EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA: a interdisciplinaridade em ação no COLUN Universidade Federal do Maranhão - UFMA

EDUCAÇÃO FÍSICA E MATEMÁTICA: a interdisciplinaridade em ação no COLUN

Publicado em: 04/12/2019

A interdisciplinaridade no cotidiano escolar é sempre uma prática ambicionada por alguns professores, coordenadores pedagógicos e gestores em geral. Até mesmo o corpo discente normalmente se mostra entusiasta da frequência da prática e entusiasmado quando ela de fato ocorre. E foi exatamente essa sensação que alunos, professores, estagiários experimentaram no Colégio Universitário no dia 20 de novembro, quando as disciplinas Educação Física e Matemática conseguiram aliar esforços para desenvolver uma atividade conjunta.

A partir da união das professoras Emnielle Pinto e Luzia Reis, responsáveis pela disciplina Educação Física e Matemática, respectivamente, utilizaram o tema Geometria Plana como tema principal da aula para a turma 7C do Ensino Fundamental. Foi organizada uma mini gincana com estes alunos, onde foram colocados desafios lúdicos para que solucionassem questões que envolviam o conhecimento de formas geométricas e práticas corporais diversas. Tudo isso envolveu muita animação, como era de se esperar.

Vale ressaltar que todas atividades contaram com a participação de alunos do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de Educação Física e de Estagiários do Curso de Licenciatura em Educação Física da UFMA, que ajudaram a idealizar e executar as tarefas, que estimularam, além da lógica matemática e da prática corporal, o trabalho em equipe e o raciocínio rápido. Tudo isso, auxiliado e acompanhado pelas referidas professoras que também atuaram como "juradas técnicas", em quase todos os momentos do evento.

Para a aluna Mayla Vale, participante da atividade, declarou que “foi muito boa, pois nós podemos ver o quanto as duas matérias podem se relacionar e também trabalharmos em equipe, nos socializando”.

Ao final, diante do sucesso da parceria, as professoras Emnielle Pinto e Luzia Reis, declararam que outros momentos semelhantes devem acontecer, com o intuito de tornar essa uma parceria constante nos anos letivos vindouros.

Texto: THIAGO LIMA DOS SANTOS
Última alteração em: 04/12/2019 11:04