CONSUN aprova moção de apoio à Universidade Federal da Amazônia Maranhense no Sul do Maranhão Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Início do conteúdo da sessão

CONSUN aprova moção de apoio à Universidade Federal da Amazônia Maranhense no Sul do Maranhão

Publicado em: 24/09/2020

 

SÃO LUÍS – No início da tarde de hoje, 24, o Conselho Universitário aprovou uma moção de apoio à proposta de constituição e implantação de uma  nova Universidade Federal para o Maranhão, que, na prática, oficializa o posicionamento da UFMA perante a sociedade civil em favor da formação desta nova instituição de ensino superior. A proposta da moção foi encaminhada ao Consun pelo relator e vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, que também é docente do curso de Jornalismo do Câmpus Imperatriz.

O vice-reitor leu o Parecer relativo ao Processo nº 23002/2020-94 e destacou aspectos que fundamentam a constituição da nova universidade maranhense, como o fortalecimento do ensino não apenas para a região do sul do estado, mas para todo o Maranhão. “A criação dessa instituição visa atender à necessidade de toda a sociedade onde ela será instalada, e atende a uma reivindicação antiga da comunidade local, tendo três tentativas para a formação de uma instituição do sul do Maranhão. Preciso registrar que o Maranhão é um dos únicos estados do Nordeste que possui somente uma universidade federal. Essa nova instituição atenderá ao centro  e sudoeste do estado, e promoverá o desenvolvimento de todo o estado”, descreveu.

O reitor Natalino Salgado declarou seu amplo apoio para a fundação da nova instituição. “Chegando uma nova universidade, haverá crescimento do ensino superior maranhense, vão ser ofertados empregos, haverá mais vagas de ensino superior para novos alunos, vai ajudar o desenvolvimento do estado e da região. Essa é uma briga de muitos anos, e cada vez mais deve ser intensa. Essa reunião é simbólica: a Universidade Federal do Maranhão entende e mostra para todos aqui que isso é bom para o Maranhão, é bom para todos, e é importante que nossa instituição se posicione a todos em relação a isso”, enfatizou.

O docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais do Câmpus Imperatriz Paulo Roberto da Silva Ribeiro destacou que a fundação de uma nova universidade federal fortalecerá a imagem do Maranhão no cenário nacional do ensino de terceiro grau. “Acredito que a implantação dessa universidade vai facilitar muito, dada a grande extensão de nosso estado, pois o Maranhão é maior até que Portugal em extensão territorial. Essa nova instituição vai atender à sociedade e conferir maior representatividade do estado perante a esfera federal, não tenho dúvida disso”, afirmou.

O diretor do Câmpus de Imperatriz, Daniel Duarte, também expressou total apoio, contudo revelou que um dos pontos de debate local é justamente no nome da universidade. “Sempre quisemos ter essa representatividade, especialmente essa autonomia pedagógica e financeira, mas uma coisa que está reverberando bastante é em relação ao nome. Apesar de a região ser conhecida como o Portal da Amazônia, temos vegetação cerrado também. De modo geral, entendemos que quereremos, sim, essa nova universidade, e que essa construção ocorrerá de maneira coletiva", pontuou.

Pacto pela UFMA

A moção do Consun pelo apoio à criação de uma nova universidade federal é um compromisso do movimento Pacto Pela UFMA, que foi incorporado ainda na campanha do professor Natalino Salgado para o terceiro mandato para a reitoria, de acordo com a professora Zefinha Bentivi, pró-reitora de Extensão e Cultura. "Além de ser uma grande conquista do povo do Maranhão, a nova Universidade dá conta de uma demanda que surgiu no movimento Pacto pela UFMA. Para nossa alegria, o professor Natalino assumiu este compromisso e está cumprindo", realçou.

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Luciano Santos
Última alteração em: 12/04/2021 17:05

Mais fotos

Fim do conteúdo da sessão