Início do conteúdo da seção

Cursos Técnicos


Técnico de Meio Ambiente


O curso Técnico em Meio Ambiente foi criado no ano de 2002, com a finalidade de capacitar técnicos com conhecimento sobre a questão ambiental, e que possam trabalhar de forma consciente para o desenvolvimento sustentável do estado do Maranhão. Esse profissional terá capacidade tecnológica para exercer funções relacionadas à preservação do meio ambiente e ao controle da poluição ambiental. Também estará apto a realizar monitoramento de efluentes, manejo de resíduos sólidos, operação de estações de tratamento de água e esgoto, vigilância sanitária, além de participar efetivamente em ações de implantação de gestão ambiental.
Os principais campos de atuação do Técnico em Meio Ambiente são as empresas de extração e transformação, empresas de geração de energia, órgãos públicos, empresas privadas e secretarias de meio ambiente.

Técnico em Administração


Com mais de 20 anos de existência, o curso técnico em administração oferecido pela UFMA já formou centenas de profissionais para o mercado de trabalho. O curso, com duração total de 18 meses, está estruturado em 4 módulos, sendo composto por disciplinas que oferecem ao aluno uma visão holística das organizações, além de conhecimentos específicos nas áreas de planejamento, organização, direção e controle. Os técnicos em Administração formados pelo COLUN atuam na área organizacional, seja em empresas privadas ou públicas, ONGs ou podem ainda iniciar seu próprio negócio na qualidade de empreendedores.

 


Técnico em Enfermagem


O curso Técnico em Enfermagem busca instrumentalizar o indivíduo para atuar no modelo de saúde centrado na tecnologia e na intervenção da situação- problema instalada, como também viabilizar o cuidado de enfermagem como um direito de cidadania fundamentado num profundo respeito humano para lidar com as pessoas.
O maior desafio é concretizar na prática técnica, social e política novos fundamentos para o cuidar integral, entendido como a associação dos cuidados voltados para o processo humano de nascer, crescer, envelhecer, adoecer e morrer no meio social. Neste sentido o curso propõe a formação profissional do técnico de enfermagem voltado ao atendimento das necessidades de saúde de paciente/cliente/comunidade nas diferentes fases do ciclo vital e comprometido com a proteção e promoção da vida.

Fim do conteúdo da seção