Início do conteúdo da seção

Estágio

Sobre o Estágio no Colégio Universitário

O Colun atua como principal campo de Estágio da Universidade Federal do Maranhão proporcionando aos estagiários o desenvolvimento de atividades que vão desde a observação e regências de aulas como também a participação em projetos de ensino, pesquisa, extensão e inovação, o desenvolvimento de materiais, dinâmicas e metodologias de ensino e também o acompanhamento e desenvolvimento relativas ao atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais.

Enquanto Instituição Concedente, o Colun também recebe estagiários de outras instituições de ensino públicas e privadas, desde que devidamente conveniadas com a UFMA. Enquanto Instituição Formadora, o Colun promove e regula atividades de estágio em que os alunos dos Cursos Técnicos atuam a partir do conhecimento adquirido em suas áreas de formação.

Legislação que regula o estágio:

Todo profissional e estudante envolvido nas atividades de estágio devem conhecer e seguir as Leis de Estágio e principalmente a Resolução Consepe 1191/2014 e a Resolução 1674/2017 que regulam as atividades de estágio da UFMA. Para acessar cada resolução, bastar clicar sobre o número das mesmas

 

Diretrizes Estágio COLUN.

Para garantir a execução do planejamento, organização e a garantia e a garantia da legalidade e segurança a todos os envolvidos nas atividades de estágio do Colégio Universitário, algumas diretrizes precisam ser observadas.

1. O Colégio Universitário é campo prioritário das Atividades de Estágio da Universidade Federal do Maranhão, sendo, portanto, obrigatório o acolhimento de estagiários desta instituição, desde que seja obedecido o número máximo de estagiários por supervisor técnico e o quantitativo de estagiários não exceda ou comprometa a capacidade pedagógica da escola.

2. Em caso de estagiários provenientes de outras instituições de ensino conveniadas com a UFMA, serão obedecidas as condições descritas acima, além da avaliação, por parte da Coordenação de Estágio do Colun (Cooest Colun), da pertinência das atividades a serem desenvolvidas pelos estagiários.

3. De acordo com o Parágrafo Único do Artigo 23 da Resolução Nº. 1191- CONSEPE, a assinatura do Termo de Compromisso e do Plano de Atividades deve preceder o iníciodo estágio, portanto, nenhum estagiário iniciará suas atividades sem a verificação dadocumentação obrigatória e anuência por parte da Coordenação de Estágio do Colégio Universitário.

4. Caso o estagiário cometa algum ato em desacordo com as resoluções supracitadas, o Supervisor Técnico deverá comunicar à Coordenação de Estágio do Colun para que as medidas cabíveis sejam providenciadas.

7. O Colun possui Calendário Acadêmico próprio, devendo os Coordenadores e Supervisores Docentes dos Departamento estarem atentos ao início e término das atividades letivas para evitar transtornos na conclusão das atividades dos estagiários.

 

Documentos Necessários:

Para realização do Estágio é obrigatório ao estagiário apresentar os documentos abaixo devidamente preenchidos e assinados. Não é uma tarefa da Coordenação de Estágio do Colun solicitar número de seguro, preencher ou imprimir vias de documentos para os estagiários. 

1. Carta de Encaminhamento devidamente assinada pelo coordenador de estágio;

2. Termo de Compromisso (3 vias) - preenchido digitado, assinado pelo Coordenador de Estágio e constando número do seguro. (Modelo com os dados da Cooest Colun Aqui)

3. Plano de Atividades (3 vias) - preenchido digitado, assinado pelo Coordenador de Estágio e constando número do seguro. (Modelo com os dados da Cooest Colun Aqui)

Fim do conteúdo da seção