Projetos 2020
TÍTULO DO PROJETO |
COORDENADOR/ EQUIPE |
Rodas de conversas: o preconceito e as diferenças na escola |
Alessandra Belfort Barros Márcia Cristina Costa Pinto Anízia Araújo Nunes Marques |
Organização, produção e criação de recursos pedagógicos de acessibilidade para os alunos público-alvo da educação especial do Colégio Universitário – COLUN |
Alessandra Bolfort Barros Maria de Jesus Avelar Silva |
Adequações pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva |
Ana Zilda dos Santos Cabral Figueredo Alessandra Belfort Barros |
Curso básico em língua brasileira de sinais – Libras |
Ana Zilda dos Santos Cabral Figueredo |
Água e território hidrossocial na Ilha do Maranhão |
Bartolomeu Rodrigues Mendonça |
Arte e gênero no contexto escolar: novas proposições para compreensão de corpos e identidades no Colégio Universitário |
Beatriz de Jesus Sousa Ludmila Portela Gondim Braga |
ASTRONOMIA NA ESCOLA: De olho no céu, uma proposta multidisciplinar |
Belmiro Ferreira dos Santos José Leôncio Pinto Dominici |
PEQUENOS NO ESPORTE: a iniciação esportiva e autonomia no Colégio Universitário – COLUN/UFMA |
Camila Fernanda Pena Pereira Emnielle Pinto Borges Moreira |
A ARTE DE REDIGIR: Leitura, Interpretação e Produção Textual |
Carolina da Silva Portela Ludmila Portela Gondim Braga |
Identidades em Trânsito: “Entre narrativas, Cores e Sensa (Sons)” |
Carolina da Silva Portela Claudia Simone Carneiro Lopes |
XADREZ ADAPTADO: inclusão e desafios cognitivos nas aulas de educação física escolar no colégio universitário- são Luís/MA |
Fabyana Ribeiro Ferreira Bernardes Emniele Pinto Borges Moreira |
Projeto Pilates & Qualidade de vida para Servidores e familiares do COLUN-MA |
Fabyana Ribeiro Ferreira Bernardes Emniele Pinto Borges |
Estética e afirmação de identidade negra |
Fernanda Lopes Rodrigues |
Formação Cidadã: compromisso da escola |
Fernanda Lopes Rodrigues |
História, memória e cidadania: proposta de educação patrimonial para alunos do ensino fundamental |
Fernanda Lopes Rodrigues |
Qualidade de vida no trabalho e risco cardiovascular em docentes de uma universidade pública, São Luís-MA, Brasil |
Ilana Mírian Almeida Felipe da Silva Serlyjane Penha Hermano Nunes |
Interações da palmeira babaçu com braquiária no pasto– microbiota associada e qualidade físico-química do solo |
Ione Marly Arouche Lima Christoph Gehring |
O Teatro no espaço escolar |
Jorge Milton Ewerton Santos |
Processos de adsorção de corantes sobre materiais de baixo custo: modelagem e otimização |
José Alberto Pestana Chaves |
Viagem de estudo à INCUBATEP: incubação de empreendimentos – rede empreendimentos
|
José Alberto Pestana Chaves Saulo Barros da Costa |
Viagem de estudo: Avaliação ambiental da área dos lençóis maranhenses no município de Barreirinhas |
José Alberto Pestana Chaves Saulo Barros da Costa |
Os efeitos da poluição sonora na dinâmica de São luís- MA |
José de Arimatéa Abreu |
Estudos dirigidos relacionados à física que incentivem os alunos no estudo da disciplina e das ciências da natureza |
José Leôncio Pinto Dominici Telésforo Reis de Assunção Filho |
Setembro Amarelo: precisamos falar sobre a valorização da vida |
Márcia Cristina Costa Pinto Marilea de Jesus Mendes Pinho |
Paisagismo na escola conhecimento, beleza e saúde |
Márcio Feres Leite Ione Marly Arouche Lima José Ângelo Mendonça |
Orientação profissional: facilitando a escolha |
Márcia Cristina Costa Pinto Nília Feitosa de Alencar |
Projeto de extensão ENEM/VESTIBULARES turma honors COLUN 2020/2022
|
Márcio Feres Leite Ione Marly Arouche Lima José Ângelo Mendonça |
Cinema na escola |
Marcone Antônio Dutra Wilson Raimundo de Oliveira |
Ateliers de língua francesa no Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis: formação docente numa perspectiva de inclusão social |
Maria Teresa Rabelo Rafael Emilie Geneviève Audigier |
Nelio Alves Guilhon Fernanda Vanessa de Jesus da Silva Cristiane Cristina Sousa da Silva Samya Helena dos Santos Ribeiro |
|
Inclusão começa na porta |
Paulo Roberto de Jesus Silva |
Tempos de Covid-19: impactos e desafios educacionais para os estudantes com deficiência do Colégio de Aplicação/UFMA |
Paulo Roberto de Jesus Silva Alessandra Belfort Barros |
Serra da Capivara: cultura e linguagem
|
Raimundo Inácio Souza Araújo Thiago Lima dos Santos |
Uso de Geotecnologias como ferramenta complementar na formação de Cursos Técnico em Meio Ambiente do Colégio Universitário (COLUN) |
Saulo Barros da Costa |
Saúde pública, prevenção e participação popular: um estudo sobre a Saúde Pública em São Luís na passagem do século XIX para o século XX. |
Raimundo Inácio Souza Araújo Paulo Sérgio Castro Pereira |
Uso de narrativas ficcionais como recurso pedagógico para o ensino de história |
Raimundo Inácio Souza Araújo Carolina da Silva Portela |
Comunicação, Trabalho Escravo Contemporâneo e Migração: trajetórias de trabalhadores (as) rurais da Baixada Maranhense |
Saulo Barros da Costa Flávia de Almeida Moura |
GEOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOTERRITORIAIS NO MARANHÃO: Um estudo de grandes projetos de desenvolvimento regional |
Saulo Barros da Costa |
TRABALHO ESCRAVO E QUESTÃO AGRÁRIA NO “NOVO NORDESTE” BRASILEIRO: Vulnerabilidade socioeconômica e estudo sobre as condições de produção do campo |
Saulo Barros da Costa Sávio José Dias Rodrigues |
Centro de Ensino de Línguas - CEL- COLUN |
Conceição de Maria Barbosa de Araújo Marinez de Souza Tamburini Brito |
Nelio Alves Guilhon Ana Caroline Pires Miranda Carolina da Silva Portela
|
Redes Sociais