Palavra do Reitor
Ainda não temos como mensurar todas as consequências da Covid- 19, que estão para além do número de pessoas infectadas e daquelas que, infelizmente, não sobreviveram. O tempo ainda nos revelará, com exatidão, os efeitos do que apenas desconfiamos agora: não mais seremos os mesmos, ainda que busquemos nos refazer em meio a tantas dores, solidários que devemos ser ao sofrimento alheio.
Mas quero tecer breves considerações sobre uma área que, de forma muito rápida, experimentou uma brutal mudança. Trata-se do ensino universitário, premido a adaptar-se às novas circunstâncias, sob pena de gerar alijamento de milhares de alunos que precisam continuar seguindo, a despeito do cenário de adversidade que se abateu sobre todos nós.
Antes que alguém possa imaginar que aqui será propalada uma defesa pela educação on-line, quero deixar claro que se trata de uma medida excepcional e que, neste exato momento, é a única ferramenta que temos disponível para preservar a integridade física e a vida de todos os integrantes do corpo universitário, inclusos os estudantes, num cenário em que o vírus campeia nas ruas e que, comprovadamente, não há remédio específico, nem vacina, cuja possibilidade de existência ainda é remota.
Sendo uma das maiores universidades do país e sofrendo duramente com o confinamento imposto pela pandemia, a Universidade Federal do Maranhão também teve que se adaptar, para que não viesse a paralisar totalmente. Houve uma gigantesca aceleração na transformação digital da universidade, por meio da digitalização de diversos canais das pró-reitorias e superintendências, liberação de uma nova plataforma de e-mail institucional com recursos ilimitados para discentes e docentes, diversas parcerias com oferta de serviços gratuitos para a comunidade, melhoria contínua nos canais de transparência, por meio de sistemas de apoio à decisão e implantação de uma nova metodologia de gestão por processos com foco na cadeia de valor, para a entrega de melhores resultados para a sociedade.
Oferecemos dezenas de webinários, cursos e treinamentos para proporcionar as informações necessárias aos usuários acerca de ensino remoto e modalidade a distância, ferramentas e plataformas digitais. Também disponibilizamos um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), agregando onze cursos para o público de professores e técnicos administrativos. Outro grande avanço foi o SaiteBooker, um software gratuito que veio possibilitar aos interessados a construção de e-books para auxiliar os docentes em suas ministrações. Todos esses instrumentos são aliados, mas nosso foco está e sempre esteve na educação pública inclusiva e de qualidade.
Depois de muitas reuniões e discussões sobre a melhor forma de retomarmos o calendário do primeiro semestre – interrompido em março deste ano – priorizamos uma inclusão digital assídua. Nosso recomeço se deu de forma virtual, por meio de uma cerimônia no Google Meet, com transmissão pelo YouTube da DCom TV. Por meio de um edital, selecionamos milhares de estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, para os quais foram entregues tablets e chips de dados. Iniciamos com ensino remoto e, de forma gradativa, a depender do curso, também serão disponibilizadas aulas presenciais, num sistema híbrido.
A velocidade da mudança nos fez enxergar, de forma ainda mais clara, o quanto a fugacidade dos acontecimentos nos exige sempre novas formas de (re)interpretar a realidade. Rubem Alves, um dos maiores educadores que este país conheceu, disse que não devemos economizar a vida para o amanhã. Ela acontece sempre no presente. A despeito do cenário de desesperança global que, ao contrário de nos abater, nos irmana e da resistência compreensível às novas formas de interação, devemos manter como prioritária nossa missão de legar ao nosso público universitário a melhoria de qualidade de vida e a libertação por meio da educação, mesmo dentro das limitações do que dispomos agora, no limite do acessível. Sigamos até que os próximos desafios se apresentem para serem superados, em favor de nossa missão educacional para com o Ensino em todos os níveis.
Natalino Salgado Filho
Reitor da UFMA, Titular da Academia Nacional de Medicina, Academia de Letras do MA e da Academia Maranhense de Medicina.
