UFMA doa 20 mil itens hospitalares a unidades de saúde municipais de Imperatriz Universidade Federal do Maranhão - UFMA

UFMA doa 20 mil itens hospitalares a unidades de saúde municipais de Imperatriz

Publicado em: 10/05/2021

Na tarde de quinta-feira, 6, a Universidade Federal do Maranhão fez doação de 20 mil itens hospitalares para unidades de saúde gerenciadas pela Prefeitura de Imperatriz. Os itens doados são para ajudar no combate da pandemia da covid-19 no município e a entrega foi realizada por intermédio do vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, e do gestor da Superintendência de Infraestrutura (Sinfra) em Imperatriz, Leonardo Hunaldo. Os equipamentos foram entregues na manhã de sexta, 7.

A UFMA doou para a prefeitura mais de 20 mil itens relacionados aos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), assim como 10 mil luvas cirúrgicas esterilizadas, mil máscaras Super Safety N95 (PFF2-AZ), cem protetores faciais, seis mil toucas hospitalares, 20 óculos de proteção, 20 fitas adesivas demarcação, além de grande quantidade de aventais. A doação será destinada aos hospitais da cidade como Socorrão, Socorrinho, Hospital de Campanha e as unidades básicas de saúde (UBS).

A secretária Municipal de Saúde, Mariana Jales, agradeceu pela ajuda da UFMA no momento de pandemia. “As portas da Secretaria de Saúde sempre estarão abertas para universidade. É de extrema importância receber esses EPIs, pois são muito utilizados nesse momento complicado e o uso desses equipamentos é fundamental para proteção dos nossos servidores”, comentou.

UFMA doa 20 mil itens hospitalares a unidades de saúde municipais de Imperatriz - 06-05-2021

O vice-reitor da UFMA ressaltou a necessidade dessa parceria entre a universidade e a prefeitura no atual contexto. “Essa entrega faz parte de uma doação da universidade para melhorar a qualidade no atendimento hospitalar da rede municipal e tem a função de consolidar as relações institucionais da UFMA com a Prefeitura de Imperatriz, afinal de contas os nossos alunos dos cursos de Saúde de Imperatriz utilizam também esses equipamentos quando estão realizando os seus estágios e estudos, então acredito que seja importante que possamos estabelecer essas boas relações”, explicou.

Para o gestor da Sinfra, a importância de ajudar neste momento de dificuldade é essencial, ainda mais quando já existem sociedades há muito tempo entre as duas instituições. “Firmar parcerias e estreitar laços de colaboração entre instituições públicas e privadas são fundamentais para o desenvolvimento, por isso, fazem parte das metas do meu plano do trabalho à frente da Sinfra em Imperatriz. Ao longo destes sete meses já avançamos bastante, como a parceria firmada com a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz-ACII, mas ainda há muito o que fazer”, acrescentou Hunaldo.

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por email ufmaemdia@gmail.com ou telefone (99)3529-6002

Produção: Laís Gomes

Lugar: Câmpus de Imperatriz