UFMA realiza pesquisa sobre o impacto do Coronavírus entre os estudantes Universidade Federal do Maranhão - UFMA

UFMA realiza pesquisa sobre o impacto do Coronavírus entre os estudantes

Publicado em: 22/04/2020

IMPERATRIZ - A Assistência Estudantil da UFMA, câmpus de Imperatriz, decidiu criar um questionário no Google Forms para saber como os estudantes estão lidando com a pandemia e se estão sendo contemplados com as medidas de combate ao coronavírus, especificamente no que tange à UFMA. A participação é restrita, apenas para alunos devidamente matriculados no CCSST-UFMA.

A psicóloga da UFMA Kiria Karine Lins Martins Ribeiro falou sobre o motivo do questionário e a importância da pesquisa. “Nós trabalhamos com bolsas e auxílios, então tínhamos interesse e preocupação em saber se eles estavam sendo assistidos nessa condição de vida deles. Por exemplo, alunos do primeiro período fizeram a matrícula em um dia, e, no outro, as aulas já estavam suspensas. Como eles estão lidando? Então, surgiu o interesse do questionário on-line, para que a gente conseguisse alcançar esses estudantes e pudesse dar voz a eles e saber como estão nesta quarentena,” disse.

Kiria ainda acrescentou que a pesquisa vai servir para pensar em estratégias instrumentalizadas para fazer intervenções que sejam condizentes a essa realidade, evitando, assim, decisões precipitadas que não ajudam os estudantes. “Só é possível fazer uma intervenção eficaz se a gente conhecer essa realidade tal como ela se apresenta,” concluiu.

Os alunos podem participar de forma voluntária. O sigilo e a confidencialidade de todos os dados, bem como o anonimato da resposta dos participantes, será mantido. Os dados serão utilizados, unicamente, para a produção de relatórios técnicos e/ou científicos, que serão analisados de forma agrupada, sem possibilidade de identificação de respostas individuais.

Clique para acessar o formulário

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por email ufmaemdia@gmail.com ou telefone (99)3529-6002

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Câmpus de Imperatriz