estadual do Ceará/ISPTEH/Cuba (2000), doutorado pela Universidade de Brasília UnB (2011).Atualmente é Professora Associada, do Departamento de Enfermagem da Universidade Federal do Maranhão e Diretora do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde da UFMA. Tem experiência na área de Enfermagem, gestão em serviços de saúde, pedagogia profissional, bioética, saúde da família, atuando principalmente nos seguintes temas: humanização, saúde pública, ética profissional e bioética, saúde do adulto e do idoso, pedagogia e didática. Veja o currículo lattes completo
 

Antonio José Silva OLIVEIRA, inscrito no dia 23 de abril, é natural de Bacabal - MA é graduado em Física pela UFMA, Mestre em Física da Matéria Condensada pela Universidade Federal do Ceará e Doutor em Ciência na área de Física Atômica e molecular pela Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Atualmente é PROFESSOR ASSOCIADO IV da Universidade Federal do Maranhão exercendo suas funções de pesquisador no Departamento de Física e nos programas de Pós-Graduação em Educação. Foi membro do Conselho Superior da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência e do Conselho da Associação Brasileira de Centros e Museus de Ciências. Membro fundador da Academia Maranhense de Ciências e Membro correspondente da Academia Paraense de Ciências. Publicou vários artigos periódicos especializados nacionais e internacionais e possui mais de uma centena trabalhos publicados em anais de eventos. Possui capítulos de livros e livros publicados. Possui produção técnica na forma de patente e industrializada. Orienta dissertação de mestrado, trabalhos de iniciação científica, trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Física, Educação e Antropologia. Recebeu 1 prêmio científico e foi condecorado com a medalha Simão Estácio da Silveira pela Assembleia Legislativa de São Luís pelos relevantes serviços prestados a UFMA. Participa de vários projetos de pesquisa, como coordenador e como membro. Participa intensamente de Congressos Nacionais e Internacionais como conferencista. Atua na área de Física, com ênfase em Estrutura Eletrônica de Átomos e Moléculas; Teoria e também na área de Difusão e Popularização da Ciência. Em suas atividades profissionais interagiu com vários colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Foi tutor do PET do curso de Física da UFMA. Como gestão exerceu a função de Chefe de Departamento de Física por duas ocasiões, foi Diretor de Pós-Graduação e no momento exerce a função de Vice-Reitor da UFMA.

Veja o currículo lattes completo

 

ANTONIO GONÇALVES Filho, inscrito no dia 23 de abril, possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão (1994), especialista em Urologia pelo Hospital Geral de Ipanema (1998), mestrado em Cirurgia Experimental pela Universidade Federal do Paraná (2004) e doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Membro fundador da primeira Residência Médica em Urologia do Maranhão no Hospital Universitário Presidente Dutra (HUUFMA), da qual foi seu primeiro coordenador. Especialista em Ativação de Processo de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde pela Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Coordenou o programa PROSAÙDE de mudança curricular do curso de Medicina da UFMA, do qual é membro do Núcleo Estruturante. Atualmente é Professor Adjunto I da Universidade Federal do Maranhão. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação, saúde, cirurgia, cicatrização, inflamação. Veja o currículo lattes completo


 

Sofiane LABIDI, inscrito no dia 24 de abril, é Doutor em Inteligência Artificial pelo Instituto Francês de Pesquisa em Informática e Automação (INRIA), Mestre em Gestão e Modelagem de Conhecimento, e Graduado em Ciência da Computação pela Universidade de Nice Sophia Antipolis na França. Ele é Professor da Universidade Federal do Maranhão -UFMA onde Coordena o Laboratório de Sistemas Inteligentes -LSI e orienta vários projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D). Prof. Labidi formou mais de 70 mestres e doutores -um recorde no Maranhão. Ele foi presidente do Simpósio Brasileiro de Inteligência Artificial SBIA - 2004 e de vários eventos científicos. Suas áreas de Pesquisa envolvem: a Engenharia e Gestão do Conhecimento, Tecnologias Educacionais, Telessaúde, I-Business, e Mapeamento e Gerenciamento de Processos de Negócio. Dr. Labidi ocupou vários cargos como Coordenador do Núcleo de Educação a Distância do Polo da Saúde do Maranhão, Pró-Reitor de Pesquisa da Universidade Virtual do Maranhão, e Diretor-Presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão (FAPEMA) por 4 anos. Atualmente, é Presidente da Academia Maranhense de Ciências, Vice-presidente da Aliança Francesa e membro do Instituto Histórico e Geográfico d Maranhão -IHGMA. Em 2006, Dr. Labidi recebeu o título de Cidadão Maranhense pela Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, e o Mérito Timbira, maior comenda do Governo do Estado pelas relevantes contribuições à Ciência do Maranhão. Em agosto de 2012, ele recebeu o título de cidadão ludovicense.

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Candidatos à vice-reitoria

FERNANDO CARVALHO Silva, inscrito no dia 17 de abril, é graduado em Química Industrial, mestre em Química Orgânica pela Universidade Federal de São Carlos e Doutor em Química pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é docente do Departamento de Química, subunidade do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia desde 1994 e no período de 2007-2015 exerce o cargo de Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação na UFMA. Faz parte do quadro de docentes dos seguintes Programas de Pós-Graduação: Mestrado em Química, Mestrado Profissional em Energia e Ambiente e Doutorado em Biotecnologia, Biodiversidade da Região Amazônica BIONORTE e coordena o Núcleo de combustíveis, Catálise e Ambiental NCCA, constituído por docentes pesquisadores, discentes de iniciação científica, de mestrados e doutorados desenvolvendo pesquisas em diversas subáreas da química. Com a sua formação em Síntese Orgânica vem atuando principalmente nos seguintes temas: microemulsões combustíveis, biodiesel, derivados de petróleo, sensores, desenvolvimento de métodos de análises, cromatografia, catálise e monitoramento ambiental. Veja o currículo lattes completo


MARISE MARÇALINA de Castro Silva Rosa, inscrita no dia 23 de abril, possui doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista UNESP (2010). Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Maranhão-UFMA (1999). Especialista em Alfabetização, pela UFMA. (1992). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal do Maranhão (1981). Professora Adjunta na Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora do projeto de extensão Escola-Laboratório, da Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora do Programa Inovação Pedagógica. Professora integrante do Núcleo de Estudos em Currículo, Didática e Estudos Formativos. Pesquisadora do Projeto Mapeamento curricular dos cursos de licenciaturas das universidades públicas do Maranhão. Possui estudos e projetos articulados á extensão universitária, ensino e pesquisa. Estudiosa de Alfabetização, estágio supervisionado e Didática e Educação e Direitos humanos, coordenando um curso de aperfeiçoamento pela Rede Diversidade. (SECAD). Veja o currículo lattes completo

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Revisão: Patrícia Santos

Lugar: Cidade Universitária do Bacanga
Texto: Sansão Hortegal
Última alteração em: 26/05/2015 13:26

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