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LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA

O laboratório de informática do Centro de Ciências Codó – CCCo possui 25 computadores com internet cabeada, rede wi-fi, quadro branco e projetor. A equipe é formada por três técnicos e três bolsistas.

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO:

De segunda a sexta: 8:00 as 22:00

EMPRÉSTIMO DE EQUIPAMENTOS

Este local também disponibiliza alguns equipamentos para as aulas docentes e projetos realizados pelos técnicos administrativos do campus, como:

  • Projetores (4 Unidades);
  • Notebooks (4 Unidades);
  • Quadro branco (1 unidade);
  • Lousa retrátil (2 Unidades);
  • Microfone (3 Unidades);;
  • Caixa de som (2 unidades comuns e 2 unidades com pedestal);
  • Mesa de som (1 unidade);

Para requerer os equipamentos para uso dentro campus, basta se dirigir ao laboratório de informática e retirar o item com o técnico de TI, para atividades externas é necessário agendamento prévio e preencher o Termo de Responsabilidade (link).

SOFTWARES ESPECÍFICOS

A UFMA assina e tem licença de alguns softwares específicos:

  • Ecossistema Google workspace plus;
  • Microsof A1 Education;
  • Complete Anatomy;
  • Adobe cloud (ilustrator, reader, write, in design);
  • mathlab;
  • Simulink (simulação completa);
  • Autocad;
  • Corel Draw.

LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA - ACESSIBILIDADE

O laboratório de informática possui cinco computadores com o software leitor de tela NVDA.

AQUISIÇÃO DE NOVOS EQUIPAMENTOS E MANUTENÇÃO

O STI/Codó garante a continuidade dos serviços e equipamentos de redes e processamento de dados do Centro de Ciências Codó – CCCo através automatizações e manutenções preventivas e preditivas no parque computacional do Centro. A continuidade e a qualidade dos serviços oferecidos pelo STI/Codó aumenta a produtividade e a satisfação dos técnicos, docentes e discentes que precisam de uma infraestrutura tecnológica adequada para garantir suas atividades educacionais.

Além disso, nos períodos de férias discentes é realizada a verificação completa dos equipamentos compartilhados (computadores, notebooks, datashows, etc). Prevenindo tempos de inatividade causados por interrupções, a exemplo de bugs do sistema e incidentes de segurança.

O planejamento de aquisições do STI/Codó é realizado anualmente, junto ao planejamento de compras de material do CCCo, nos prazos estabelecidos pelo plano de compras do governo – PGD. Após a aquisição, o material é encaminhado ao CCCo no ano seguinte ao planejamento.

CATALOGO DE SERVIÇOS

A descrição dos serviços oferecidos pelo STI/Codó, o publico alvo, a forma de atendimento, o prazo para prestação dos serviços e os requisitos para solicitação dos serviços estão disponíveis abaixo:

Serviços de Multimídia: Solicitação de equipamentos de multimídia, como Datashow.
Descrição: Suporte a equipamentos de multimídia.
Público Alvo: Qualquer servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo).
Forma de Atendimento: Eletrônica e presencial.
Forma de Acesso: Presencialmente no STI/Codó ou por meio de solicitação no portal de atendimento que se encontra no seguinte endereço https://atendimento-sti.ufma.br.
Etapas para Processamento: Presencial: Solicitação do servidor no STI/Codó > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário.Eletrônica: Solicitação do servidor no portal de atendimento > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário.
Prazo para Prestação: 0 a 12 horas.
Forma de Comunicação: Presencial: O técnico informará ao solicitante a conclusão do serviço.Eletrônica: O acompanhamento poderá ser realizado pelo próprio usuário por meio do portal de atendimento.
Requisitos: Ser servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo). 


Serviços de Redes: Serviços de rede, como acesso à Internet, cabos e conexões.
Descrição: Serviços relacionados à infraestrutura de rede da UFMA que visam atender as demandas de manutenção e expansão da rede de computadores da Instituição.
Público Alvo: Qualquer servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo) e discentes.
Forma de Atendimento: Eletrônica e presencial.
Forma de Acesso: Presencialmente no STI/Codó ou por meio de solicitação no portal de atendimento que se encontra no seguinte endereço https://atendimento-sti.ufma.br.
Etapas para Processamento: Presencial: Solicitação do servidor no STI/Codó > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário.Eletrônica: Solicitação do servidor no portal de atendimento > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário.
Prazo para Prestação: 0 a 8 horas.
Forma de Comunicação: Presencial: O técnico informará ao solicitante a conclusão do serviço.Eletrônica: O acompanhamento poderá ser realizado pelo próprio usuário por meio do portal de atendimento.
Requisitos: Ser servidor (docente ou técnico-administrativo) ou discente da UFMA.


Serviço de Correio eletrônico institucional: Serviços relacionados a conta de correio eletrônico institucional
Descrição: Serviços relacionados a conta de correio eletrônico institucional de e-mail.
Público Alvo: Qualquer servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo) e discentes.
Forma de Atendimento: Eletrônica e presencial.
Forma de Acesso: Presencialmente no STI/Codó ou por meio de solicitação no portal de atendimento que se encontra no seguinte endereço https://atendimento-sti.ufma.br.
Etapas para Processamento: Presencial: Solicitação do servidor no STI/Codó > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário.Eletrônica: Solicitação do servidor no portal de atendimento > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário.
Prazo para Prestação: 0 a 12 horas.
Forma de Comunicação: Presencial: O técnico informará ao solicitante a conclusão do serviço.Eletrônica: O acompanhamento poderá ser realizado pelo próprio usuário por meio do portal de atendimento.
Requisitos: Ser servidor (docente ou técnico-administrativo) ou discente da UFMA.


