Início do conteúdo da seção

Histórico

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA), com quase cinco décadas, tem como missão gerar, ampliar, difundir e preservar ideias e conhecimentos nos diversos campos do saber, propor soluções, visando ao desenvolvimento científico, intelectual, humano e sociocultural, bem como, partindo do seu saber fazer acadêmico, promover a melhoria da qualidade de vida do ser humano em geral, situando-o como centro dinâmico de desenvolvimento local, regional e nacional, atuando mediante processos integrados de ensino, pesquisa e extensão, no aproveitamento das potencialidades humanas e da região, na formação cidadã e profissional, baseada em princípios humanísticos, críticos, reflexivos, investigativos, éticos e socialmente responsáveis.

A UFMA, cumprindo a sua missão em promover a educação de ensino superior na realidade maranhense, vem implementando, nos diversos campi instalados no Estado, novos cursos de graduação com o objetivo de atender às demandas da sociedade, visando, além do desenvolvimento sustentável da região, garantir, também, o acesso da comunidade ao ensino de graduação de caráter público e de qualidade.

O Campus Pinheiro foi formalizado pela resolução Nº 08/1981- CONSUN, na primeira fase de interiorização da Universidade Federal do Maranhão, que também criou os campi de Imperatriz, Chapadinha, Balsas e Codó. O Campus Pinheiro está localizado na Estrada de Pacas, Enseada, Pinheiro – MA. Nos primeiros anos de funcionamento, foram oferecidos apenas cursos de extensão. Em 1991, entrou em funcionamento o curso de Licenciatura Plena em Letras, que foi extinto em 1997. Atualmente, são oferecidos os cursos de: Licenciaturas Interdisciplinares de Ciências Humanas e Ciências Naturais-Biologia, Enfermagem, Educação Física, Medicina e Engenharia de Pesca.

Em junho de 2015, o Conselho Superior da UFMA aprovou resolução criando a unidade acadêmica Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia. Na prática, significa que o campus passou a contar com uma estrutura deliberativa e administrativa, o que proporcionou um maior suporte para o desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão.

O novo Centro será dirigido por um órgão colegiado, constituído na forma estatutária e regimental da Universidade Federal do Maranhão, com as representações oficiais dos cursos de graduação e pós-graduação e representantes das categorias técnico-administrativa e discente.

A arrancada do Campus de Pinheiro para se tornar o Centro de Ciências Humanas, Saúde e Tecnologia teve início em 2007, na gestão Natalino Salgado, com a adesão da UFMA ao Reuni, que instituiu a expansão e interiorização da Universidade. A partir de 2010, foram criadas as licenciaturas interdisciplinares e nomeados, pela primeira vez, professores no Campus da baixada maranhense. Em 2013, foram criados os cursos de Ciências Humanas com duas ênfases, História e Filosofia, e também o curso de Ciências Naturais com ênfase em Biologia. Os cursos foram reconhecidos em 2014 na avaliação do MEC com nota 4.

Em 2013, o Campus de Pinheiro aprovou uma nova expansão e se criou o curso de Medicina. No ano seguinte, foi criado o curso de Enfermagem e, em 2015, foi implantada a licenciatura em Educação Física e Engenharia da Pesca.

O Campus de Pinheiro conta hoje com seis cursos de graduação e abriga em sua estrutura física dois campi, um no bairro da Floresta, antiga Pousada Pericumã, onde atualmente está funcionando a casa dos estudantes.

Outro Campus na estrada de Pacas é composto por dois blocos, um chamado prédio das licenciaturas, formado por um auditório, uma biblioteca central, dois laboratórios, oito salas de aula, um laboratório de informática, salas das coordenações de cursos e salas dos professores e da administração. Também faz parte desse Campus o bloco chamado de Unidade Acadêmica da Saúde, formado por nove laboratórios, um laboratório de informática, oito salas (adequadas ao ensino dos cursos de educação física, medicina e enfermagem), um auditório, duas salas de observação, quatro salas de RPG, uma sala técnica, uma sala de controle, uma de simulação e duas salas de coordenação (Enfermagem e Medicina). Integram, ainda, o complexo o restaurante universitário, a quadra poliesportiva (ainda em construção) e o anexo do prédio devolvido pela secretaria do Estado, que deverá ser reformado.

Munícipio de Pinheiro

A cidade de Pinheiro foi fundada pelo Capitão-Mor Inácio José Pinheiro, que, em 1819, quando estava em busca de terras propícias à criação de gado, instalou uma fazenda nos campos do rio Pericumã (nome de origem tupi que significa “o junco do alagadiço”), local que foi a gênese do município que surgiria mais tarde com o nome de Pinheiro, em homenagem ao seu fundador. Foi elevada à categoria de cidade, pela Lei nº 911, de 30 de março de 1920.

Localizada na Mesorregião Norte Maranhense, mais precisamente na Microrregião da Baixada Maranhense, Pinheiro, segundo estimativas do IBGE-2012, conta com uma população de 79.566 habitantes distribuída em uma área de 1.466 km², tendo, por conseguinte, uma densidade demográfica de 52,64 hab./km². É a cidade mais populosa da região, e também considerada Polo de desenvolvimento da Baixada Maranhense.

O município de Pinheiro faz limite ao norte com os municípios de Santa Helena, Mirinzal e Central do Maranhão; ao Sul com os municípios de Pedro do Rosário e São  Bento; ao Leste com os municípios de Bequimão, Peri-Mirim e Palmeirândia; e ao Oeste com os municípios de Santa Helena e Presidente Sarney..

O rio Pericumã, além de um dos sustentáculos econômicos, é a principal fonte de recursos hídricos. Circunda quase toda a cidade, numa extensão de cerca de 160 km, desde a sua nascente na lagoa da Traíra, até seu encontro com o mar, na baía  do Cumã. É também um rio navegável por suas águas profundas, que facilita o escoamento da produção agrícola e animal da região. A boa produtividade de pescado serve de base para a alimentação das famílias ribeirinhas.

A economia do município ocupa a 12ª colocação no estado, caracterizada pela exploração de atividades primárias da cadeia produtiva, pela área de serviços e comércio. O setor secundário tem pouca relevância na economia local, devido ao baixo índice de industrialização do município. Contrastando com esta situação, o setor terciário destaca-se como o mais importante dentro do conjunto de forças econômicas.

Na educação, o município dispõe de rede de ensino, desde a educação infantil até o ensino médio, apresentando, em 2011, nota de 4,2 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Na última década, houve um aumento significativo na oferta de cursos profissionalizantes. Na educação superior destaca-se a abertura de cursos de licenciaturas, não havendo, contudo, investimentos na oferta de cursos nas áreas de saúde e tecnologias, em virtude das dificuldades geográficas da região.

Na saúde, consta, em dados oficiais, que o município de Pinheiro é um Centro de Referência da região da Baixada Maranhense nos serviços médico-hospitalares, odontológicos, fisioterapêuticos, laboratoriais e centros de diagnóstico por imagem.
(Fonte: Rosiane de Oliveira Silva, IBGE/Wikipédia/ Projeto Político-pedagógico do Curso de Medicina)

Fim do conteúdo da seção