Importancia do Rio Bacanga para capital | Projeto Lagoa Nova Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Importancia do Rio Bacanga para capital | Projeto Lagoa Nova

Publicado em: 17/05/2021

Repórter Mirante mostrou através da navegação pelas águas do Rio Bacanga a importância dele para a capital. O programa mostrou ainda a relevância histórica, econômica e social do rio.

O atrativo também apresentou na manhã do sábado (1°) o Rio Bacanga que um dia foi a principal via de escoamento das riquezas produzidas em São Luís no século XIX e de onde os pescadores tiram até hoje o peixe de cada dia.

O Rio Bacanga é o segundo rio mais importante da ilha. Nasce na cidade de São Luís e deságua na baía de São Marcos. Possui uma rica biodiversidade ligada aos manguezais, porém sofre com a poluição, o desmatamento, as queimadas, a ocupação indevida, o assoreamento, entre outros graves problemas que ameaçam a vida do rio e preocupa os moradores ao longo de seu curso.

O projeto Lagoa Nova tem como foco a proteção ambiental, a infraestrutura e o urbanismo na região. Entre as ações planejadas, estão identificar os pontos de poluição e desmatamentos ao redor do rio, incentivar o lazer, ações comunitárias na região, intensificar as fiscalizações perante o poder público e a comunidade, e monitorar a qualidade da água do rio.

A iniciativa tem o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semmam); da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema); do Comitê Gestor da Limpeza Urbana; do Batalhão da Polícia Ambiental (BPA); do Ecomuseu Sítio do Físico e da Câmara Municipal de São Luís; representada pelo vereador Álvaro Pires; e do Clube de Mães do Bairro Coroado, porém a intenção é envolver a maior quantidade de parceiros possível, conforme explicou o assessor-chefe da Assessoria de Representação Institucional da UFMA e um dos coordenadores do Lagoa Nova, Arkley Bandeira.

Fonte: Repórter Mirante e Portal UFMA padrão
Última alteração em: 17/05/2021 11:16