Início do conteúdo da seção

Horário e Normas de Funcionamento

O horário de funcionamento da Biblioteca UFMA – Campus Codó é das 8h às 20h de segunda à sextaCom exceção da sala de estudo, que poderá ser aberta de 8h às 22h, mediante solicitação à direção do Campus.

Para cadastro na Biblioteca, é necessário apresentar a carteira de identidade e estar devidamente cadastrado no sistema SIGAA – UFMA.

Estão autorizados a fazer uso da Biblioteca UFMA – Campus Codó, os alunos servidores da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. Usuários de outras instituições não poderão realizar empréstimos.

Cada usuário poderá dispor de até 4 (quatro) livros por empréstimo. O prazo máximo para devolução dos livros é de 14 (quatorze) dias, podendo ser renovado, (exceto para livros em reserva).

Obras de referencias (dicionários, enciclopédias, etc.) e os livros cativos deverão ser devolvidos no mesmo dia do empréstimo.

O sistema é on-linerenovação e reservas poderão ser realizadas sem a necessidade de ir à biblioteca. Acesso pelo site da UFMA, sistema SIGAA – Modulo Biblioteca, utilizando seu cadastro do sistema SIGAA.  O aluno também poderá ter acesso ao catálogo on-line de títulos da biblioteca e ao seu histórico de empréstimos.

A Biblioteca é um local de estudo, evitem falar alto de modo que atrapalhe os outros usuários. Não é permitido lanchar nas dependências da Biblioteca, como também, a utilização de celular.

Empréstimos, renovação e devolução só poderão ser realizados portando o Cartão de Usuário. Provisoriamente, será utilizada a carteira de identidade. Devoluções, sem multa, podem ser realizadas por terceiros.

Com o sistema on-line fora do ar, só será realizado o serviço de devolução.

Não é permitido entrada no acervo, com bolsas e mochilas. Disponibilizamos armários para guarda de materiais, que só podem ser usados durante a permanência na biblioteca. Em caso de danos com as chaves e /ou armários o aluno será responsabilizado.

Livros só poderão sair da sala de acervo mediante empréstimos no sistema.

Em caso de atraso na devolução, será cobrada uma multa de R$0,50 (cinquenta centavos) por dia de atraso. Pagamento realizado no Banco do BrasilAlunos com débito, só poderão fazer novos empréstimos mediante a quitação com a Biblioteca.

 A perda ou não-devolução do material acarretará em pagamento do valor estimado para o mesmo.

Para obtenção da declaração de quitação da Biblioteca para fins de trancamento de curso é necessário apresentação da carteira de usuário.

Oferecemos orientação para normalização de trabalhos acadêmicos, levantamento bibliográfico e ficha catalográfica, mediante solicitação prévia.

Disponibilizamos computadores, na biblioteca, para acesso exclusivo, do Sistema SIGAA.

Fim do conteúdo da seção