Vice-reitor toma posse e garante trabalhar por maior visibilidade dos câmpus do continente Universidade Federal do Maranhão - UFMA
Início do conteúdo da sessão

Vice-reitor toma posse e garante trabalhar por maior visibilidade dos câmpus do continente

Publicado em: 26/11/2019

SÃO LUÍS – “Não é só histórico, mas simbólico um gestor lotado no câmpus do continente fazer parte da equipe da reitoria”, afirmou Marcos Fábio Belo Matos após ser empossado pelo reitor Natalino Salgado no cargo de vice-reitor da Universidade Federal do Maranhão. Ele é professor dos cursos de Pedagogia e de Comunicação Social do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia, da UFMA, em Imperatriz. A cerimônia ocorreu na tarde desta terça-feira, 26, no Gabinete da Reitoria, com a presença de professores e técnicos-administrativos da UFMA.

Marcos Fábio era um dos três nomes da lista tríplice após o processo de consulta prévia na Universidade, quando alcançou a terceira posição. A lista foi ratificada pelo Colégio Eleitoral Especial. Com base na lei 9.192, de 21 de dezembro de 1995, que dá o direito ao reitor de nomear qualquer um dos nomes para ocupar o cargo. O docente do Câmpus de Imperatriz foi escolhido para o segundo mais importante cargo da instituição.

“Como escolhido, recebo com tranquilidade e responsabilidade este desafio. Fiz uma campanha que representou 31% da comunidade universitária — a do continente —, presente em oito municípios do estado. Agora, como vice-reitor, busco representar, principalmente, as unidades que estão fora da Cidade Universitária Dom Delgado, para trabalhar pela implantação de uma nova Federal no Sul do Maranhão e transformar a comunicação da UFMA, para que seja mais integrada e próxima da comunidade. Esse é o nosso papel e compromisso para essa nova gestão”, revelou.

O vice-reitor também assume a Diretoria de Comunicação da UFMA. “O objetivo é fazer uma comunicação que possa dar visibilidade para as ações realizadas nos nove câmpus da UFMA. Assim, teremos uma comunicação positiva na Cidade Universitária Dom Delgado e nas outras unidades da instituição. Trabalhando assim, conseguiremos a integração real e efetiva da Universidade”, frisou.

Na ocasião, o reitor Natalino Salgado exaltou a responsabilidade do docente junto ao cargo de vice-reitor e a sua representatividade nos câmpus do continente. “É uma obrigação ética e social servir bem à instituição, porque assim serviremos bem e com qualidade à sociedade. Marcos Fábio vem trabalhando com excelência no câmpus de Imperatriz, e, dessa maneira, queremos chegar a um lugar de excelência em todos os câmpus da Universidade”, finalizou.

Posse do vice-reitor da UFMA - 26/11/2019

 

Currículo do Vice-reitor

Marcos Fábio Belo Matos é membro da Academia Imperatrizense de Letras e tornou-se licenciado em Língua Portuguesa pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão em 1997 e bacharel em Comunicação Social-Jornalismo pela Universidade Federal do Maranhão no mesmo ano. É especialista em Língua Portuguesa pela Faculdade Atenas Maranhense (2004), mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista (Unesp-Câmpus de Araraquara, 2010) e pós-doutor em Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos).

Antes de assumir o cargo de vice-reitor, foi diretor do Câmpus de Imperatriz, além de professor adjunto IV dos cursos de Jornalismo e Pedagogia da UFMA, Câmpus de Imperatriz. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Laboratório de Produção de Texto, Redação Jornalística, atuando principalmente nos seguintes temas: Comunicação, Redação, História da Imprensa, Produção de Jornais, História do Cinema, História da Educação, Educomunicação e Metodologias do Ensino da Língua Portuguesa.

 

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado
Texto: Maiara Pacheco
Última alteração em: 27/11/2019 10:03

Fim do conteúdo da sessão