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PRODOCÊNCIA

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    O que é o Prodocência?

    O Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência), sob responsabilidade da Diretoria de Educação Básica Presencial (DEB) da CAPES à partir de 2008, tem por objetivo selecionar propostas que contemplem um conjunto de atividades relevantes para a formação e para o exercício profissional dos futuros docentes e que fortaleçam a formação do professor, tendo o trabalho pedagógico como princípio articulador da unidade entre teoria e prática na formação e atuação do educador. Em particular, apóia iniciativas que priorizam o acompanhamento e avaliação dos projetos político-pedagógicos dos diferentes cursos de licenciatura, bem como o desenvolvimento e a consolidação de novas metodologias articuladas aos conteúdos curriculares, com destaque para atividades apoiadas nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). O Prodocência foi implantado pela SESU/MEC em 2006, com 26 projetos aprovados. Reeditado em 2007, foram aprovados 47 projetos, de um total de 55 submetidos, com prazo de duração limitado a seis meses e orçamento limite de R$ 80.000,00, num total de R$ 3 milhões.

    Fonte: www.capes.gov.br/educacao-basica/prodocencia
     
    Quem participa?

    Instituições Federais de Ensino Superior, incluídos os Institutos Federais, que possuam licenciaturas e Instituições Estaduais e Municipais de Educação Superior que tenham licenciaturas autorizadas na forma da lei.

     

    Coordenador Geral: ISABEL IBARRA CABRERA
    Coordenador Adjunto: POLLYANNA GOUVEIA MENDONÇA MUNIZ
     
    Equipe:

    Cláudia Maria Pinho de Abreu Pecegueiro

    Jocilene Mary Lima da Silva

    Wilame Costa


    PROGRAMA DOCÊNCIA ATIVA         

    O programa visa promover reflexões sobre práticas pedagógicas, impulsionar a busca de novos saberes referentes ao cotidiano docente e estimular uma cultura de formação que promova a consciência autorreflexiva social e crítica dos professores, além de oferecer subsídios para reflexão e desenvolvimento sobre processos de planejamento, técnicas e métodos de ensino e com isso promover o diálogo acadêmico acerca de temas inerentes a docência.

                                  

                                                                                              

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