PINHEIRO: Feira das Profissões atrai mais de 600 pessoas ao CCHNST Universidade Federal do Maranhão - UFMA

PINHEIRO: Feira das Profissões atrai mais de 600 pessoas ao CCHNST

Publicado em: 29/11/2016

PINHEIRO - A I Feira das Profissões do Centro de Ciências Humanas, Naturais, Saúde e Tecnologia – Campus Pinheiro – recebeu a visita de mais de 600 alunos do ensino médio, de escolas públicas e privadas da cidade. O evento, realizado na última sexta, 26, pela Pró-Reitoria de Ensino – PROEN – teve como objetivo oferecer informações sobre a estrutura dos cursos de graduação da UFMA no município para que os interessados possam escolher com mais clareza qual carreira profissional seguir.

Para o professor do curso de Licenciatura, Dimas dos Reis, a Feira das Profissões foi bem sucedida. “Por ter sido a primeira edição, a Feira foi um sucesso. Houve uma participação significativa das escolas de Pinheiro, muitos alunos, professores e gestores de escolas estiveram presentes. E daqui para frente eu penso que é importante que ela passe a fazer parte do calendário do CCHNST e da Universidade. Que possamos ter um contato com as escolas com bastante antecedência para que no próximo ano haja uma mobilização maior e eu acredito que, a cada ano, nós possamos ampliar a participação, inclusive visitando e falando sobre a Feira das Profissões nas cidades e escolas tanto da baixada quanto das reentrâncias maranhenses”, apontou o professor.

A participação dos coordenadores, professores e dos alunos dos cursos do CCHNST foi o grande diferencial do evento, uma vez que atenderam os convidados com entusiasmo e troca de experiências. Para os universitários, a Feira das Profissões foi uma chance de colocar em prática o conhecimento obtido em sala de aula.

Estudantes da Escola Fundação Bradesco, Nayane Sousa e Nayara Sousa, definiram a experiência como uma oportunidade de vivenciar os cursos que a UFMA oferece. Segundo Nayane Sousa, "a feira não limita nossas dúvidas, ela abre espaço para descobrimos coisas que não seria possível num site, observamos tudo na prática, o que cada curso oferece”. Nayara Sousa completou que a Feira “ajudou a definir a carreira que pretende seguir”.

A aluna Gleyciane Lacerda, da Escola José de Anchieta, considerou a Feira importante para que pudesse conhecer os cursos da UFMA Pinheiro. “Estou achando a Feira muito interessante, porque aqui estou aprendendo sobre os cursos e o mercado de trabalho. Na minha opinião, outras escolas deveriam vir para entender o funcionamento da Universidade. O curso que mais me chamou atenção foi o de Licenciatura em Ciências Naturais”.

Além da visitação aos stands dos cursos de graduação do CCHNST, que apresentaram uma programação diversificada com jogos, exposição de produtos, palestras e oficinas, outra atração da Feira foi à visitação ao Planetário e observação no telescópio do espaço solar.

Lugar: Pinheiro
Texto: ROSIANE DE OLIVEIRA SILVA