Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprova calendário acadêmico 2021 Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão aprova calendário acadêmico 2021

Publicado em: 01/04/2021

top-view-desk-calendar-with-succulent-plant freepik.jpg

O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Maranhão aprovou no dia 22 de março a Resolução Nº 2.185, que regulamenta o Ensino Emergencial Remoto e/ou Híbrido na UFMA, durante o período de pandemia da COVID-19 e aprova o Calendário Acadêmico 2021.

A resolução regulamenta, em caráter excepcional, a organização, o planejamento e a oferta do Ensino Emergencial Remoto e/ou Híbrido, referente à retomada das atividades acadêmicas do período letivo de 2021 ou enquanto perdurar o estado de pandemia da doença COVID-19. Esse é o regime de ensino adotado temporariamente para desenvolver os componentes curriculares possibilitando a interação discente-docente-conhecimento.

Segundo o documento, ensino remoto é aquele prioritariamente mediado por tecnologias da educação, de forma síncrona ou assíncrona. São consideradas atividades síncronas aquelas nas quais a interação entre os participantes se dá simultaneamente, em especial no espaço virtual no qual elas se desenvolvem; e as atividades assíncronas, aquelas nas quais a interação entre os participantes não se dá simultaneamente, em especial no espaço virtual no qual elas se desenvolvem. Já o ensino híbrido, é aquele que combina, de forma planejada, as ações presenciais e as remotas, para reduzir a convivência dos envolvidos no mesmo espaço físico, com a finalidade de viabilizar o processo ensino aprendizagem. As atividades didáticas não presenciais podem ser implementadas por meio do uso de diferentes suportes de informação que utilizem tecnologias de comunicação remota.

Calendário Acadêmico

Aprovado pelo Consepe, o calendário acadêmico 2021 prevê início do primeiro semestre letivo regular, no dia 7 de junho, e vai até o dia 25 de setembro, já o segundo semestre, começará no dia 18 de outubro e vai até o dia 29 de janeiro de 2022. No primeiro semestre, não haverá período especial, já no segundo semestre, ele ocorrerá de 31 de janeiro a 19 de março de 2022.

Clique para acessar, na íntegra, a Resolução Nº 2.185, acompnhada do calendário acadêmico 2021

Por: Proen

Texto: PAULO FERNANDO MIRANDA DA SILVA