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UFMA alcança 265 pontos em novo índice classificatório de ensino do MEC

Publicado em: 15/09/2008

A Universidade Federal do Maranhão lidera a posição de melhor Instituição de Ensino Superior do Maranhão, com 265 pontos, no Índice Geral de Cursos (IGC) – novo índice classificatório das instituições de ensino superior. Os dados foram divulgados no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nesta segunda, dia 08 de setembro.

Este ranking é o primeiro considerado oficial pelo MEC. Foram avaliadas 173 universidades, 131 centros universitários e 1.144 faculdades isoladas e integradas. O índice avalia tanto infra-estrutura como corpo docente, através do cálculo da média dos Conceitos Preliminares dos Cursos da instituição e do conceito da pós-graduação fixado pela Capes. O resultado final está em valores contínuos (que vão de 0 a 500) e em faixas (de 1 a 5).

Apesar de obter a melhor pontuação entre as instituições de ensino superior do estado, o pró-reitor de Ensino, Aldir Araújo, considera que a Universidade precisa trabalhar muito para conseguir saltar da faixa 3 para a faixa 5. “Este índice não pode ser tomado como uma condenação, nem tão pouco, como um elogio. Ele deve ser visto como um desafio para a Universidade”, avaliou. O pró-reitor acredita que é fundamental o investimento no corpo docente. Segundo ele, isto será possível através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), que incentiva a reestruturação pedagógica, a formação continuada dos docentes e a criação do sistema de orientação acadêmica, além do aumento na oferta de bolsas de iniciação científica e monitoria.

Do total de 1.837 instituições cadastradas no MEC em 2008, 78,8% têm IGC. As que ainda não tiveram o seu indicador calculado são instituições novas, que não possuem concluintes em seus cursos e não têm a nota do Enade, por exemplo. No País, instituições públicas são as que reúnem maior percentual de IGC 4 e 5: 35,5%. Entre as instituições privadas, essa proporção é de 4,9%.

Utilização do novo indicador O IGC será utilizado, junto a outros elementos e instrumentos, para orientar a avaliação das comissões de especialistas do INEP em visita às instituições de ensino superior. O objetivo é que o indicador subsidie o avaliador com informações consistentes, contribuindo para nortear as decisões e objetivar as análises que compõem os relatórios de avaliação.

Fonte: Informações do INEP
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