Início do conteúdo da seção

GUIA DE ORIENTAÇÕES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS AO COLUN

As atividades de pesquisa, extensão, ensino ou de outra natureza desenvolvidas no Colégio Universitário (COLUN) fora da relação direta com as ações de planejamento, elaboração e regências de aulas, ou daquelas administrativas ou de gestão, deverão ser realizadas no formato de Projetos, para que possam ser consideradas como atividades dos servidores e computadas no Planejamento Acadêmico Individual de cada servidor, que se equivale ao Plano Individual Docente (PID) no caso de servidores docentes, conforme resolução de Planejamento Acadêmico da Universidade Federal do Maranhão (Resolução CONSEPE 1819/2019).

Os projetos, no âmbito do COLUN, deverão conter: 1. Título; 2. Proponente; 3. Resumo (entre 150 e 200 palavras, com três palavras-chave); 4. Introdução (com apresentação do tema, justificativa e problemática de pesquisa, quando for o caso); 5. Metodologia; 6. Objetivos (geral e específicos); 6. Cronograma; 7. Referências; Observações (caso necessário).

Os projetos serão avaliados por uma Comissão Científica, composta por seis (06) servidores efetivos do Colégio Universitário, das diferentes áreas e setores, indicados pela gestão da escola por Ordem Interna, além do Coordenador de Projetos Pesquisa e Extensão.

Os projetos elaborados e desenvolvidos por servidores do COLUN serão considerados institucionalizados quando atenderem os seguintes procedimentos:

1. Serem submetidos, via formulário eletrônico, à Coordenação de Projetos, Pesquisa e Extensão, do Colégio Universitário (COPPEX-COLUN), seguindo o modelo disponibilizado no site do COLUN;

2. Obtiverem avaliação favorável, mediante parecer (que deverá ser elaborado em formulário próprio – Avaliação de Projetos COLUN/UFMA) da comissão científica; 

3. Serem homologados pelo Conselho Diretor do Colégio Universitário (CD-COLUN), mediante submissão apresentada pela COPPEX-COLUN.

Os projetos elaborados e desenvolvidos por servidores do COLUN, deverão apresentar Relatório Final referente à conclusão do projeto, seguindo o modelo disponibilizado no site do COLUN, no prazo máximo de um (01) mês após a data de término da execução do projeto.

Os projetos elaborados e desenvolvidos por servidores do COLUN, aprovados por e com apoio de instituições de fomento deverão ser submetidos via formulário eletrônico, à Coordenação de Projetos, Pesquisa e Extensão, do Colégio Universitário (COPPEX-COLUN), seguindo o modelo disponibilizado no site do COLUN, para serem homologados pelo Conselho Diretor do Colégio Universitário. 

Os projetos elaborados e desenvolvidos por servidores do COLUN, aprovados por e com apoio de instituições de fomento ficam isentos de avaliação pela Comissão Científica, no entanto, deverão entregar o Relatório Final referente à conclusão do projeto, no prazo máximo de um (01) mês após a data de término da execução do projeto.

Os Relatórios Finais, deverão ser enviados para o e-mail: coppex.colun@ufma.br. Em caso de não apresentação de Relatório Final, os proponentes ficarão impedidos de submeter novos projetos ou solicitar a emissão de declaração de execução de projeto no Colégio Universitário.

Os responsáveis pela implementação e organização de todas as etapas e atividades dos projetos são seus proponentes/coordenadores, devendo a COPPEX dar o apoio institucional.

Os projetos elaborados e desenvolvidos por servidores de outras unidades da UFMA e de outras instituições, deverão seguir os mesmos procedimentos de submissão e homologação. À Comissão Científica, caberá avaliar a sua viabilidade, adequação e destinar um servidor do COLUN na condição de supervisor.

Os casos omissos serão analisados pela Comissão Científica, pela Coordenação de Projetos de Pesquisa e Extensão (COPPEX-COLUN) e/ou pelo Conselho Diretor do Colégio Universitário (CD-COLUN).

 

  FORMULARIOS COPPEX 

MODELO DE PROJETO COPPEX-COLUN -  PDF - DOC

MODELO DE RELATÓRIO COPPEX-COLUN - PDF - DOC

Fim do conteúdo da seção