Palavra do Reitor
Estamos assistindo a uma verdadeira revolução no ensino: houve um aumento de 52,5% de matrículas entre 2011 e 2013, segundo a Associação Brasileira de Educação a Distância (Abed). Ano passado, para termos uma ideia, os cursos disponíveis já somavam 5,8 milhões de inscritos. Nessa modalidade de ensino, mais da metade dos cursos são de pós-graduação e atendem a um perfil de pessoas que já estão no mercado de trabalho – na sua maioria não dispõem de tempo –, mas que precisam se reciclar ou melhorar sua qualificação. Esse modo de formação/educação vem sendo adotado por todas as universidades e instituições de ensino do mundo.
No Brasil, o Ensino de Educação a Distância (EAD), que começou utilizando os serviços dos correios, tem mais de um século de existência. Na época, professores anunciavam seus préstimos para orientar pessoas a aprender datilografia. O rádio foi outro excelente meio que iniciou nos anos de 1920 e ganhou força a partir da década de 1930 com a criação da Rádio MEC e ampliação do sistema de radiodifusão no governo de Vargas. Nessa gestão, foi instituído decreto (em 1939) determinando que o rádio se tornasse meio de educação das regiões distantes do país. A televisão começa a ser usada apenas na segunda metade do ano de 1960 com a criação, em São Paulo, da TV Cultura (1967). Em 1969, um ano depois da TV Universitária de Recife, a TV Educativa do Maranhão entrou em funcionamento. Na Região Nordeste, esta TV foi a segunda a ser inaugurada.
Um dos marcos do Ensino a Distância foi a criação do telecurso de 2º grau, em 1978, com programas voltados para a formação média de alunos, produzidos pela TV Cultura e Fundação Roberto Marinho. Apenas para exemplificar a importância destes instrumentos, hoje muito melhor aperfeiçoados em seus recursos pedagógicos, cito o canal Futura, cujas aulas foram fundamentais para que um jovem rapaz de família de baixa renda da Baixada Maranhense fosse aprovado no primeiro vestibular para o curso de Medicina da UFMA no campus recém-criado em Pinheiro. O Ensino a Distância se diversificou. De acordo com Pierre Lévy, um dos maiores estudiosos da forma como hoje se transmite o conhecimento, as novas tecnologias de inteligência individual e coletiva modificam profundamente os dados do problema de educação e de formação.
Dentre as variadas instituições que atualmente habitam o ciberespaço levando educação e informação, quero destacar em especial a Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS), uma iniciativa do Ministério da Saúde em parceria com as universidades federais, criada para ofertar qualificação profissional por meio da Educação a Distância (EAD) aos profissionais da rede de saúde pública.
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) iniciou a parceria em 2009 com a rede UNA-SUS e, a partir do ano seguinte, começou a operar com a oferta do Curso de Especialização em Saúde Materno-Infantil e também disponibilizou o Curso em Saúde da Família. Os dois cursos são essenciais para estratégia e implementação da Atenção Básica, primeira abordagem no princípio organizativo de regionalização e hierarquização do SUS. Outros cursos já ministrados na área de capacitação e especialização foram Dependência Química e Saúde Mental, Saúde do Idoso e Atenção Familiar. Além disso, a UFMA teve participação fundamental no lançamento do Programa Mais Médicos, bem como de aplicativos para cursos em áreas onde não há acesso à Internet, e ainda realizou oficinas e capacitações.
O mais recente projeto da UNA-SUS/UFMA também merece relevante destaque: trata-se da Especialização em Nefrologia Multidisciplinar que oferecerá 1000 vagas para todo o Brasil. No primeiro momento, serão matriculados 500 alunos. O curso será realizado em parceria com várias universidades do país. A doença renal crônica tem crescido no mundo inteiro. Além dos gastos com o tratamento serem extremamente caros, há um déficit importante de profissionais capacitados para atender à demanda crescente de pacientes. A capacitação se torna, nesse contexto, um gargalo considerável. A especialização que a UNA-SUS/UFMA oferece vem atender de forma pioneira a esta necessidade de formação dos profissionais da saúde e também daqueles que fazem parte das equipes multidisciplinares como nutricionistas, fisioterapeutas, assistentes sociais, psicólogos, farmacêuticos. A Especialização em Nefrologia Multidisciplinar é um passo ousado e indica a maturidade dos projetos criados e realizados pela UNA-SUS no Maranhão.
Muitos outros projetos estão sendo gestados, com a finalidade de melhoria, crescimento e desenvolvimento dos profissionais da área de saúde em nosso Estado. A internet aproxima o mundo e o traz para dentro de casa. Assim, cabe àqueles interessados em percorrer novos e inimagináveis caminhos na área do ensino aproveitar as oportunidades que a UNA-SUS/UFMA oferece.
Doutor em Nefrologia, reitor da UFMA, membro do IHGM, da AMM, AMC e AML.
Publicado em O Estado do Maranhão em 21/09/2014
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