UFMA investe em sistema de segurança nos câmpus da capital e do continente Universidade Federal do Maranhão - UFMA

UFMA investe em sistema de segurança nos câmpus da capital e do continente

Publicado em: 17/05/2021

Um projeto piloto de segurança começou a ser implantado na Universidade Federal do Maranhão desde 2020. Trata-se da instalação de câmeras de segurança nos câmpus do continente. Por ser piloto, o projeto iniciou-se no câmpus de Imperatriz, nas unidades Centro e Bom Jesus, com a instalação de duas câmeras, uma em cada unidade, e no câmpus de Balsas, todas com monitoramento remoto, via internet.

Segundo o Superintendente de Infraestrutura (Sinfra), Wener Santos, o objetivo é, até 2023, implantar câmeras em todos os oito câmpus. “Em São Luís, tínhamos 136 câmeras de segurança. Hoje, contamos com cerca de 210, distribuídas por todos os espaços, inclusive em prédios que ainda não tinham sistema de videomonitoramento. Pretendemos, até 2023, instalar 300 câmeras em todos os câmpus. Iniciamos nosso projeto por Imperatriz, mas, pelo resultado positivo, estenderemos aos demais câmpus. Nossa equipe já está em viagem para continuar a instalação do sistema de videomonitoramento, que será acompanhado em tempo real aqui pela equipe de São Luís”, explicou.

Neste período de pandemia, o movimento da Universidade tem sido baixo, se comparado com o período em que ainda não existia o isolamento social, e, por essa razão, de acordo com o professor Wener, esse investimento se torna necessário. “Precisamos cuidar do patrimônio que é de todos nós e garantir a segurança predial da nossa Universidade, para que, quando a comunidade acadêmica retornar às atividades, tenha mais segurança nos câmpus”, afirmou.

A Universidade também aumentou de um para três novos monitores, a fim de acompanhar as mais de 200 câmeras instaladas. O projeto é uma parceria da Sinfra com a Superintendência de Tecnologia da Informação, na qual o superintendente, Anilton Maia, é, também, o autor e responsável pelo projeto. “A Sinfra monta a estrutura, e a STI instala os equipamentos”, completou Wener.

Fonte: Portal UFMA padrão
Última alteração em: 17/05/2021 11:15