Grupo de Trabalho realiza discussões para garantir ações afirmativas na pós-graduação Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Início do conteúdo da página

Grupo de Trabalho realiza discussões para garantir ações afirmativas na pós-graduação

Publicado em: 16/08/2017

SÃO LUÍS – O Grupo de Trabalho sobre as Ações Afirmativas na Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão mantém uma agenda ativa com reuniões de diversos segmentos para estabelecer diretrizes para a igualdade racial na educação. Nesta quarta, 16, foi realizado um debate com as entidades representativas de pessoas com deficiência, no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI).

O Grupo, instituído na universidade, busca constituir propostas que se enquadrem no Estatuto da Igualdade Racial, que estabelece diretrizes para igualdade racial na educação por meio de ações afirmativas. Também se fundamenta na Lei Federal nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016, que altera a Lei 122.711/2012, e inclui a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos de nível médio e superior das instituições federais de ensino, como ressaltou o coordenador discente, Charles Alves.

“A aprovação do projeto pela instituição já apresenta um importante passo na superação das desigualdades raciais na educação e o Grupo segue com o intuito de garantir o cumprimento da lei, sobretudo nas ações afirmativas para a pós-graduação”, explicou o estudante.

Para a secretária adjunta na Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), Beatriz Carvalho, é importante acompanhar essas discussões para garantir o cumprimento da lei, assim como a defesa e os direitos da pessoa com deficiência.

“Precisamos respeitar a portaria nacional que já determina o quantitativo para as ações afirmativas nas instituições de ensino. Com a criação desse Grupo, a universidade preside uma importante iniciativa, mobilizando a sociedade civil e seu corpo discente na implementação de seus direitos, principalmente daqueles que encontram mais obstáculos no ensino: o deficiente físico”, pontuou.

Nesse processo, o Grupo de Trabalho tem o objetivo de elaborar uma minuta para o Conselho Universitário (Consun), listando os resultados dos debates da sociedade civil e da universidade. A ação visa integrar a UFMA no processo de construção de ações afirmativas nos programas de pós-graduação para negros, indígenas, quilombolas, ciganos, quebradeiras de coco babaçu, transgêneros e pessoas com deficiência.

O Grupo de Trabalho sobre as Ações Afirmativas na Pós-Graduação da UFMA recebeu segmentos do movimento negro no dia 14 de agosto. A reunião contou com contribuições da União de Negros pela Igualdade (Unegro-MA) e do Movimento Negro Ylúguerê. O grupo receberá, ainda, os seguintes segmentos sociais para discussões: transgêneros, quilombolas, quebradeiras de coco, indígenas e ciganos.



Quer ver uma iniciativa bacana do seu curso divulgada na página oficial da UFMA? Envie informações à Ascom por WhatsApp (98) 98408-8434.
Siga a UFMA nas redes sociais: Twitter, Facebook, Instagram, YouTube e RadioTube


Texto: Ascom/UFMA
Última alteração em: 16/08/2017 17:01

Mais opções
Copiar url

Outras notícias

31/05/2022

15:40

Já está disponível para consulta pública a minuta da Política de Inovação da UFMA À Comunidade Acadêmica, Considerando a necessidade de regulamentar a Política de Inovação da Universidade Federal do Maranhão - UFMA, a Diretoria...

25/05/2022

18:00

Representantes de empresa canadense da área aeroespacial visitam o Câmpus São Luís Na manhã desta quarta-feira, 25, o Câmpus São Luís recebeu a visita de representantes da C6 Launch, empresa canandense especializada na...

20/05/2022

10:38

Rede Bionorte organiza evento que destaca os avanços da ciência e tecnologia na Amazônia Com o objetivo de celebrar o dia do químico e impulsionar os estudos e debates sobre ciência e tecnologia, a...

20/05/2022

10:30

Previsto para o mês de junho o lançamento do edital de pré-incubação de negócios inovadores A Diretoria de Empreendedorismo da AGEUFMA informa que o lançamento do Edital N°43/2020, referente ao processo de seleção de propostas...
Fim do conteúdo da sessão