I Feira das Profissões Virtual promove bate-papo com professores das Ciências Exatas e Engenharias Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

I Feira das Profissões Virtual promove bate-papo com professores das Ciências Exatas e Engenharias

Publicado em: 18/12/2020

SÃO LUÍS – A I Feira Virtual das Profissões da UFMA ocorreu entre os dias 15 e 17 de dezembro. A programação promovida contou com vários bate-papos acerca dos cursos das mais diversas áreas do conhecimento. O VIII bate-papo foi com os professores dos cursos de Ciências Exatas e Engenharias do câmpus de São Luís.

Na ocasião, o professor Márcio James Guimarães falou sobre o curso de Design; o professor Harvey Vélez comentou a Engenharia Química; o professor Hildo Antônio Silva, sobre o curso de Química; e a professora Jaciene falou sobre o curso de Engenharia Química.

O professor Marcos James Guimarães destacou o vasto campo de atuação de um profissional formado em Design. “São muitas as áreas de atuação, mas nós colocamos aqui as que nós contemplamos no nosso curso, como o Design Gráfico, Audiovisual, Tipografia, Mídias Sociais, Mobiliários, Equipamentos, Vestuário e Brinquedos.”

Já o docente do curso de Engenharia Química Harvey Vélez falou sobre a boa formação de alunos em um curso razoavelmente novo dentro da UFMA. “A Engenharia Química é um curso multidisciplinar, podendo trabalhar nas mais diferentes áreas, como alimentos, petroquímica, mineração e processos. Com isso, o aluno ingressante tem grande oportunidade de conhecer diversas áreas de atuação”, pontuou.

Sobre o curso de Química, licenciatura e bacharelado, professor Hildo Silva explicou sobre o campo de atuação de ambas as modalidades do curso. “O profissional formado no bacharelado em Química pode atuar em assessoria, pesquisa, consultoria, elaboração de orçamento, perícia, vistorias e padronização de controle de qualidade, por exemplo”, contou.

Ele acrescentou que o campo de atuação do licenciado não está restrito apenas à sala de aula. “Cabe também ao licenciado a direção, supervisão, programação, orientação e responsabilidade técnica no âmbito das atribuições”, acrescentou.

A professora Jaciene Martins, de Química Industrial, apresentou as atribuições do Químico Industrial. “O profissional formado em Química Industrial pode atuar tanto na fabricação de produtos químicos, como no controle de qualidade de produtos e matérias-primas. Além disso, podem realizar estudos, análises de substâncias e matérias-primas, seja em materiais, minérios, sais, petróleos ou derivados”, destacou.

Acesse o Portal das Profissões para ver e rever as apresentações de todos os cursos, bem como ver depoimentos de professores, estudantes e egressos da UFMA e ainda conhecer melhor cada um dos 94 cursos de graduação que a Universidade possui.

Bloco VIII - CCET - Feira Virtual das Profissões - 17-12-2020


Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube

Revisão: Jáder Cavalcante

Lugar: YouTube DCom TV
Texto: Laís Costa
Última alteração em: 18/12/2020 20:00

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

17/12/2020

00:00

Representantes dos cursos de Ciências Biológicas e da Saúde participam de bate-papo na Feira das Profissões SÃO LUÍS - Os representantes dos cursos de Ciências Biológicas e da Saúde do câmpus de São Luís participaram de...

16/12/2020

00:00

Cursos da UFMA obtêm notas positivas no CPC 2019; confira também as avaliações anteriores       SÃO LUÍS – Recentemente, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC),...

16/12/2020

00:00

Feira das Profissões aborda escolha profissional, cotas de ação afirmativa e acessibilidade SÃO LUÍS - O primeiro dia da I Feira Virtual das Profissões, realizado por meio da Pró-reitoria de Ensino, contou...

15/12/2020

00:00

Está no ar o Portal das Profissões, plataforma de informações sobre cursos de graduação da UFMA SÃO LUÍS - Em solenidade de abertura da I Feira Virtual das Profissões, nesta terça-feira, 15, foi lançado o Portal...
Fim do conteúdo da sessão