Resultado do ENADE confirma excelência de cursos de graduação da UFMA Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Resultado do ENADE confirma excelência de cursos de graduação da UFMA

Publicado em: 17/10/2019

SÃO LUÍS – O Ministério da Educação divulgou, na última semana, os resultados do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes, o ENADE. O resultado refere-se às provas que ocorreram dia 25 de novembro de 2018, em São Luís. No total, 650 estudantes da Universidade Federal do Maranhão estavam aptos para realizar a prova. Os cursos avaliados recebem notas que variam de 0 a 5.

De acordo com o procurador institucional, Romildo Sampaio, “os resultados do Enade ratificam o momento positivo pelo qual a UFMA vem passando com excelentes notas no Guia da Educação, nas avaliações in loco de curso e no RUF, colocando a Universidade como a melhor do Maranhão” e conclui: “Ainda podemos aperfeiçoar processos, ampliar as políticas institucionais e departamentais, mas a verdade é que, nesses últimos 4 anos, superamos muitos desafios, o que indica que estamos no caminho certo”.

Tabela de notas do ENADE 2018.

Serviço Social

Ciências Econômicas

3

Em tempos de dificuldade, os sujeitos e as instituições podem se reinventar, gerando uma cultura de participação e de engajamento, afirma a Reitora Nair Portela, acrescentando: “diante da fragilidade financeira que afeta a UFMA desde 2015, o esforço coletivo sobressaiu, e os resultados do Enade ratificam o protagonismo, o reconhecimento e a relevância da instituição em nível de ensino, pesquisa, extensão, inovação e internacionalização no estado”.

Outubro para ficar na história

No mês de outubro, a Universidade Federal do Maranhão, que comemora 53 anos, consagrou-se como melhor instituição de ensino superior do Maranhão e uma das melhores da Região Norte-Nordeste, segundo quatro avaliações/instrumentos de análise: 1. RUF – Ranking Universitário da Folha; 2. Guia da Educação do Estadão; 3.Visitas/avaliação in loco do MEC e 4. Enade-MEC.

Para a pró-reitora de Ensino, Dourivan Câmara, as excelentes avaliações da UFMA “resultam de um empenho que se ampliou nos últimos quatro anos, destacando as estratégias da Proen e das coordenações de curso, pois suas ações se capilarizam para os docentes e estudantes, envolvendo todos os atores institucionais, com o apoio irrestrito da gestão superior”.

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: Cidade Universitária Dom Delgado