Início do conteúdo da seção

Projetos 2020

TÍTULO DO PROJETO

COORDENADOR/ EQUIPE

Rodas de conversas: o preconceito e as diferenças na escola

Alessandra Belfort Barros
Márcia Cristina Costa Pinto
Anízia Araújo Nunes Marques

Organização, produção e criação de recursos pedagógicos de acessibilidade para os alunos público-alvo da educação especial do Colégio Universitário – COLUN

Alessandra Bolfort Barros
Maria de Jesus Avelar Silva

Adequações pedagógicas na perspectiva da educação inclusiva

Ana Zilda dos Santos Cabral Figueredo
Alessandra Belfort Barros

Curso básico em língua brasileira de sinais – Libras

Ana Zilda dos Santos Cabral Figueredo

Água e território hidrossocial na Ilha do Maranhão

Bartolomeu Rodrigues Mendonça

Arte e gênero no contexto escolar: novas proposições para compreensão de corpos e identidades no Colégio Universitário

Beatriz de Jesus Sousa
Ludmila Portela Gondim Braga

ASTRONOMIA NA ESCOLA: De olho no céu, uma proposta multidisciplinar

Belmiro Ferreira dos Santos
José Leôncio Pinto Dominici

PEQUENOS NO ESPORTE: a iniciação esportiva e autonomia no Colégio Universitário – COLUN/UFMA

Camila Fernanda Pena Pereira
Emnielle Pinto Borges Moreira

A ARTE DE REDIGIR: Leitura, Interpretação e Produção Textual

Carolina da Silva Portela
Ludmila Portela Gondim Braga

Identidades em Trânsito: “Entre narrativas, Cores e Sensa (Sons)”

Carolina da Silva Portela
Claudia Simone Carneiro Lopes

XADREZ ADAPTADO: inclusão e desafios cognitivos nas aulas de educação física escolar no colégio universitário- são Luís/MA

Fabyana Ribeiro Ferreira Bernardes
Emniele Pinto Borges Moreira

Projeto Pilates & Qualidade de vida para Servidores e familiares do COLUN-MA

Fabyana Ribeiro Ferreira Bernardes
Emniele Pinto Borges

Estética e afirmação de identidade negra

Fernanda Lopes Rodrigues

Formação Cidadã: compromisso da escola

Fernanda Lopes Rodrigues

História, memória e cidadania: proposta de educação patrimonial para alunos do ensino fundamental

Fernanda Lopes Rodrigues

Qualidade de vida no trabalho e risco cardiovascular em docentes de uma universidade pública, São Luís-MA, Brasil

Ilana Mírian Almeida Felipe da Silva
Serlyjane Penha Hermano Nunes

Interações da palmeira babaçu com braquiária no pasto– microbiota associada e qualidade físico-química do solo

Ione Marly Arouche Lima
Christoph Gehring

O Teatro no espaço escolar

Jorge Milton Ewerton Santos

Processos de adsorção de corantes sobre materiais de baixo custo: modelagem e otimização

José Alberto Pestana Chaves

Viagem de estudo à INCUBATEP: incubação de empreendimentos – rede empreendimentos

 

José Alberto Pestana Chaves
Saulo Barros da Costa

Viagem de estudo: Avaliação ambiental da área dos lençóis maranhenses no município de Barreirinhas

José Alberto Pestana Chaves
Saulo Barros da Costa

Os efeitos da poluição sonora na dinâmica de São luís- MA

José de Arimatéa Abreu

Estudos dirigidos relacionados à física que incentivem os alunos no estudo da disciplina e das ciências da natureza

José Leôncio Pinto Dominici
Telésforo Reis de Assunção Filho

Setembro Amarelo: precisamos falar sobre a valorização da vida

Márcia Cristina Costa Pinto
Marilea de Jesus Mendes Pinho

Paisagismo na escola conhecimento, beleza e saúde

Márcio Feres Leite
Ione Marly Arouche Lima
José Ângelo Mendonça

Orientação profissional: facilitando a escolha

Márcia Cristina Costa Pinto
Nília Feitosa de Alencar

Projeto de extensão ENEM/VESTIBULARES turma honors COLUN 2020/2022

 

Márcio Feres Leite
Ione Marly Arouche Lima
José Ângelo Mendonça

Cinema na escola

Marcone Antônio Dutra
Wilson Raimundo de Oliveira

Ateliers de língua francesa no Solar Cultural da Terra Maria Firmina dos Reis: formação docente numa perspectiva de inclusão social

Maria Teresa Rabelo Rafael
Emilie Geneviève Audigier

Projeto Robótica Educacional Livre do COLUN

Nelio Alves Guilhon
Fernanda Vanessa de Jesus da Silva
Cristiane Cristina Sousa da Silva
Samya Helena dos Santos Ribeiro

Inclusão começa na porta

Paulo Roberto de Jesus Silva

Tempos de Covid-19: impactos e desafios educacionais para os estudantes com deficiência do Colégio de Aplicação/UFMA

Paulo Roberto de Jesus Silva
Alessandra Belfort Barros

Serra da Capivara: cultura e linguagem

 

Raimundo Inácio Souza Araújo
Thiago Lima dos Santos

Uso de Geotecnologias como ferramenta complementar na formação de Cursos Técnico em Meio Ambiente do Colégio Universitário (COLUN)

Saulo Barros da Costa

Saúde pública, prevenção e participação popular: um estudo sobre a Saúde Pública em São Luís na passagem do século XIX para o século XX.

Raimundo Inácio Souza Araújo
Paulo Sérgio Castro Pereira

Uso de narrativas ficcionais como recurso pedagógico para o ensino de história

Raimundo Inácio Souza Araújo
Carolina da Silva Portela

Comunicação, Trabalho Escravo Contemporâneo e Migração: trajetórias de trabalhadores (as) rurais da Baixada Maranhense

Saulo Barros da Costa
Flávia de Almeida Moura

GEOGRAFIA DOS CONFLITOS SOCIOTERRITORIAIS NO MARANHÃO: Um estudo de grandes projetos de desenvolvimento regional

Saulo Barros da Costa

TRABALHO ESCRAVO E QUESTÃO AGRÁRIA NO “NOVO NORDESTE” BRASILEIRO: Vulnerabilidade socioeconômica e estudo sobre as condições de produção do campo

Saulo Barros da Costa
Sávio José Dias Rodrigues

Centro de Ensino de Línguas - CEL- COLUN

Conceição de Maria Barbosa de Araújo
Marinez de Souza Tamburini Brito

Folha Informativa do COLUN – FIC

Nelio Alves Guilhon
Ana Caroline Pires Miranda
Carolina da Silva Portela

 

Fim do conteúdo da seção