Pró-Equipamentos - O que é? Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

Pró-Equipamentos - O que é?

    Os “Pró-Equipamentos” são editais que foram lançados regularmente pela CAPES, desde 2008, e que têm como principal objetivo a aquisição de equipamentos de laboratório para as instituições públicas de ensino superior. Os equipamentos são adquiridos mediante o financiamento da CAPES e caracterizam-se pelo atendimento de necessidades laboratoriais da instituição. Destinam-se ao desenvolvimento de investigações científicas e tecnológicas em todas as áreas do conhecimento, seguindo disposições do Programa Nacional de Apoio ao Ensino e à Pesquisa em Áreas Estratégicas – PRONAP, propiciando instrumentação laboratorial adequada e atualizada. Devem, como condição básica, ser de uso compartilhado e atender vários pesquisadores e diferentes grupos de pesquisa da instituição.

    A Universidade Federal do Maranhão tem obtido aprovação em todos os projetos institucionais do Pro-Equipamentos, desde a primeira edição. A instituição demonstra, assim, consistência não apenas na relevância dos itens adquiridos, mas também seu uso apropriado, a adequada prestação de contas públicas e a divulgação pública desses instrumentos, informados para a comunidade acadêmica e para a sociedade mediante o site institucional (citar o link para as tabelas do PRO-EQUIPAMENTOS 2008 até PRO-EQUIPAMENTOS 2014).

    Docentes e pesquisadores que tenham necessidade de uso de algum dos equipamentos institucionais adquiridos nos projetos PRO-EQUIPAMENTOS 2008 a 2014 poderão solicitar autorização de uso diretamente junto ao docente responsável pelo subprojeto específico do projeto. Os contatos estão informados nas tabelas do pro-equipamentos.

    Fim do conteúdo da página