Início do conteúdo da seção

Cursos Técnicos

O Colégio Universitário oferece duas modalidades de ensino técnico:

  • Curso Médio Técnico Integrado - que é uma modalidade de ensino na qual o estudante realiza a formação técnica ao mesmo tempo que cursa o ensino médio. Ou seja, não é necessário aguardar a finalização da última etapa da educação básica para fazer o curso técnico. 

  • Curso Técnico Subsequente - que é um curso técnico não destinado apenas a jovens que estão na última etapa da educação básica. Quem já possui o certificado de conclusão do ensino médio pode realizar a formação de forma subsequente. 

 

Técnico de Meio Ambiente (Curso Médio Técnico Integrado)

O curso Técnico em Meio Ambiente foi criado no ano de 2002, com a finalidade de capacitar técnicos com conhecimento sobre a questão ambiental, e que possam trabalhar de forma consciente para o desenvolvimento sustentável do estado do Maranhão. Esse profissional terá capacidade tecnológica para exercer funções relacionadas à preservação do meio ambiente e ao controle da poluição ambiental. Também, estará apto a realizar monitoramento de efluentes, manejo de resíduos sólidos, operação de estações de tratamento de água e esgoto, vigilância sanitária, além de participar efetivamente em ações de implantação de gestão ambiental.

Os principais campos de atuação do Técnico em Meio Ambiente são as empresas de extração e transformação, empresas de geração de energia, órgãos públicos, empresas privadas e secretarias de meio ambiente.

 

Técnico em Administração (Curso Médio Técnico Integrado)

O Técnico em Administração será habilitado para:

  • Executar operações administrativas de planejamento, pesquisas, análise e assessoria no que tange à gestão de pessoal, de materiais e produção, de serviços, à gestão financeira, orçamentária e mercadológica;

  • Utilizar sistemas de informação e aplicar conceitos e modelos de gestão em funções administrativas, sejam operacionais, de coordenação, de chefia intermediária; sejam de direção superior, sob orientação;

  • Elaborar orçamentos, fluxos de caixa e demais demonstrativos financeiros;

  • Elaborar e expedir relatórios e documentos diversos.

Para atuação como Técnico em Administração, são fundamentais:

  • Conhecimentos e saberes relacionados à área administrativa, com atuação em conformidade com as legislações e diretrizes de conduta, como também com as normas de saúde e segurança do trabalho, pautada em ações empreendedoras e inovadoras, com foco na geração de novas oportunidades de negócio e geração de renda;

  • Exercício da profissão pautado no comprometimento com necessidades, desejos e percepção da realidade social de clientes, além de respeito à diversidade e à sustentabilidade.

 

Técnico em Enfermagem (Curso Técnico Subsequente)

O curso Técnico em Enfermagem busca instrumentalizar o indivíduo para atuar no modelo de saúde centrado na tecnologia e na intervenção da situação-problema instalada, como também viabilizar o cuidado de enfermagem como um direito de cidadania fundamentado num profundo respeito humano para lidar com as pessoas.

O maior desafio é concretizar na prática técnica, social e política novos fundamentos para o cuidar integral, entendido como a associação dos cuidados voltados para o processo humano de nascer, crescer, envelhecer, adoecer e morrer no meio social. Neste sentido, o curso propõe a formação profissional do técnico de enfermagem voltado ao atendimento das necessidades de saúde de paciente/cliente/comunidade nas diferentes fases do ciclo vital e comprometido com a proteção e promoção da vida.


Fim do conteúdo da seção