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VII CONAHPA será realizado, em junho, em São Luís

Publicado em: 18/05/2015

SÃO LUÍS – Entre os dias 17 e 20 de junho, a Universidade Federal do Maranhão sediará o 7º Congresso Nacional de Ambientes Hipermídia para a Aprendizagem (CONAHPA), sob a organização do Núcleo de Tecnologia de Informação - (NTI) e Laboratório interdisciplinar de tecnologias para a Educação (LITE). O evento, que será realizado no Centro Pedagógico Paulo Freire, a partir das 8h30, tem o objetivo de fomentar a produção científica e discutir os meios de armazenagem do conhecimento voltados para aprendizagem.

O CONAHPA ocorre a cada dois anos e, nesta edição, tem como tema a “Hipermídia e interdisciplinaridade na geração de conhecimento”, e contará com a presença da professora da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Alice Theresinha Cybis Pereira, doutora em Arquitetura pela University of Sheffield, na Inglaterra. Ela ministrará a palestra de abertura “Pesquisa em sistemas hipermídia e o processo de ensino aprendizagem”.

Além de palestras, o evento conta com mesas-redondas, minicursos e apresentação de artigos científicos, envolvidos nos cinco eixos temáticos: Jogos, simulação e gamificação para o ensino e aprendizagem; mapas cognitivos e SSM; ambientes virtuais de aprendizagem; acessibilidades digitais e tecnologias assistivas e design e hipermídia e interfaces.

Os interessados em participar deverão se inscrever pelo site conahpa.sites.ufsc.br e confira valores da inscrição:

1) JOGOS, SIMULAÇÃO E GAMIFICAÇÃO PARA ENSINO APRENDIZAGEM

Simuladores para apoiar o ensino/aprendizagem; Realidade virtual e aumentada na Educação; Ambientes virtuais para o ensino/aprendizagem; Análise, projeto, desenvolvimento e avaliação de jogos educativos; Análise da aprendizagem a partir de jogos; Gamificação; Robótica pedagógica; Contribuições teóricas e metodológicas sobre design de games.

2) MAPAS COGNITIVOS E SSM

Pesquisas e aplicações nas áreas de Métodos de Estruturação de Problemas (Problem Structuring Methods – PSM); e de Métodos Multicritérios de Apoio a Decisão (AMD), os quais conferem aderência a ambientes hipermidiáticos devido ao exercício das disciplinas da engenharia; Gestão ou mídia de conhecimento/aprendizagem que suas técnicas habilitam; Soft Systems Methodology (SSM); Mapas cognitivos SODA (Strategic Options Development and Analysis); Strategic Choice Approach (SCA); System Dynamics, Multicritérios (uso combinado de técnicas).

3) AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Ferramentas informatizadas de autoria; Ambientes virtuais como ferramenta de apoio e mediação da aprendizagem; Ambientes hipermediáticos e os princípios de cooperação e colaboração no processo de ensino aprendizagem; Métodos e abordagens de ensino aprendizagem; Design instrucional; Agentes inteligentes; Objetos de Aprendizagem; Hipermídia adaptativa; Aspectos e questões referentes ao papel dos ambientes hipermediáticos como ambientes de ensino; Estudos, análise e validação de ambientes hipermediáticos; Validação de modelos e métodos.

4) ACESSIBILIDADES DIGITAIS E TECNOLOGIAS ASSISTIVAS

Acessibilidade e usabilidade em ambientes hipermediáticos; Aplicação de técnica de avaliação de interface no design de sistemas hipermídias; Taxonomias; Ontologias; Análises de ambiente. Modelos e métodos; Arquitetura e design da informação; Agentes inteligentes; Ergonomia informacional; Ergonomia de interfaces; Signos; Símbolos gráficos; Alfabetização visual; Mídias; Implicações técnico-científico; culturais e sociais na interação homem-computador.

5) DESIGN DE HIPERMÍDIA E INTERFACES

Processo de desenvolvimento de ambientes hipermidiáticos; Mídias digitais; Interatividade; Design de sistemas de informação e comunicação; Interface humano-computador; Sistemas simbólicos e interativos. Projeto centrado no usuário. Experiência do usuário e interfaces digitais.

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Revisão: Charles Mendes

Lugar: Cidade Universitaria do Bacanga
Texto: Leticia Mourão, com informações do CONAHPA
Última alteração em: 11/06/2015 15:18

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