Equipe da Proen visita a escola Upaon-Açu e o Colégio Universitário Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Equipe da Proen visita a escola Upaon-Açu e o Colégio Universitário

Equipe da Proen visita a escola Upaon-Açu e o Colégio Universitário, marcando o início do projeto UFMA na Escola

Publicado em: 25/11/2021

Iniciando as atividades do projeto UFMA na Escola, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Maranhão, na manhã do dia 23 e na tarde do dia 24 deste mês, representantes da Proen visitaram a escola Upaon-Açu, localizada no bairro do Alto do Calhau, e o Colégio Universitário (Colun), localizado na Cidade Universitária Dom Delgado, respectivamente.

A equipe, composta pela pró-reitora de Ensino, Isabel Ibarra Cabrera; o diretor de Desenvolvimento do Ensino de Graduação, Jhonatan Almada; a diretora de Organização Acadêmica, Katia Simone Teixeira da Silva de La Salles; a diretora de Ingresso à Graduação, Licia Crystine Pereira Silva; a diretora de ações especiais, Lorena Carvalho Martiniano de Azevedo, ser reuniram na escola Upaon-Açu em uma reunião entre as equipesPedagógica e Administrativa da escola na biblioteca da escola, finalizando com a exposição dos cursos de graduação e do Portal das Profissões aos estudantes da segunda série do ensino médio no auditório interno da instituição de ensino.

Já a visita ao Colégio Universitário ocorreu no pátio central da escola, com alunos da terceira série do ensino médio, em que também tiveram contato com informações dos cursos de graduação da UFMA e o Portal das Profissões. Todos os integrantes da equipe da Universidade respeitaram os protocolos sanitários de saúde de combate à covid-19, como a utilização de máscara e álcool em gel.

Segundo a pró-reitora de Ensino, o projeto UFMA na Escola nasceu da necessidade da Universidade se aproximar da educação básica, nas escolas privadas e públicas de São Luís. “É um projeto que está começando agora e nós da UFMA, especialmente da Proen, acreditamos que essa aproximação do ensino superior com a educação básica incentive os alunos que estão cursando a terceira série do ensino médio a escolher seu curso e a pensar que a nossa Universidade é um local com uma experiência rica em pesquisa, ensino e extensão, proporcionando uma esfera de possibilidades e vivências no ensino superior”, comentou.

Por sua vez, Jhonatan Almada ressaltou que desde as últimas edições da feira das profissões, a UFMA tem a preocupação de dialogar com a educação básica. “Nesse sentido, aprofundamos esse diálogo e entendemos que a Universidade se faça presente na escola e que ela possa estar diretamente interligada com os estudantes do ensino médio, explicando quais são os cursos da nossa instituição, proporcionando que a escolha deles seja mais facilitada”, salientou o diretor de Desenvolvimento do Ensino de Graduação.

Ele ainda reforçou que o projeto proporcionará aos estudantes do ensino médio das escolas contempladas pelo projeto façam as melhores escolhas ao adentrarem no ensino superior público, cursando a graduação que de fato queiram por inteiro, contribuindo com a diminuição dos índices de retenção e evasão. “Esse estudante vai ter clareza de que é aquele curso que quer fazer e com isso vai se dedicar muito mais. Isso é um benefício para a Universidade e também aos professores e pesquisadores que a constituem, corroborando com a qualidade do ensino e a excelência acadêmica”, frisou.

A diretora-geral do colégio Upaon-Açu, Elsa Helena Almeida Silva Balluz, destacou que a UFMA é uma referência como centro de pesquisa, extensão e ensino superior. “A ideia da construção dessa parceria é que nós, agentes educacionais, pensemos não somente no possa vinha ser depois da formação escolar destes alunos, porém, traga condições de se ver e estar no mundo de forma prática e relevante, para que eles tenham energia de construir suas próprias carreiras”, pontuou.

Ela ainda revelou que o diálogo entre a equipe da UFMA e os estudantes da segunda série do ensino médio possibilitou a explanação da estrutura curricular da Universidade, permitindo que estes alunos pudessem sanar suas dúvidas quanto ao ingresso no ensino superior. “Os espaços educacionais por excelência são espaços de convivência e transformação. Estamos motivando esses alunos a sonhar, como também a conquistar seus espaços. Estamos finalizando o termo de cooperação entre a UFMA e a escola Upaon-Açu, respeitando todas as diretrizes das instituições envolvidas neste projeto, para que seja assinado de forma consistente e legal”, apontou.

Para o diretor do Colégio Universitário, Janilson José Alves Viegas, a tarde entre os alunos da terceira série do ensino médio do Colun com a equipe do Projeto UFMA na escola foi muito proveitosa. “Os nossos alunos e alunas que são jovens e adolescentes puderam tirar suas dúvidas e obter informações e esclarecimentos em torno do ingresso em um curso de graduação em uma instituição de ensino superior pública, tendo em vista, que para muitos estudantes essa realidade se aproxima, já que a primeira etapa do Enem foi realizada no domingo passado, 21, e a segunda etapa será aplicada neste próximo domingo, 28. Desejo sucesso a todos os alunos do Colégio Universitário que estão realizando as provas do Exame”, finalizou.

Conheça o Projeto

UFMA na Escola é um projeto desenvolvido pela Pró-Reitoria de Ensino que objetiva levar a Universidade às escolas de ensino médio por meio da apresentação de seus cursos e do Portal das Profissões, despertando o interesse dos estudantes que almejam ingressar no ensino superior pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As visitas ocorremeste mês ano e as escolas a serem visitas pela equipe da Proen são o Colégio Educallis; Colégio Universitário (Colun); Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (Iema) e a escola Upaon-Açu.

Veja Mais::

Visita ao Colégio Educallis e o IEMA


Por: Allan Potter


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Última alteração em: 01/12/2021 19:40

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

06/04/2022

00:00

GUIA PARA ELABORAÇÃO DE PROJETOS PEDAGÓGICOS DE CURSOS DE GRADUAÇÃO Este Guia de Projetos Pedagógicos de Cursos da Universidade Federal do Maranhão-UFMA vem atender a uma demanda das Coordenações, Departamentos...

05/04/2022

00:00

Setor de Estágio moderniza seus procedimentos A Pró-reitoria de Ensino (PROEN) realiza, no período de 6 a 8 de abril, o Fórum de Graduação 2022, que...

04/04/2022

00:00

Câmpus de Pinheiro e de Codó realizam colação de grau de forma virtual Os câmpus de Pinheiro e de Codó realizaram na sexta-feira, 1º de abril, a solenidade de colação de grau dos...

31/03/2022

00:00

Inscrições abertas para os Grupos de Trabalho do Fórum de Graduação 2022 O Fórum de Graduação de 2022 já tem inscrições abertas para os Grupos de Trabalho (GTs), por meio de um formulário...

31/03/2022

00:00

Pró-Reitoria de Ensino cria pasta “Dona Norma”   Como parte dos preparativos para o Fórum de Graduação 2022, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) criou a pasta “Dona Norma”...
Fim do conteúdo da sessão