Publicado em O Estado do MA, em 26/09/2020
Solenidade de Professor Emérito 30.10.2020
Discurso realizado durante a Colação de Grau de alunos do Câmpus de Chapadinha, no dia 22 de maio
Solenidade de Transmissão de Cargo Gestão (2019-2023)
VIII Encontro de História da Educação
Colação de Grau Campus Grajaú 2014.2
Discurso das Universitárias/2014
Discurso em comemoração aos 160 anos da Associação Comercial do Maranhão
Discurso da entrega do Título de Doutor Honoris Causa à professora Denice Barbara Catani
Discurso da Abertura do VII Encontro Maranhense de História da Educação
Discurso proferido por ocasião da outorga do título de Doutor Honoris Causa a Ignácio Rangel
O HUUFMA é e continuará sendo um hospital público”, afirma Natalino Salgado
Casa do Estudante será entregue no segundo semestre de 2014, afirma reitor da UFMA
Discurso em Pinheiro: Título de Cidadão Pinheirense
Discurso de Posse na Academia Maranhense de Letras
Uma viagem pela bela história do curso de Turismo da UFMA
Discurso de Abertura da 64ª SBPC
Discurso em Pindaré Mirim: Título de cidadão pindareense
9º Congresso Internacional de Nefrologia
Acordes para o tratamento renal
Quando tudo isso vai terminar?
Homenagem do reitor Natalino Salgado ao acadêmico da AML Sálvio Dino
Por uma nova versão da história
E se deixasse de haver ciência?
Homenagem do reitor Natalino Salgado ao acadêmico da AML Milson Coutinho
Homenagem do Reitor Natalino Salgado ao acadêmico da AML Waldemiro Viana
Tempos pandêmicos para secretas lições
Moby Dick, para uma macroscopia do coronavírus
Saúde e educação nas entranhas da cidade
Medicina e Literatura: mais que a vida
Os vírus, as pandemias e as alterações históricas
O vírus, o próprio homem, o racismo e outros inimigos
O cenário das pragas na vida e na literatura
E as lanternas continuam acesas
O gigante aliado no combate ao mal
Doença renal: a prevenção começa na infância (II)
O (velho) novo problema da corrupção
Luzes para Domingos Vieira Filho
Novos cenários para a inovação tecnológica
Uma homenagem a Bacelar Portela
Um poeta, um estadista e um sacerdote
Dom Delgado, um homem visionário (IV)
Dom Delgado, um homem visionário (III)
Dom Delgado, um homem visionário (II)
Dom Delgado, um homem visionário (I)
Páscoa: vida nova a serviço do próximo
A Baixada Maranhense e a sua vocação para a grandeza
Um clamor pelos novos mártires
Novos caminhos para a educação
Ensino para além do tempo e da distância
Arqueologia, mais uma área de conquista da UFMA
O papel protagonista da Associação Comercial do Maranhão
Festival Guarnicê de Cinema: a magia sobrevive (III)
Festival Guarnicê de Cinema: a magia sobrevive (II)
Festival Guarnicê de Cinema: a magia sobrevive
A justiça mais próxima do cidadão
Ubiratan Teixeira: múltiplos em um só
O legado de fé dos santos juninos
Sisu: democratização no acesso ao Ensino Superior
Espaço de celebração e valorização da cultura
Considerações sobre pecado e redenção
Páscoa, libelo em favor da liberdade
Anchieta, história de fé e amor pela educação
Um código de conduta para a rede
Extensão universitária: de braços abertos para a comunidade
Cuidar dos rins é viver melhor
Os (des) caminhos da violência
Pinheiro e Imperatriz, novo celeiro de médicos
A luz que vem da fé (considerações acerca da Epístola do Papa Francisco)
Conhecimento que desconhece fronteiras
Novos passos rumo à melhoria do ensino
Confissões antigas sobre o Maranhão
Oportunidades e melhorias no cenário da saúde
A ética como aliada da ciência
Voto e democracia, simbiose perfeita
Um desafio para o sistema educacional
Pausa para equilíbrio e reflexão
Um presente à altura de São Luís
Educação que liberta e transforma
Quando prevenir, de fato, é melhor que remediar
Interiorização: caminho para a emancipação
Quando o meio é a própria mensagem
Mais que um homem: uma lenda (parte II)
De poesia e de arte também se vive
Uma reivindicação justa e necessária
Vitória, fruto da perseverança
Alfabetização, primeiro passo para o desenvolvimento
Exemplo de abnegação e altruísmo
UFMA: um ano de grandes realizações
Natal, tempo de paz e boa vontade
Ensino a distância revoluciona a educação no mundo
Turismo e Hotelaria no contexto das cidades criativas
São Luís: as homenagens continuam
Energia limpa: caminho para o desenvolvimento
Investir em esporte para gerar campeões
SBPC 2012: cenário de múltiplas possibilidades
O federalismo sob ótica global
Histórias coincidentes de lutas e conquistas
Cultura Universitária x Cidade Universitária
Diversidade local como solução global
Corpus Christi: tempo de recordar para valorizar
Valorizar o passado para compreender o presente
Compartilhar saberes, legar conhecimento