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FAQ (DÚVIDAS FREQUENTES)


    - Outras informações, consulte a Carta de Serviços 2023.

     

     

    1 - Como faço para formalizar um pedido junto à UFMA?

    As solicitações de formalização de pedidos junto à UFMA devem ser realizadas diretamente no SEI, conforme estabelecido no Art. 6º da Portaria nº 605/2023/FUMA/OEC/REITORIA/GR.

    Do Acesso ao SEI-UFMA:

    Nos casos de usuário interno, o acesso deve ser realizado utilizando o mesmo login e senha usados nos demais sistemas da UFMA (página do SEI)

    Nos casos de usuário externo, inicialmente deve ser solicitado o seu acesso externo ao SEI-UFMA seguindo os procedimentos do informativo (clique aqui)

     

    Obs: Entende-se como usuário interno todos os servidores ativos e colabores internos da UFMA, e como usuário externo todos os demais que não sejam caracterizados como usuário interno.

     

    2 - Como posso entrar em contato com as unidades no período pandêmico?

    O contato com as unidades da UFMA pode ser realizado através de seus e-mails institucionais (clique aqui), ou presencialmente conforme os horários de funcionamento de cada unidade.

     

    3 - Como saber o meu e-mail institucional?

    Os servidores ativos da UFMA já possuem e-mail institucional de forma automática.

    e-mail institucional do servidor, normalmente corresponde ao usuário de login no SIPAC@ufma.br, o qual deve ser colocado na plataforma de entrada do gmail, e a senha de login do e-mail há de ser a mesma senha utilizada nos sistemas da UFMA.

    Caso tenha dificuldades de acesso, o servidor pode entrar em contato com dd.nti@ufma.br ou sistemas.ti@ufma.br.

     

    4 - Como faço para solicitar Aposentadoria?

    Para a solicitação de aposentadoria na UFMA é necessário formalizar o pedido, protocolando-o diretamente no SEI, com o envio do Requerimento do Servidor devidamente preenchido e assinado e ainda acompanhado dos documentos constantes no Check list disponível com os demais formulários no Portal da PROGEP (clique aqui).

     Maiores informações através do e-mail corec.progep@ufma.br

     

    5 - Outra pessoa pode solicitar formalização/abertura de processos em meu nome?

    A solicitação de formalização de processo através de pedidos por terceiros somente deverá ocorrer mediante a apresentação de procuração, enviada também como anexo dentre os demais documentos.

    É recomendado acrescentar o documento de identificação do procurador.

     Maiores informações através do e-mail  depa@ufma.br


    6 - Quais os tipos de processos posso solicitar quando do NASCIMENTO DE FILHOS?

    Os servidores públicos, segundo o Guia do Servidor, tem direito a solicitar:

    a) Auxílio Natalidade;

    b) Assistência ou Auxílio Pré-Escolar;

    c) Licença à Gestante, caso a mãe seja servidora pública;

    d) Licença Paternidade, caso o pai seja servidor público;

    Além de requerer a inclusão do dependente para:

    • Dedução do Imposto de Renda
    • Licença Tratamento de Pessoa da Família.
    • Plano de Saúde

    Os pedidos devem ser formalizados, protocolando-os diretamente no SEI, com o envio do Requerimento devidamente preenchido e assinado.

    Para cada pedido deve ser formalizado um protocolo distinto, devendo-se atentar aos documentos listados ao final de cada formulário específico.

    Os formulários podem ser localizados no Portal da PROGEP (clique aqui)

    Maiores informações através do e-mail corec.progep@ufma.br 

     

    7 - Como faço para apresentar o meu RELATÓRIO DE ATIVIDADES DOCENTE?

    Os Relatórios de Atividades Docentes devem ser inseridos no processo referente à  solicitação de afastamento, conforme orientação no Fluxograma _Relatório de Atividades Docente (clique aqui), estabelecido pela DTD/DIPLAD/PROGEP.

    Sendo assim, o docente deve solicitar o desarquivamento do seu processo de afastamento (informando o nº do processo).

    As solicitaçãoes de desarquivamento de processos estão ocorrendo através da Plataforma de Atendimento PPGT no link: atendimento-ppgt.ufma.br

    Maiores informações através do e-mail diplad.progep@ufma.br 

     

    8 - Como faço para solicitar PROMOÇÃO/PROGRESSÃO DOCENTE?

    As solicitações de Progressão e/ou Promoção Docente deverão estar em conformidade ao estabelecido na Resolução CONSAD 204/2017. Nela Constam as orientações, e ainda o requerimento e os demais formulários em seu anexo.

    PROGRESSÃO (quando houver a mudança de NÍVEL)

    PROMOÇÃO (quando houver a mudança de CLASSE)

    Para a sua solicitação na UFMA é necessário formalizar o pedido, protocolando-o diretamente no SEI, com o envio do Requerimento do Servidor devidamente preenchido e assinado

    A Resolução CONSAD 204/2017 pode ser localizada no Portal PROGEP (clique aqui)

    Maiores informações através do e-mail  diplad.progep@ufma.br 

     

    9 - Como posso solicitar PROGRESSÃO POR CAPACITAÇÃO?

