PIBIC - UFMA Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

PIBIC - UFMA

    Programa Institucional de Iniciação Científica - UFMA

           O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica, vinculado ao Departamento de Pesquisa, da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA, é um Programa centrado na iniciação científica que visa à busca de novos talentos em todas as áreas do conhecimento, servindo de incentivo à formação de novos pesquisadores; privilegia a participação ativa de bons alunos em Projetos de Pesquisa com qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada, individual e continuada. Os Projetos culminam com um Trabalho Final avaliado e valorizado, fornecendo retorno imediato ao bolsista, com vista à continuidade de sua formação, de modo particular, na pós-graduação. O PIBIC (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica) da UFMA foi criado em 21 de dezembro de 1987 com vistas a incrementar o Projeto Norte de Pós-Graduação do CNPq, como uma tentativa da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, em superar as nossas deficiências, permitindo aos nossos jovens, uma iniciação no campo da investigação científica. Atualmente, é um programa sólido com 27 anos de experiência e milhares de projetos de pesquisa executados, jovens formados e bolsas distribuídas, em plena ascensão e projeção nacional.

    Objetivos:

    a) Despertar vocação científica e incentivar novos talentos entre estudantes de graduação;

    b) Propiciar à Instituição um instrumento de formulação de política de iniciação à pesquisa para alunos de graduação;

    c) Estimular uma maior articulação entre a graduação e pós-graduação;

    d) Contribuir para a formação de recursos humanos para a pesquisa;

    e) Contribuir de forma decisiva para reduzir o tempo médio de permanência dos alunos na pós-graduação;

    f) Estimular pesquisadores produtivos a envolverem alunos de graduação nas atividades científica, tecnológica e artístico-cultural;

    g) Proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa, bem como estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.

    Bolsa:

    A bolsa de Iniciação Cientifica para o estudante de graduação corresponde ao valor constante da Tabela de Valores de Bolsas no País.

    Como o Aluno pode Participar:

    O aluno interessado em participar do Programa deve procurar um professor que tenha um projeto de pesquisa na sua área de interesse e mostrar seu desejo em fazer parte da pesquisa. Se for selecionado pelo professor, de acordo com seu desempenho nas aulas, o aluno cria, junto com o ele, o subprojeto que será desenvolvido ao longo do Programa. O subprojeto pronto pode ser submetido à seleção no período de inscrições do Edital Pibic do ano vigente.

    Requisitos Bolsista/Voluntário

    - Ser aluno regularmente matriculado em curso de graduação e inscrito em disciplinas durante a vigência da bolsa;

    - Ter desempenho acadêmico compatível com as atividades previstas de iniciação científica quando comparado a seus pares;

    - Não possuir vínculo empregatício; (requisito apenas para bolsista)

    - Não estar recebendo qualquer outra modalidade de bolsa, seja do CNPq, de outra agência de fomento ou da própria instituição, incluindo monitoria, extensão, docência, PET e bolsa UFMA ou FAPEMA; (requisito apenas para bolsista)

    - Estar em dia com a entrega dos relatórios parcial ou final referentes à bolsa do ano anterior, no caso específico de bolsa renovada, além de ter apresentado seu trabalho no SEMIC, com a participação do professor orientador.

    - A duração da bolsa é de 12 (doze) meses, admitindo-se renovações, a critério do orientador.

     

    Como o Professor pode Participar:

    O professor interessado em ter um aluno de Iniciação Científica deve ser participante de um projeto de pesquisa; selecionar um aluno da graduação, levando em consideração seu desempenho nas aulas; criar, junto com ele, um subprojeto, tomando como ponto de partida o seu projeto de pesquisa.

    Depois, o professor pode submeter o subprojeto do seu aluno à seleção no período de inscrições do Edital PPIBIC do ano vigente.

    Requisitos do Orientador

    - Possuir experiência compatível com a função de orientador e formador de recursos humanos qualificados e estar cadastrado em grupo de pesquisa do CNPq;

    Requisitos para a Avaliação dos Projetos:

    a) Ter mérito técnico-científico, com parecer técnico emitido por outro pesquisador, aprovado em Assembleia Departamental. Os projetos já aprovados em órgãos de fomento à pesquisa não precisarão ser analisados quanto a esse aspecto;

    b) Ter aprovação no Comitê de Ética, para as pesquisas que envolvam seres humanos ou animais e, apresentar Certificado de qualidade em Biosegurança quando envolver produtos transgênicos, conforme Decreto nº 1752/95;

    c) Apresentar viabilidade técnica e econômica. A PPPG não dispõe de fundo de apoio à pesquisa, pelo que compete ao pesquisador viabilizar os recursos necessários para a execução do projeto;

    d)Cada projeto deverá ser apresentado em formato resumido, contendo no máximo 10(dez) páginas, editado em fonte Times New Roman ou Arial 12, com espaçamento duplo e margens de 2,5cm, incluindo referências bibliográficas. Usar modelo de projeto, contendo: 1) Caracterização do problema e Justificativa. 2) Objetivos. 3) Metodologia (incluir comentário acerca da infraestrutura e apoio técnico disponível, informar colaboração/parcerias com outras instituições/empresas, se aplicável, e explicar como serão abordados aspectos éticos. 4) Resultados esperados (incluir produção científica esperada). 5) Orçamento. 6) Cronograma. 7) Competência e experiência do coordenador no tema proposto, apoios recebidos de outras agências para o mesmo projeto e outros projetos financiados atualmente. 8) Principais referências bibliográficas. O arquivo do modelo do projeto está disponível na página da UFMA na Internet;

    e)O pesquisador poderá concorrer com mais de um projeto para o mesmo julgamento ou solicitar mais de uma bolsa para o mesmo projeto, respeitando o limite de bolsas por orientador constante no Edital. Projeto integrado poderá ser submetido por vários pesquisadores que poderão requisitar várias bolsas para o mesmo, respeitando o número máximo de bolsistas por orientador.

    Inscrição de Projetos

    O Edital Pibic é publicado todo ano no site da UFMA, PIBIC e PPPG, na seção Editais. Normalmente, sua divulgação ocorre entre os meses de março e abril. As inscrições para os projetos de iniciação científica costumam acontecer entre março e junho via plataforma.

    Duração da bolsa

    A bolsa terá duração de 12 (doze) meses (se implementada a partir do primeiro mês de vigência do processo institucional) com início em 1º de agosto. Os alunos e professores da Iniciação Científica têm um ano para desenvolver sua pesquisa, que se inicia em agosto de um ano e termina em julho do ano seguinte. Se estiver cursando até o penúltimo semestre poderá renovar a inscrição e continuar no subprojeto até terminar a graduação. Uma vez formado, deverá se desvincular do Programa e/ou ser substituído por outro aluno, ou cancelar a pesquisa.

    Cancelamentos e Substituições

    Caso seja necessário, o professor pode cancelar o aluno ou substituí-lo. Para isso, deve preencher um memorando informando o cancelamento ou a substituição, assinado, que deverá ser entregue, juntamente com o relatório parcial da pesquisa desenvolvida pelo bolsista, na Coordenação do PIBIC.

    Declarações

    Para obter uma declaração de bolsista/orientador basta ir à Coordenação do PIBIC e preencher um requerimento de declaração. A declaração é emitida no prazo de até 3 dias úteis após o requerimento. A declaração solicitada via e-mail, e, depois de pronta pode ser enviada via e-mail desde que o bolsista/orientador não esteja em São Luis - MA

     

     Portuguese             English

    Fim do conteúdo da página