Início do conteúdo da seção

Breve Histórico

    O processo de expansão Universidade Federal do Maranhão para o interior do estado alcançou o município de Codó em maio de 1972, tendo como marco a instalação do Centro Rural Universitário de Treinamento e Ação Comunitária – CRUTAC, e um Projeto Norteador. As principais atividades e ações realizadas nas três décadas iniciais se deram, sobretudo através das linhas de estágio rural, assessoramento à administração pública municipal, apoio às entidades comunitárias, implantação do Centro de Aplicação Tecnológica – CAT. Este tinha o propósito de estimular a produção e transformação de alimentos destinada ao setor da indústria caseira com melhoria da renda familiar. O Curso de Pedagogia foi instalado no ano de 1988, oferecendo inicialmente 35 vagas. Entretanto, o curso passou por dificuldades e acabou sendo fechado.

   Em 35 anos de interiorização, considerando o interstício de 1972 a 2006, a UFMA não tinha de fato alcançado metas significativas com respeito ao tripé ensino, pesquisa e extensão. A partir de 2007, com a conclusão da obra de construção do Prédio I, no mês de outubro, o Campus de Codó abre uma nova perspectiva de retomada da interiorização, reforçando o seu compromisso social. Foram adquiridos equipamentos que deram base para a instalação do laboratório de informática e investiu-se na compra de títulos para o acervo da biblioteca. O campus iniciou suas atividades com a implantação do Curso de Graduação em Licenciatura em Informática e através da oferta de vagas para o Curso à Distância de Especialização em Gestão Escolar.

   Com o Programa de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais – REUNI, foram implantadas duas novas graduações com início no segundo semestre letivo de 2010: Licenciatura em Ciências Naturais e Licenciatura em Ciências Humanas. Com esses cursos a UFMA, do Campus de Codó, passou a dinamizar ainda mais a extensão e a pesquisa, agregando comunidades, escolas públicas e discentes dos cursos da instituição. Os discentes contam com oportunidades fundamentais de inserção na vida acadêmica através das bolsas de auxílio às ações de extensão, bolsas dos três Programas de Iniciação à Docência - PIBID, bolsas de pesquisa e bolsas permanência.

   Através da Assessoria de Interiorização – ASEI foi implantado o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica (PROFEBPAR), iniciando em 2009 com os seguintes cursos: Pedagogia, Matemática (1ª Licenciatura) e Educação Física, Letras Espanhol (2ª Licenciatura). Em 2013, ofertou-se o curso de Ciências Sociais para 2ª Licenciaturas. Atualmente, há três cursos com turmas abertas: Letras Inglês, Letras Espanhol e Pedagogia (1ª Licenciatura).

   No ano de 2015, o curso de Pedagogia foi reaberto, entretanto, com uma formatação do Projeto Político Pedagógico voltado para as necessidades da microrregião de Codó. O campus continua crescendo com responsabilidade e qualidade, vivendo o seu  lema: a vida é combate!

 

 

Endereço: Av. Dr. José Anselmo, n.2008, São Benedito, Codó-MA. CEP: 65400-000.

Fim do conteúdo da seção