UFMA participa de assinatura de Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde em Imperatriz Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 10/12/2019

IMPERATRIZ - Foi realizada nessa segunda-feira, 9, em Imperatriz, a assinatura do Contrato Organizativo de Ação Pública de Ensino-Saúde (COAPES), o primeiro regional do Maranhão.

O contrato visa fortalecer o processo de integração ensino-serviço-comunidade para os cursos da área da saúde, garantindo o acesso aos estabelecimentos de saúde no âmbito do SUS, sob a responsabilidade do gestor da área de saúde, como cenário de práticas para a formação no âmbito da graduação e da residência em saúde.

Participaram da assinatura do Contrato o governo do Estado do Maranhão, representado pelo Secretário Extraordinário de Articulação de Políticas Públicas, Marcos Pacheco; o secretário municipal de saúde de Imperatriz, Alair Firmiano, Alair Firmiano; o vice-reitor da UFMA, professor Marcos Fábio Belo Matos; representantes de outras Instituições de Ensino Superior da região e representantes da área da saúde dos sete municípios contemplados no COAPES (Imperatriz, João Lisboa, Davinópolis, Governador Edson Lobão, Porto Franco, Estreito e Amarante).

O vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, que representou a instituição durante a solenidade, enalteceu o esforço do diretor e dos coordenadores dos cursos da área da saúde da UFMA em Imperatriz, Medicina e Enfermagem, e destacou o avanço para as áreas da educação e da saúde da região com a execução do COAPES. "A UFMA apóia e vai fazer o possível para que o Contrato seja executado da melhor forma. Agora nossos alunos terão como expandir os campos de estágio e de residência para os sete municípios que fazem parte do Contrato".

O Secretário Extraordinário de Articulação de Políticas Públicas, Marcos Pacheco considera  a solenidade como uma festa e comemora o pioneirismo da primeiro Contrato regional do Maranhão. "É urgente formarmos médicos no Maranhão para trabalharem no Maranhão, com o olhar voltado para a teoria e também para a nossa realidade. Com o COAPES vamos  melhorar a formação do aluno na questão do acolhimento, pensar no paciente e não somente na doença. E a rede do SUS tende a melhorar no fluxo de pacientes também, para serem atendidos no lugar certo, assim teremos um SUS que funcione, com unidades resolutivas", destacou.

Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por email ufmaemdia@gmail.com ou telefone (99)3529-6002

Lugar: Câmpus de Imperatriz
Texto: Dicom Imperatriz