    A Progressão por Capacitação é direcionada aos Técnicos Administrativos.

    Para a sua solicitação na UFMA é necessário formalizar o pedido, protocolando-o diretamente no SEI, com envio do Requerimento específico devidamente preenchido e assinado, devendo ser acompanhado do(s) certificado(s) de conclusão do curso.

    Orientações complementares podem ser identificadas no Guia do Servidor disponível no Portal da PROGEP. (clique aqui)

    Maiores informações através do e-mail dcd.progep@ufma.br 

     

    10 - Como faço para solicitar AVERBAÇÃO DE TEMPO DE CONTRIBUIÇÃO?

    Para a sua solicitação na UFMA é necessário formalizar o pedido, protocolando-o diretamente no SEI, com envio do Requerimento do Servidor devidamente preenchido e assinado, acompanhado do envio da Certidão dos órgãos OU a Certidão do INSS.

    Orientações complementares podem ser identificadas no Guia do Servidor disponível no Portal da PROGEP (clique aqui).

    Maiores informações através do e-mail corec.progep@ufma.br

     

    11 - Como faço para solicitar INSALUBRIDADE / PERICULOSIDADE?

    Para a sua solicitação na UFMA  é necessário formalizar o pedido, protocolando-o diretamente no SEI, com envio do Requerimento do Servidor devidamente preenchido e assinado, devendo ser acompanhado da ficha de inspeção.

    Os pedidos de insalubridade e periculosidade são coisas distintas, portanto os requerimentos e processos são separados. Para ambos utiliza-se o Requerimento do Servidor, mas "marcados" conforme solicitação correspondente.

    Orientações complementares podem ser identificadas no Guia do Servidor disponível no Portal da PROGEP (clique aqui).

    Maiores informações através do e-mail corec.progep@ufma.br 

     

    12 - Como faço para solicitar REMOÇÃO?

    Para a solicitação de Remoção na UFMA  é necessário formalizar o pedido, protocolando-o diretamente no SEI, com envio do Requerimento do Servidor devidamente preenchido e assinado pelo servidor e por sua chefia imediata.

    Atentar a distinção entre os formulários de "Remoção por permuta" e "Remoção sem mudança de sede”.

    Em caso de motivação específica para a remoção é interessante enviar, também, documentação comprobatória com a finalidade de respaldar o pedido.

    Orientações complementares podem ser identificadas no Guia do Servidor disponível no Portal da PROGEP (clique aqui).

    Maiores informações através do e-mail digep.progep@ufma.br 

     

    13 - Quando enviar um processo para ARQUIVAMENTO?

    Após findada a motivação de abertura do processo (deferimento ou indeferimento do pedido) o processo deve ser destinado, com a finalidade de arquivamento, ao Arquivo da Contabilidade (se assunto contábil) ou Arquivo da DEPA (se demais assuntos).

    Esta orientação é válida tanto para processos eletrônicos como para processos em suporte papel cadastrados no SIPAC.

    Orientações complementares clique aqui

    Maiores informações através do e-mail depa@ufma.br

     

    14 - Como faço para solicitar READMISSÃO EM CURSO?

    Para a sua solicitação na UFMA  é necessário formalizar o pedido, protocolando-o diretamente no SEI, com envio do formulário específico (clique aqui) devidamente preenchido e assinado, devendo ser acompanhado do histórico acadêmico.

    Os documentos devem ser enviados, como anexo do e-mail, em formato PDF.

    Maiores informações através do e-mail diagrad@ufma.br

     

    15 - Onde posso obter orientações sobre DIPLOMAS (Segunda via/Revalidação/Registro de diplomas de outras IES)?

    Para a solicitação de DIPLOMAS (Segunda via, Revalidação e/ou Registro de diplomas de outras IES)  é necessário formalizar o pedido, protocolando-o diretamente no SEI, com envio do Requerimento específico devidamente preenchido e assinado acompanhado da lista de documentos conforme tipo de solicitação.

    As orientações, formulários e lista de documentos necessários podem ser identificados no Portal da PROEN, conforme a finalidade pretendida:

    1 – Registro de Diplomas de outras IES clique aqui

    2 - Segunda Via de Diploma clique aqui

    3 – Revalidação e Reconhecimento de Diplomas de Graduação e Pós-graduação Stricto Sensu (mestrado e doutorado) clique aqui

    4 - Revalidação de Diploma Médico REVALIDA clique aqui

    Obs:

    Conforme orientação da DERRED/PROEN, após abertura do processo junto à DEPA deve ser feito o agendamento através do e-mail: dired.proen@ufma.br para entrega dos diplomas que serão registrados pela DERRED.

    Maiores informações através do e-mail dired.proen@ufma.br

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