Início do conteúdo da seção

Breve Histórico

O Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST)

A Universidade Federal do Maranhão já atua na cidade de Imperatriz desde a década de 1980. A instituição oferta anualmente à comunidade da região 712 vagas em seus nove cursos de graduação, oferecidos em suas duas unidades, Campus Centro e Campus Avançado, e um Mestrado em Ciência dos Materiais. Atualmente o campus de Imperatriz tem um corpo docente formado por cerca de 210 professores, 60 técnico-administrativos e aproximadamente 2 mil alunos matriculados.

Um breve histórico da UFMA - campus Imperatriz

Os primeiros cursos a entrarem em funcionamento no campus foram Direito e Pedagogia, implantados no ano de 1980, por meio da política de expansão e interiorização da Universidade. Em 1993 o campus passou a oferecer também o curso de Ciências Contábeis.

O campus de Imperatriz da UFMA foi elevado à condição de Unidade Acadêmica em 02 de dezembro de 2005, de acordo com a Resolução nº 83, do Conselho Superior Universitário (Consun), passando a ser denominado a partir de então de Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST).

Na última década, o campus vem passando por um processo de expansão e consolidação. No ano de 2006, o Centro recebeu mais três cursos: Comunicação Social com habilitação em Jornalismo, Enfermagem e Engenharia de Alimentos. Em 2010, os cursos de Licenciatura – Ciências Humanas/ Sociologia e Ciências Naturais/Biologia – foram incluídos na grade de graduações oferecidas no campus e, em 2014, tiveram início as aulas do curso de Medicina, totalizando nove cursos de Ensino Superior, que têm atendido a demanda principalmente de estudantes do Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins. Em 2013 teve início o primeiro mestrado da cidade, o Programa de Pós Graduação em Ciência dos Materiais.

O campus da UFMA Imperatriz funciona em duas unidades: o Centro, localizado na Av. Urbano Santos, em que funcionam os cursos de Comunicação Social, Direito, Ciências Humanas/Sociologia e Pedagogia, e a Unidade Avançada Bom Jesus, no bairro Bom Jesus, onde são oferecidos os cursos de Ciências Contábeis, Ciências Naturais/ Biologia, Enfermagem, Engenharia de Alimentos e Medicina, além do Programa de Pós-graduação em Ciência dos Materiais.

Com base no tripé de Ensino, Pesquisa e Extensão, a universidade desenvolve também diversos projetos de pesquisa e extensão, como meio de contribuir com o desenvolvimento científico e servir a sociedade da região do Sul do Maranhão.

Fim do conteúdo da seção