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Pesquisas Desenvolvidas

2014 - 2016: Delimitação da área de risco de inundação no perímetro urbano do município de Codó (MA) e as implicações na dinâmica sócio-econômico-ambiental.

Descrição: A presente pesquisa prima pela identificação das áreas de risco de inundação no perímetro urbano de Codó-MA e análise dos aspectos socioeconômicos e ambientais. Tem como objetivos a identificação dos limites das áreas de risco de inundação no perímetro urbano de Codó-MA segundo informações de campo referentes ao episódio de 2009 e imagens de satélite; caracterização do ambiente físico natural da área de risco de inundação no perímetro urbano de Codó-MA; destaque aos aspectos sociais e econômicos da área de risco de inundação do perímetro urbano de Codó-MA; mapeamento das áreas de risco de inundação do perímetro urbano de Codó-MA; proposição de planejamento e o ordenamento urbano da área de risco de inundação do município de Codó-MA; colaboração com o ensino de desastres naturais na Escola Municipal Estevam Ângelo de Sousa a partir da realidade da cidade de Codó; auxílio aos órgãos públicos, o setor privado e a comunidade com o banco de dados sobre as áreas de risco de inundação do perímetro urbano de Codó-MA. Este projeto faz parte dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos nos Grupos de Pesquisas GPECN, na linha de pesquisa Educação Ambiental e PEnCIH, na linha de pesquisa Análise Geográfica.

Coordenação: Prof. Alex de Sousa Lima
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico-FAPEMA

2014 – 2016: Secularização  como problema histórico e teórico: a contribuição de Hans Blumenberg e caminhos de pesquisa.
Descrição: O tema de nosso projeto é o da secularização, que diz respeito à perda hegemonia da religião como fator simbólico-estruturante do mundo no ocidente moderno. O objetivo é discutir a secularização enquanto categoria teórica e destacaremos a obra de Hans Blumenberg, que traz uma teoria original sobre a secularização e uma metaforologia. Com Blumenberg, temos a consideração sobre o desenvolvimento da ciência e da técnica fora da perspectiva de um desenvolvimento linear escapando da noção de necessidade histórica e de qualquer teoria da superação da religião e do mito pelo pensamento científico e metódico. Tal abordagem não linear, por um lado, revela as especificidades da modernidade, que envolvem a autonomização (relativa) do sujeito e a expansão da técnica e do pensamento metódico, como também a reflexão sobre autonomia da arte e da linguagem; por outro lado, evita o círculo vicioso da noção de retorno do recalcado (da religião e do mito) que é devedora ainda da ideologia do progresso. Partindo da obra de Blumenberg e dialogando com outros autores, procuramos abrir caminhos para a pesquisa de temas que podem ser articulados a partir do problema da secularização, tais como: (i) uma abordagem crítica sobre a questão do relativismo, incluindo o legado da obra de Nietzsche com seus jogos envolvendo verdade, historicidade e linguagem assim como o legado da obra de Michel Foucault; (ii) um estudo sobre o problema específico da técnica, desenvolvendo a noção de autonomização do mundo objetivado da técnica, de Simmel, que por sua vez possibilita a perspectivação das teorizações conservadoras a respeito da secularização (tais como a de Carl Schmitt) ou as que tenham como foco a homologia entre ideia de progresso e escatologia cristã (como é o caso de Karl Löwith); (iii) a consideração de tais fatores como horizonte histórico para a abordagem das mitologias políticas próprias do século XX.
Coordenador: Prof. Dr. Victor de Oliveira Coelho Pinto/ Bolsista: Davi Benvindo de Oliveira
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico-FAPEMA
 
2013 – 2015 – PIBIC/UFMA: Investigações sobre Processos Pedagógicos em Ensino de Química e suas Implicações para a Construção da Prática Docente.
Descrição: Projeto de pesquisa PIBIC aprovado 2013/2014 na linha de formação de professores de ciências e práticas pedagógicas do ensino de química. Tem por objetivo, descrever diagnosticamente o perfil dos processos de ensino adotado por professores em exercício do Ensino Fundamental na cidade de Codó, bem como efetuar estudos de investigação, na perspectiva da ação-reflexão-ação, com a intenção de identificação e caracterização da construção epistemológica das metodologias de ensino de ciências dentro do âmbito científico-pedagógicas e identificar e caracterizar questões-problemas relacionados a prática pedagógica em ciências da natureza que possivelmente contribuam para o insucesso de aprendizagem nesta área. Este projeto faz parte dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências – GPECN.
Coordenador: Profa. Dra. Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques.
 
2013 – 2015 – PIBIC – Jr: Investigações Científicas em Ciências Ambientais no Ensino Fundamental Voltadas para o Exercício da Cidadania.
Descrição: O presente projeto de pesquisa tem por objetivo levar aluno do 3º ciclo do Ensino Fundamental atuar na temática da Educação Ambiental sob os aspectos procedimentais de metodologias científicas-investigativas na intenção de despertar a vocação científica e incentivar talentos entre estudantes do Ensino Fundamental de instituição da rede pública municipal da cidade de Codó.  Este projeto faz parte dos trabalhos de pesquisa desenvolvidos no Grupo de Pesquisa em Ensino de Ciências – GPECN.
Coordenador: Profa. Clara Virgínia Vieira Carvalho Oliveira Marques.
 
2013 – 2015: Distribuição de Aedes aegypti (Linnaeus) e Aedes albopictus (Skuse) (Díptera: Culicidae) em área de transmissão de Leishmaniose em Codó, MA.
Descrição: A cidade de Codó, no levantamento atual do Ministério da Saúde, apresentou-se entre os municípios maranhenses que considerados com nível de infestação por A. aegypti acima do permitido, estimado em 1,6, considerado pelo Programa Nacional de Controle da Dengue como insatisfatório (MS 2013). Levando-se em conta esses fatores, a continua ocorrência dos casos de dengue e a recente introdução de A. albopictus nessa região do Maranhão, torna-se necessário à realização de estudos bioecológicos para conhecer as condições adaptativas que favorecem a dispersão desses vetores, e avaliar o resultado da coexistência das duas espécies na região. Nesse trabalho serão realizadas coletas de formas imaturas e alados de A. aegypti e A. albopictus em diferentes áreas do município com objetivo de se obter os índices larvários de cada espécie para avaliar o impacto da introdução do A. albopictus sobre a população de A. aegypti, além de verificar a frequência da população alada desses vetores na região.
Coordenador: Profa. Joelma Soares da Silva.
 

2015 – 2017: PROJETO LETRAR: Letras e Números.

O PROJETO LETRAR: Letras e Números foi criado com o intuito de fortalecer e auxiliar o aprendizado das crianças do 5º ano da rede publica municipal de ensino no município de Codó, Maranhão. Trata-se de uma proposta que partiu dos Professores Doutores Cristiane Dias Martins da Costa e José Carlos Aragão Silva, da Universidade Federal do Maranhão – Campus Codó, que contou com o apoio e parceria da Prefeitura Municipal de Codó, através da Secretaria Municipal de Educação, Rosina Benvindo. Dentre os objetivos do projeto, um dos principais é desenvolver atividades de Língua portuguesa e Matemática com os alunos do quinto do ano das escolas públicas do bairro Codó Novo para obterem resultado positivo na Prova Brasil e, consequentemente, melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) da cidade.

Para mais informações acesse: Projeto Letrar

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