Início do conteúdo da seção

Ações desenvolvidas

2011 – 2013: Formação de Leitores na Comunidade Quilombola de Monte Cristo
Descrição: O projeto propõe formar leitores a partir de práticas de letramento literário e artístico pelos discentes do curso de Ciências Naturais e Humanas do Campus VII – Codó. O escopo do projeto são alunos da comunidade remanescente de quilombos que estudam na Escola Família Agrícola Irmã Rita Lore Wickhein.
Coordenador: Profa. Dra. Cristiane Dias Martins da Costa
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Auxílio financeiro.
 
2012 – 2013: Promoção e prevenção em saúde: campanhas de educação em dengue desenvolvida em cinco escolas do município de Codó, Maranhão.
Descrição: Este trabalho tem como proposta incentivar a participação comunitária, reforçar a educação em saúde, visando informar à população sobre a doença, o vetor e as medidas preventivas. Levando em consideração a importância da escola com missão primordial desenvolver processos de ensino-aprendizagem, desempenhando papel fundamental na formação e atuação das pessoas em todas as arenas da vida social, interferindo diretamente na produção social da saúde. Propõe-se treinar alunos de escolas de cinco escolas publicas da cidade de Codó para servirem como multiplicadores e auxiliarem na prevenção da dengue e, por extensão, na comunidade. Por meio de uma vigilância entomológica no ambiente da escola, e também na comunidade verificar o grau de adoção das medidas preventivas adotadas pelos alunos.
Coordenador: Profa. Ma. Joelma Soares da Silva.
 
2011 – 2012: Desenvolvendo Educação Ambiental no ensino fundamental do município de Codó: uma proposta interdisciplinar a partir do tema água.
Descrição: Ações que privilegiem o desenvolvimento da educação ambiental em escolas da rede pública de ensino fundamental da cidade de Codó, a partir de saberes sistematizados dialeticamente entre a academia e o ambiente escolar, vem colaborar de forma significativa para a formação tanto de um profissional participativo nos interesses da sociedade, que se percebe integrante, dependente e agente, quanto de cidadãos conscientes, multiplicadores de ações transformadoras relevantes para o desenvolvimento da região em que o município de Codó se insere. Diante deste cenário, o tema água se coloca como eixo mobilizador de ações relacionadas ao fomento da educação ambiental no município de Codó. Dita a importância do Rio Itapecuru para a localidade, a referida proposta busca estabelecer parcerias com escolas de ensino fundamental da rede pública do município, promovendo a troca de conhecimentos e criando atividades que possam ser incorporadas ao cotidiano escolar, que possam articular e mobilizar saberes que venham criar vínculos entre a universidade, a escola e a sociedade, criando valores sociais, habilidades, atitudes e competências para a conservação do meio ambiente, da vida e de sua sustentabilidade. A problemática da água é uma questão mundial. Disponibilidade de água para consumo é vital para a sobrevivência humana e depende, também, de hábitos de consumo de cada pessoa. A temática se insere e deve ser discutida em âmbito local, como parte de um processo educativo mais amplo, com enfoque democrático e participativo, pois trabalhar educação ambiental é discutir cidadania e sensibilizar o convívio com a natureza. Este projeto foi premiado na comunicação oral no Fórum de Graduação da UFMA.
Coordenador: Prof. Dr. Paulo Roberto Brasil de Oliveira Marques
Fim do conteúdo da seção