Serviços de Sistemas de Informação: Serviços relacionados aos portais e sistemas institucionais
Descrição: Serviços relacionados aos portais e sistemas institucionais como atualizações, publicação de noticias ou suporte no uso aos portais e sistemas institucionais.
Público Alvo: Qualquer servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo) e discente que esteja envolvido na gestão de conteúdo de um portal institucional.
Forma de Atendimento: Eletrônica e presencial.
Forma de Acesso: Presencialmente no STI/Codó ou por meio de solicitação no portal de atendimento que se encontra no seguinte endereço https://atendimento-sti.ufma.br.
Etapas para Processamento: Presencial: Solicitação do servidor no STI/Codó > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário.Eletrônica: Solicitação do servidor no portal de atendimento > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário.
Prazo para Prestação: 0 a 12 horas.
Forma de Comunicação: Presencial: O técnico informará ao solicitante a conclusão do serviço.Eletrônica: O acompanhamento poderá ser realizado pelo próprio usuário por meio do portal de atendimento.
Requisitos: Ser servidor (docente ou técnico-administrativo) ou discente que esteja envolvido na gestão de conteúdo de um portal institucional da UFMA.

 

Serviço de Suporte Técnico: Manutenção de computadores, instalação de programas,etc.
Descrição: Serviços relacionados a manutenção corretiva referente a equipamentos de informática pertencentes ao patrimônio da UFMA, assim como equipamentos de informática pertencentes a projetos vinculados à UFMA, tais como: microcomputadores (hardware e software) e impressoras.
Público Alvo: Qualquer servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo).
Forma de Atendimento: Eletrônica e presencial.
Forma de Acesso: Presencialmente no STI/Codó ou por meio de solicitação no portal de atendimento que se encontra no seguinte endereço https://atendimento-sti.ufma.br.
Etapas para Processamento: Presencial: Solicitação do servidor no STI/Codó > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário.Eletrônica: Solicitação do servidor no portal de atendimento > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário.
Prazo para Prestação: 0 a 12 horas.
Forma de Comunicação: Presencial: O técnico informará ao solicitante a conclusão do serviço.Eletrônica: O acompanhamento poderá ser realizado pelo próprio usuário por meio do portal de atendimento.
Requisitos: Ser servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo). 

 

Serviço de Web conferência: Serviço de apoio para realização de conferências Web
Descrição: Solicitação de acompanhamento ou apoio técnico para Web conferências.
Público Alvo: Qualquer servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo).
Forma de Atendimento: Eletrônica e presencial.
Forma de Acesso: Presencialmente no STI/Codó ou por meio de solicitação no portal de atendimento que se encontra no seguinte endereço https://atendimento-sti.ufma.br.
Etapas para Processamento: Presencial: Solicitação do servidor no STI/Codó > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário.Eletrônica: Solicitação do servidor no portal de atendimento > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário.
Prazo para Prestação: 0 a 12 horas.
Forma de Comunicação: Presencial: O técnico informará ao solicitante a conclusão do serviço.Eletrônica: O acompanhamento poderá ser realizado pelo próprio usuário por meio do portal de atendimento.
Requisitos: Ser servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo).

 

Serviço de Telefonia: Atualização de ramais telefônicos
Descrição: Serviços relacionados a criação da infraestrutura necessária para conexão de aparelhos telefônicos, alteração da localização da infraestrutura de conexão existente no mesmo ambiente ou para outro ambiente e à verificação e reparo de ramais ou linhas convencionais (linhas de operadoras externas) em caso de problemas como ruídos, telefone mudo, e outros.
Público Alvo: Qualquer servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo).
Forma de Atendimento: Eletrônica e presencial.
Forma de Acesso: Presencialmente no STI/Codó ou por meio de solicitação no portal de atendimento que se encontra no seguinte endereço https://atendimento-sti.ufma.br.
Etapas para Processamento: Presencial: Solicitação do servidor no STI/Codó > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário.Eletrônica: Solicitação do servidor no portal de atendimento > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário.
Prazo para Prestação: 0 a 12 horas.
Forma de Comunicação: Presencial: O técnico informará ao solicitante a conclusão do serviço.Eletrônica: O acompanhamento poderá ser realizado pelo próprio usuário por meio do portal de atendimento.
Requisitos: Ser servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo).

 

Serviços de colaboração: Serviços de suporte a ferramentas colaborativas como Google workspace e Office 365.
Descrição: Ferramentas colaborativas como Google workspace e Office 365.
Público Alvo: Qualquer servidor da UFMA (docente ou técnico-administrativo) e discentes.
Forma de Atendimento: Eletrônica e presencial.
Forma de Acesso: Presencialmente no STI/Codó ou por meio de solicitação no portal de atendimento que se encontra no seguinte endereço https://atendimento-sti.ufma.br.
Etapas para Processamento: Presencial: Solicitação do servidor no STI/Codó > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário.Eletrônica: Solicitação do servidor no portal de atendimento > Atribuição do técnico responsável pelo atendimento > Atendimento da solicitação do usuário.
Prazo para Prestação: 0 a 12 horas.
Forma de Comunicação: Presencial: O técnico informará ao solicitante a conclusão do serviço.Eletrônica: O acompanhamento poderá ser realizado pelo próprio usuário por meio do portal de atendimento.
Requisitos: Ser servidor (docente ou técnico-administrativo) ou discente da UFMA.

 

EQUIPE RESPONSÁVEL

FRANCISCO DE SOUSA SILVA - Técnico de Tecnologia da Informação.

MACIEL DE CASTRO SILVA - Técnico de Tecnologia da Informação.

GERONIMO BARROS MOUZINHO - Técnico em Microinformática Pleno.


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