Consepe aprova projetos de Engenharia de Pesca e de Ciências Humanas do Câmpus de Pinheiro Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 31/08/2018

SÃO LUÍS – O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) aprovou, por unanimidade, na manhã desta sexta, 31, no Auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e inovação (PPPGI), o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Engenharia de Pesca e a criação do Programa de Pós-Graduação em Ciências Humanas em nível de mestrado acadêmico, ambos do Câmpus de Pinheiro. O curso de Engenharia de Pesca é anual e já está na quarta turma.

A relatora dos projetos, a professora Maria de Fátima Oliveira, pontuou a relevância de o Curso de Engenharia de Pesca ser efetivado em Pinheiro com a aprovação desse Projeto Pedagógico: “Eu acredito que a maior importância do Curso de Engenharia de Pesca se deve à localização da Baixada Maranhense e à atividade de pesca da região. Então, na medida em que a Universidade consegue levar um curso de graduação para essa área, ela melhora o desenvolvimento da reunião e a qualidade de vida da população, além de incentivar os jovens a atuarem nessa área”.

Quanto à aprovação do mestrado em Ciências Humanas, a relatora destacou a sua implementação como forma de a região sobressair e aperfeiçoar a formação de professores. “A pós-graduação em Ciências Humanas vem agregar também esse fator de desenvolvimento de qualidade de vida da população, além de formar docentes para atuar nessa área. Então eu acredito que a região está se tornando autossuficiente em todos os pontos, principalmente na questão formativa de professores qualificados”, descreveu.

A reitora Nair Portela destacou que a aprovação do Projeto Pedagógico da Engenharia de Pesca será fortalecido com o apoio do Navio Ciências do Mar II, inaugurado no início do mês de agosto, e que funcionará como Laboratório para os discentes do curso.

“É muito importante a organização dos cursos na Universidade, discutindo a formação dos nossos alunos por meio do Projeto Pedagógico do Curso. E o curso de Engenharia de Pesca é um dos cursos novos da Universidade, mas ele é de extrema importância para o desenvolvimento do estado e do país, hajam vista os investimentos que estão sendo realizados, como o Navio Ciências do Mar, recebido recentemente e que vai favorecer a prática desses alunos”, ressaltou.

Ela também comemorou a aprovação do Programa de Mestrado em Ciências Humanas no Câmpus de Pinheiro como forma de ampliar perspectivas para a formação de novos professores: “Aprovamos mais uma proposta de criação de um programa de Pós-graduação. É a Universidade investindo na formação em pós-graduação. Já temos vários cursos de mestrado e doutorado, mas esse é mais um novo caminho, é a Universidade buscando sempre crescer em diversas áreas”.

Produção: Luiz Gabriel Bastos
Revisão: Jáder Cavalcante