Você está na versão antiga do portal da UFMA. O conteúdo mais atual está no novo portal.

Obs: algumas funcionalidades, ainda não migradas, podem ser encontradas nesta versão.

Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Influência da dança na educação

Publicado em: 30/09/2008

Analisar as influências das diversas abordagens da Educação Física brasileira, presentes nas produções cientificas da área que fazem referências à dança. Este foi o objetivo do estudo realizado pela professora de Educação Física da UFMA, Raffaelle Andressa.

Segundo Raffaelle, o estudo surgiu de constantes inquietações em relação ao desenvolvimento da dança nas aulas de Educação Física escolar. "Vários aspectos são levantados para a exclusão desse conteúdo, como por exemplo: a falta de estrutura física; falta de preparação dos professores e aceitação dos alunos, especialmente os do sexo masculino. Com isso a dança tem sido negligenciada na escola, caracterizada como um saber supérfluo", comenta.

Em um trabalho anterior, denominado "Movimentando o cotidiano", Raffaelle ressalta sobre a importância da dança na educação."A dança pode ser um elemento de educação social à medida que trabalha com a expressão corporal por meio da arte, transformando a experiência desse corpo em movimento através de emoções, sentimentos e ações humanas", afirma.

Para Raffaelle, a maioria das abordagens faz referências ao conteúdo dança, como por exemplo, a sociológica e a emancipatória, mas não apontam princípios metodológicos, isto é, não ensinam como a dança deve ser trabalhada na escola.

De acordo com o estudo, os objetivos da concepção sociológica estão centrados diretamente no corpo, dentro da esfera da cultura corporal de movimento e reconhece a dança como conteúdo da educação física, mas não sistematiza uma proposta metodológica para seu ensino. Enquanto que na emancipatória a dança é apresentada como conteúdo do ensino, com sentido pedagógico para a sua prática na escola, mas não traz uma sistematização de distribuição de conteúdos para as diversas etapas escolares.

A pesquisa ressaltou, também, a concepção crítico-superadora, que defende a cultura corporal como forma de atividade da qual a dança faz parte, pois entende a expressão corporal como linguagem e como conhecimento universal criado pelo homem, além de apresentar, notoriamente, uma proposta sistematizada para o ensino da dança, ao apontar estratégias metodológicas nos diferentes ciclos de escolarização.

O estudo foi feito através de um levantamento bibliográfico, no período entre novembro de 2006 e agosto de 2007, além da experiência da pesquisadora, que é especialista em esporte escolar e professora de dança da rede particular de ensino.
Mais opções
Copiar url

Outras Notícias

19/04/2021

00:00

Pré-matrícula para os aprovados no Sisu no 1º semestre de 2021 começam dia 19, exclusivamente de forma on-line A Universidade Federal do Maranhão convoca os aprovados no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para a pré-matrícula no primeiro semestre...

05/04/2021

00:00

Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional apresenta novas ações Na manhã desta segunda-feira, 5, a Comissão Executiva do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), coordenada pela Pró-reitoria de Planejamento, Gestão...

04/01/2021

20:00

Segunda do Português: "Tão pouco" e "Pornografia" 1. Pornografia No exemplo abaixo, destacamos uma infração muito comum cometida com a palavra “pornografia”. Observe:                 D. Francisca, seu filho foi...

04/01/2021

08:25

A UFMA QUE A GENTE FAZ SÃO LUÍS - Acompanhe os detalhes das principais atividades e ações realizadas pela instituição durante a última semana de 2020,...

31/12/2020

13:58

Portal da UFMA estará de cara nova logo no primeiro dia do ano de 2021 SÃO LUÍS - Com a chegada de um novo ano, novos planos, novos objetivos, novas ideias e novos planejamentos vão...
Fim do conteúdo da sessão