Início do conteúdo da seção

Quem Somos

Colun


O COLÉGIO UNIVERSITÁRIO – COLUN

QUEM SOMOS

Um Colégio de Aplicação da Universidade Federal do Maranhão, denominado Colégio Universitário - COLUN, criado através da Resolução n 42, em 20 de maio de 1968 pelo Conselho Diretor da Fundação Universidade do Maranhão.

Funcionamos como uma Instituição de Ensino Básico, que também oferece cursos técnicos (Administração, Enfermagem e Meio Ambiente), reconhecida pela qualidade do trabalho desenvolvido e pelo seu compromisso com uma educação voltada para a formação da cidadania.
Na estrutura organizacional da UFMA fazemos parte do núcleo Operacional que, por sua vez, está ligado à Reitoria.
 
HISTÓRICO

Fundado em 20 de maio de 1968, através da resolução de nº 42, pelo Conselho Diretor da Fundação Universidade do Maranhão, na administração do Cônego Ribamar Carvalho, o Colégio Universitário iniciou suas atividades no Palácio Cristo Rei tendo como objetivos: contribuir na preparação de candidatos aos cursos de habilitação para ingresso nos estabelecimentos de ensino superior, ministrar aos alunos da série do 2º grau o ensino diversificado nas áreas humanísticas, saúde e tecnologia e orientá-los adequadamente em sua opção profissional.
Com a reforma do seu regimento interno, em 1972, o COLUN passou a oferecer o ensino regular para as três séries do 2º grau e se tornou, ainda, campo de estágio para experimentação e aplicação do Curso de Pedagogia da UFMA.

Antes de sediar-se, em caráter definitivo, no bairro da Vila Palmeira, o Colégio Universitário funcionou na Quinta do Macacão, no Centro de Ciências da Saúde e nos prédios do Pombal e Pimentão, no Campus do Bacanga.

Finalmente, em 1980, fruto de um convênio, celebrado entre a UFMA e a Secretaria de Estado da Educação, o COLUN transferiu-se para o bairro da Vila Palmeira, passando então a funcionar em dois prédios contíguos, sendo um para os alunos do 1º grau, e outro para os do 2º grau.

Após certo período de funcionamento, uma das novidades apresentadas pelo Colégio Universitário foi possibilitar a seus alunos a iniciação do trabalho no núcleo de produção, através das suas oficinas: marcenaria, jardinagem, técnicas agrícolas, serralheria, serigrafia, educação para o lar.

Outra novidade foi a implementação de atividades culturais, desenvolvidas em projetos como: a banda, coral, o teatro, que não somente visavam o aspecto lúdico e artístico, como também o educativo; através do parecer nº 98/77, processo nº 328, de 18.03.77, foi solicitado a autorização de funcionamento dos cursos técnicos, a nível de 2º grau, com as habilitações profissionais de assistente de administração, secretariado e estatística.

PRINCÍPIOS NORTEADORES DO COLUN
    •    Desenvolvimento de uma educação pública, gratuita e de qualidade, voltada para a formação integral de homens e mulheres para o exercício da cidadania;
    •    Formação do indivíduo, respeitando e valorizando as diversidades culturais existentes;
    •    Educação voltada para a formação de homens e mulheres considerando todas as dimensões de sua existência: Ética/Moral, Política, Religiosa e Cultural;
    •    Valorização do trabalho como princípio educativo criado para inserção no mundo do trabalho e suas tecnologias.

PRINCIPAIS OBJETIVOS DA ESCOLA
    •    Servir como Escola Laboratório de Ensino Pesquisa e Campo de Estágio da UFMA;
    •    Oferecer e participar de atividades de extensão;
    •    Oferecer Ensino Fundamental, Médio e Técnico.

 

 

Fim do conteúdo da seção