III Ciclo de Capacitação para alunos ingressantes realizado pelo Núcleo Integrado de Bibliotecas Universidade Federal do Maranhão - UFMA

Publicado em: 12/09/2018

SÃO LUIS - O Núcleo Integrado de Bibliotecas (NIB) proporcionou, na manhã de hoje, 12, o III Ciclo de Capacitação para Alunos Ingressantes, seminário que tem por objetivo explicar o uso e as formas de aproveitar o acervo e é direcionado aos calouros de 2018.2, para todos os cursos. Divididas em cinco palestras ao longo do dia, as sessões ocorrem durante toda esta semana, na Biblioteca Central, na Cidade Universitária Dom Delgado.

O objetivo do seminário é promover o acesso ao conhecimento e dar suporte ao ensino, à pesquisa e à extensão, além de explicar os deveres e direitos do aluno como estudante universitário do câmpus. Os seminários duram em torno de uma hora cada um, ocorrendo duas sessões pela manhã, duas durante a tarde e uma no turno da noite. Na iniciativa, é distribuída uma cartilha com as principais informações.

A bibliotecária Gracelynne Oliveira, membra da comissão organizadora, trabalha em conjunto com os coordenadores de cada curso buscando horários vagos ou formas de levar esse seminário a todos os alunos. A convocação para participar do ciclo começou na aula inaugural, no estande do NIB, que contou com atividades interativas como o Bibliodesafio, com perguntas sobre conhecimentos gerais, e com brindes de participação. “Mandamos avisos pelo SIGAA e até participamos da semana do calouro do curso de BICT, levando as palestras até lá. Às vezes, o aluno chega aqui sem o mínimo contato com uma biblioteca e fica perdido, sem saber onde procurar a informação”, afirmou.

A cada ano, o número de alunos contemplados vem crescendo: na primeira edição, foram 53 alunos; já na última edição, houve um salto para mais de 700 alunos. Apesar da alta na participação, o número ainda é abaixo do foco.

Para mais informações sobre o Núcleo Integrado de Bibliotecas e seus diversos serviços, acesse as redes sociais do NIB e o site do NIB.

Produção: Marcos Paulo Albuquerque
Revisão: Jáder Cavalcante