Início do conteúdo da seção

Quem Somos

  Português  |    English  |  


QUEM SOMOS

O Programa UFMA Sustentável foi uma iniciativa da Vice-Reitoria da Universidade Federal do Maranhão, sob a gestão do Profº Drº Fernando Carvalho e sua equipe de colaboradores docentes, estudantes e técnicos administrativos. Considerando as mudanças atuais na gestão de vosso Campus, o Programa é hoje de responsabilidade da Superintendência de Infraestrutura – SINFRA e o atual Superintendente Wener Teixeira Miranda dos Santos, na qual se gerencia projetos na área de Indústria, Inovação e Infraestrutura, junto à eficiência energética, água e esgoto, consumo de papel, qualidade de vida e dinamizar as atividades produtivas inclusive nas regiões mais atrasadas ou desfavorecidas.

O avanço das novas tecnologias junto á conectividade planetária, a ampla urbanização do planeta e o avanço das políticas sociais abrem espaço para o que as Nações Unidas têm chamado de Global New Deal, novos pactos globais. Ao invés de condomínios, muros e controles para se proteger dos pobres, de gritarias ideológicas sobre as ameaças dos imigrantes, muito mais inteligente é promover o desenvolvimento onde há pobreza. O Conhecimento é o principal item de fator de produção, a missão é fazer com que se torne grande passagem para o desenvolvimento.

Os Aprofundamentos das crises econômicas, sociais e ambientais, geraram nova consciência. Os nossos recursos, tanto financeiros como tecnológicos, devem ser reorientados para assegurar o bem-estar das famílias e a sustentabilidade. A Democratização do acesso aos recursos é a lógica que rege alguns sistemas como: acabamento da pobreza, assegurar crescimento e empregos, e promover a industrialização sustentável.

Para mais informação sobre a SINFRA

 

HISTÓRICO

O Programa UFMA Sustentável foi apresentado em dezembro de 2016 à administração superior da Universidade para verificar a sua adequação ao Planejamento Estratégico da UFMA. Entre as propostas, o programa pretende servir como pilar de orientação para as iniciativas de contratações, compras ou convênios da Ufma, que segundo o seu projeto central devem adotar um número maior e mais incisivo de atributos e critérios de sustentabilidade, conforme especificado em protocolos ambientais. Seu planejamento estratégico prevê definição de ações, metas, prazos de execução e mecanismos de monitoramento e avaliação de ações de sustentabilidade, possibilitando que UFMA a realização de práticas sustentáveis e racionalização de gastos e processos na administração.

 

 

Fim do conteúdo da seção