Câmpus de Pinheiro realiza jornada sobre educação ambiental, horta caseira e agricultura natural Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 14/08/2018

PINHEIRO - O programa de Extensão Corporeidade e Educação na Baixada Maranhense realizará no dia 24 de agosto, a partir das 10h, no auditório do Centro Universitário de Pinheiro, a I Jornada de Educação Ambiental, Horta Caseira e Agricultura Natural na Baixada Maranhense.

O evento tem como objetivo proporcionar conhecimentos sobre a Educação Ambiental para as escolas da cidade de Pinheiro e, também, para a comunidade acadêmica da UFMA, ressaltando a importância da educação ambiental, a partir da Agricultura Natural, por meio da política de meio ambiente, tanto para as Universidades quanto para os demais estabelecimentos do Brasil.

A I Jornada de Educação Ambiental, Horta Caseira e Agricultura Natural na Baixada Maranhense é um evento do Programa de Extensão Corporeidade e Educação na Baixada Maranhense coordenado pelo professor Diogo Correia e conta com o apoio de segmentos do Centro Universitário de Pinheiro.

A lei 117/2016, promulgada pelo governo do Maranhão, passou a ser comemorada e incentivada no estado mantendo uma prática interdisciplinar da Agricultura Natural como modo de vida saudável em busca de posturas mais sustentáveis no mundo contemporâneo.

Segundo esta lei, anualmente, no mês de agosto, os estabelecimentos de ensino do estado do Maranhão são incentivados a praticarem a Agricultura Natural como forma de educação no viés interdisciplinar por meio de saberes que preservem o meio ambiente.

A Agricultura Natural é um modo de cultivo orgânico de alimentos, que não utiliza adubos e produtos químicos externos na preparação do solo. Esse é um modo científico que visa a não degradação do meio ambiente. Para participar, gratuitamente, basta enviar o nome completo para o e-mail corporeidade.maranhao@gmail.com.

Abertura: Palestra. (10h às 12h).

Tema: A Educação Ambiental a partir da Agricultura Natural.

Palestrantes: Professor e Biólogo Carlos Daniel e a Professora Creusa Soares (Centro de Pesquisas Korin Agropecuária – Ipeúna em São Paulo).

2- Oficina Horta Caseira. (14h30 às 15h30).

Expositora: Professora Creusa Soares.

3- Encerramento: Mesa Redonda. (16h às 17h20).

Tema: A Horta Caseira de Plantio Agrícola Natural. Um novo paradigma na promoção educacional de saúde no século XXI.

Debatedores: Professor Carlos Daniel e Professora Creusa Soares.

Lugar: Câmpus de Pinheiro
Texto: Ascom