Início do conteúdo da seção

GERAÇÃO DE ENERGIA FOTOVOLTAICA

  Português  |    English  |  

 

A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) acaba de anunciar a implantação de sistemas de energia solar em seu campus. O contrato com a empresa Obras Sol Eletrificações para a instalação dos geradores fotovoltaicos foi assinado no dia 20 de fevereiro pelo reitor Natalino Salgado. A iniciativa tem por objetivo diminuir os gastos com energia elétrica.

“O sistema é uma alternativa para que os custos com energia elétrica sejam barateados, sem contar que é a melhor opção para usarmos energia limpa e contribuirmos com a sustentabilidade”, acrescentou Salgado.

O contrato prevê a aquisição de kits para a geração de energia fotovoltaica. A economia gerada pelos painéis fotovoltaicos, segundo o superintendente de infraestrutura da UFMA, Wener Santos, será em torno de 5% a 10% ao mês, com energia elétrica. Hoje, o cujo consumo anual da universidade é de aproximadamente R$ 15 milhões.

A assinatura do acordo ocorreu por meio do termo de adesão da UFMA a uma ata federal. “A UFMA se tornará um dos principais pontos de captação de energia solar de São Luís”, afirmou Wener Santos, acrescentando que para isso, foi realizado o mapeamento dos prédios que mais consomem energia no campus para iniciar por eles a instalação. O planejamento do cronograma de instalação e as tarefas para execução teve colaboração dos professores Clóvis Oliveira e Vilemar Gomes, do Departamento de Engenharia Elétrica e do Instituto de Engenharia Elétrica.

Para acompanhar a geração de energia fotovoltaica clique aqui , aqui e aqui  

Fim do conteúdo da seção