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Pacto analisa o conceito de sujeito de direito no ensino médio

Publicado em: 30/10/2014

PINHEIRO - O tema O Jovem como Sujeito do Ensino Médio foi o recorte feito pela professora e especialista em educação, Elcimar Silva Amorim, que é uma das responsáveis pelo I Encontro de Formação Continuada para Orientadores de Estudo que está acontecendo, na cidade de Pinheiro, até o dia 31 de outubro. O encontro está acontecendo, ao mesmo tempo, em 19 regiões do Maranhão como parte do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio.

O conceito de jovem como sujeito de direito é a substituição da ideia de um indivíduo isolado, sem nenhuma intervenção no contexto social para a ideia de um sujeito que deve funcionar como um ator político capaz de produzir conhecimentos, a partir de suas próprias vocações endógenas, de suas experiências e da constituição de suas identidades. Esse é um dos desafios propostos pelo Pacto para a discussão das novas diretrizes curriculares que devem pautar os futuros currículos e projetos políticos pedagógicos.

No enquadramento feito pelos professores de Cururupu, de Santa Helena, de Guimarães, de Turilândia, de Bequimão, de Turiaçu, de Mirinzal, de Central do Maranhão, de Bacuri, de Porto Rico, de Apicum-Açu, de Cedral, de Peri-Mirim, de Pedro do Rosário, de Serrano do Maranhão, de Presidente Sarney e de Penalva, alguns aspectos foram destacados para registrar as representações que as escolas possuem dos seus jovens. Características estéticas, comportamentais, políticas, ideológicas, culturais e mesmo éticas foram lembrados por esses professores para esteriotipar um único perfil que é o do aluno padrão.

Nesta perspectiva, a discussão sobre a flexibilização dos currículos deve levar em consideração os conceitos, ideias, padrões, comportamentos e posicionamentos culturais extracurriculares dos jovens, e que devem servir de referência para o reconhecimento da identidade destes grupos nos seus locais de pertencimento. A questão central na discussão entre os professores foi a tentativa de encontrar o equilíbrio entre os limites e usos, por exemplo, das novas tecnologias em sala de aula, isto é, encontrar parâmetros de tolerância entre a participação individual e a participação coletiva.

Uma questão ficou clara para que a melhoria da qualidade do processo ensino-aprendizagem obtenha sucesso: tornar o jovem protagonista de sua própria história, a partir de suas potencialidades, de suas contradições, mas, principalmente, de suas potencialidades. Para a professora Elcimar Amorim, “é importante relacionar os conteúdos desenvolvidos na escola com o mundo do trabalho, mundo da ciência e mundo da cultura, para que o aluno possa ser estimulado a prosseguir o seu projeto de vida, sabendo que opções ele possui para o futuro.” O aluno deve partir do seu mundo cotidiano, produzir conhecimentos e voltar para intervir na sua localidade e estimular as mudanças que devem resultar no bem-estar de todos.

Outro aspecto lembrado é pensar os jovens a partir dos seus territórios de pertencimento por meio da reflexão sobre os locais que frequenta, sobre os espaços de lazer, de poder, de sociabilidade, dos estilos de vida, dos valores cultivados, dos interesses individuais e coletivos, e também dos conflitos e divergências que caracterizam as suas experiências. No final desse processo, a ideia é a de que a formação teórica deve ter por base a cidadania (valores, conteúdos cívicos, regras institucionais, regras de convivência) para estimular o convívio na esfera pública.


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Revisão: Charles Mendes

Lugar: Pinheiro-MA
Texto: Ascom
Última alteração em: 30/10/2014 15:59

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