NOVA OCORRÊNCIA DE PASSIFLORA É REGISTRADA PARA O ESTADO DO MARANHÃO E NORDESTE DO BRASIL. Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Início do conteúdo da sessão

NOVA OCORRÊNCIA DE PASSIFLORA É REGISTRADA PARA O ESTADO DO MARANHÃO E NORDESTE DO BRASIL.

Publicado em: 12/01/2017

Passiflora pedata

CODÓ - O  prof. Eduardo Oliveira Silva (UFMA/Codó), juntamente com os professores Elidio Guarçoni (UFMA/Bacabal) e Alessandro Wagner (UFMA/São Luís) publicaram recentemente um novo registro de Passiflora para o estado do Maranhão e para a Região Nordeste. A espécie Passiflora pedata, que é um maracujá silvestre,  foi encontrada no município de Buriticupu, oeste do estado, durante uma das expedições que visava o levantamento da flora maranhense. Embora essa espécie ocorra em outros países das Américas Central e Sul e em alguns estados da região Norte brasileira, esta é pouco representada nos herbários, principalmente nas coleções amazônicas.

Segundo o Prof. Eduardo "com o achado amplia-se para 20 o número de espécies do gênero Passiflora (família Passifloraceae) conhecidas no estado.  A nova ocorrência de Passiflora pedata no Maranhão e Região Nordeste reforça a necessidade de uma maior atenção com o remancente de Floresta Amazônica no estado, que precisa ter sua flora conhecida e preservada".

O trabalho publicado pode ser encontrado na Revista Check List (http://www.biotaxa.org/cl/article/view/12.5.1958), que é um periódico dedicado à publicação de dados sobre a biodiversidade e distribuição geográfica das espécies. 


Lugar: Campus Codó
Texto: ALEX DE SOUSA LIMA
Última alteração em: 12/01/2017 16:43

Fim do conteúdo da sessão