Início do conteúdo da seção

Histórico

O Colégio de Aplicação e Escola Técnica da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Colégio Universitário (COLUN), foi criado através da Resolução nº 42, de 20 de maio de 1968, pelo Conselho Diretor da Fundação Universidade do Maranhão. 

O COLUN funciona como uma Instituição de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, que oferece Ensino Fundamental (Anos Finais), Ensino Médio Regular (1º ao 3º Ano), Ensino Médio e Técnico Integrado (Cursos de Administração e Meio Ambiente) e Curso Técnico Subsequente (Enfermagem). 

Na estrutura organizacional da UFMA, o Colégio Universitário é uma unidade de ensino ligada à Pró-Reitoria de Ensino, que confere autonomia de gestão à escola, viabilizando a qualidade do ensino ofertado, a qual já é reconhecida pelos resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) e do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). 

O COLUN iniciou suas atividades no Palácio Cristo Rei com o objetivo de contribuir para a preparação de seus discentes para o seu ingresso nos estabelecimentos de ensino superior e oferecer o ensino diversificado da 3a. série do segundo grau, nas áreas de saúde, humanística e tecnológica (orientação profissional).

Com a reforma do seu regimento interno, em 1972, o COLUN passou a oferecer o ensino regular para os três anos do segundo grau e se tornou campo de estágio para experimentação e aplicação dos Cursos de Pedagogia e Licenciaturas da UFMA. 

A primeira transferência do colégio ocorreu em 1974, tendo funcionado no Centro de Estudos Básicos (“CEB Velho”) e nos prédios “Pombal” e “Pimentão”, no Campus do Bacanga. 

É importante destacar que através do parecer nº 98/77, processo nº 328, de 18/03/77, foi solicitada a autorização de funcionamento dos cursos técnicos, em nível de segundo grau, com as habilitações profissionais de assistente de administração, secretariado e estatística. 

Em 1980, por meio do convênio entre a UFMA e a Secretaria de Estado da Educação, o COLUN transferiu-se para o bairro da Vila Palmeira. Com uma ampla estrutura, passou a funcionar em dois prédios contíguos, sendo um para o 1º grau e outro para o 2º grau.  Após certo período de funcionamento, uma das novidades apresentadas pelo Colégio Universitário foi possibilitar a iniciação do trabalho no núcleo de produção, através das suas oficinas de marcenaria, jardinagem, técnicas agrícolas, serralheria, serigrafia e educação para o lar. Nesse contexto, foram introduzidas as habilitações básicas em Administração, Construção Civil, Eletricidade, Mecânica, Saúde e o Curso de Magistério, bem como a formação especial (preparação para o trabalho no 1º grau). Houve, também, a implementação de atividades culturais, desenvolvidas através de projetos, tais como: Capoeira, Ginástica Rítmica, Banda e Coral - os quais não visavam somente ao aspecto lúdico e artístico, mas ao educativo, também. 

No final da década de 1980, as políticas de austeridade fiscal e a consequente falta de verbas para as universidades federais contribuíram para o aprofundamento dos problemas estruturais do Colégio Universitário e, infelizmente, o prédio na Vila Palmeira foi se deteriorando progressivamente. Surgiu, então, o projeto de uma nova migração para o campus da UFMA, no Bacanga, a qual foi iniciada em 2006.

Atualmente, o Colégio Universitário está localizado na Cidade Universitária Dom Delgado e conta com salas climatizadas, laboratórios, auditório, biblioteca, quadra de esportes e sala de recursos multifuncionais, dentre outros ambientes educacionais.

A partir de 2002, conforme o parecer CNE/CEB nº16/99, que trata das diretrizes curriculares da educação profissional de nível técnico, o COLUN passa a ofertar três cursos técnicos.

O Curso Técnico em Administração, com mais de 20 anos de experiência, desde a sua implantação como habilitação, já formou centenas de profissionais e oferece uma visão holística das organizações, além de conhecimentos específicos nas áreas de planejamento, organização, direção e controle. Os técnicos em Administração atuam na área organizacional, seja em empresas privadas ou públicas, ONGs ou podem, ainda, iniciar seu próprio negócio na qualidade de empreendedores. 

O Curso Técnico em Meio Ambiente objetiva capacitar técnicos com conhecimento sobre a questão ambiental e que possam trabalhar de forma consciente para o desenvolvimento sustentável do Estado do Maranhão. Os principais campos de atuação do técnico em Meio Ambiente são as empresas de extração e transformação, empresas de geração de energia, órgãos públicos, empresas privadas e secretarias de meio ambiente. 

O Curso Técnico em Enfermagem busca instrumentalizar o indivíduo para atuar no modelo de saúde centrado na tecnologia e na intervenção da situação-problema instalada, como também, viabilizar o cuidado de enfermagem como um direito cidadão fundamentado em um profundo respeito ao ser humano. O curso propõe a formação profissional do técnico de enfermagem voltada ao atendimento das necessidades de saúde de paciente/cliente/comunidade nas diferentes fases do seu ciclo vital, bem como comprometido com a proteção e promoção da vida. 

Fim do conteúdo da seção